O que é?

A trombose venosa profunda é causada pelo desenvolvimento de um coágulo sanguíneo em uma determinada veia do corpo. Pode acontecer em qualquer lugar, mas é comum que ela apareça com maior frequência nos membros inferiores, como as pernas. O problema é extremamente grave e pode trazer inúmeras consequências, por isso é essencial realizar o seu tratamento o quanto antes. Uma das principais complicações ocasionadas pela trombose é a embolia pulmonar, que acontece quando o coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo do sangue nos pulmões.

Por que acontece?

A trombose pode acontecer por diversos motivos, mas existem alguns fatores que podem aumentar as chances de sofrer com o problema. Entre os mais comuns, pode-se citar: ficar muito tempo sentado e sem movimentar as pernas (acontece em viagens longas ou em procedimentos pós-operatórios), uso de medicamentos que interfiram na coagulação sanguínea, predisposição genética, gravidez e cigarro.

Sintomas comuns

Os principais sintomas relacionados à trombose são: inchaço e sensação de calor/vermelhidão no local afetado, dor.

Tratamento

Os medicamentos antitrombóticos são utilizados para impedir o processo de coagulação do sangue, impedindo a formação de novos coágulos (trombos) na circulação sanguínea.