O que é?

As varizes são veias inchadas ou dilatadas. O problema pode atingir qualquer veia, mas é comum que elas surjam principalmente nos pés e pernas, devido a pressão que acontece nos membros inferiores do corpo. E, apesar de não serem consideradas graves, é necessário realizar o tratamento em alguns casos, para evitar o seu agravamento. Elas merecem cuidados especiais, principalmente porque podem estar relacionadas com problemas circulatórios. Existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver o problema, como: gravidez, idade avançada, ser do sexo feminino, histórico familiar, estar acima do peso.

Sintomas

Apesar de o problema nem sempre apresentar sintomas, é comum sentir ou desenvolver: veias roxas ou escuras, veias dilatadas e inchadas, dores musculares, sensação de queimação ou coceira.

Tratamento

Os medicamentos utilizados no tratamento dos casos de varizes ajudam a evitar a formação de coágulos e a dilatação das veias. Além disso, ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo. Ele também pode reduzir as dores e a sensação de peso sentida no local. Entenda mais sobre o assunto: - Varizes: sintomas e tratamento