Encontre lojas que entregam na sua região

A importância de realizar o exame de amniocentese durante a gravidez

Publicado na categoria Gravidez em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

Durante a gravidez é necessário realizar diversos exames para saber como está a saúde do bebê. Alguns deles são considerados de rotina, como checagem para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A amniocentese é um dos únicos exames pedidos apenas em casos específicos. A partir dos 35 anos de idade as mulheres passam a se enquadrar em um grupo considerado de risco quando se trata de gravidez. É a partir desta idade que o feto pode sofrer com deficiências ou problemas genéticos, seja pelo histórico familiar ou não.

Como funciona?

Previamente é necessário que médico responsável realize uma ecografia para verificar em qual posição o bebê se encontra. Logo após isso, o procedimento da amniocentese pode ser iniciado. Com o auxílio de uma fina agulha, é retirada do útero a quantidade necessária de líquido amniótico para análise.

O exame causa dor?

É comum que o procedimento cause um pouco de desconforto, mas ele costuma ser aceitável e dificilmente ocasiona fortes dores. Algumas mulheres relatam sintomas semelhantes às cólicas menstruais.

O bebê corre algum risco?

Apesar de raros, cerca de 1% das mulheres que já realizaram a coleta do material amniótico sofreram aborto espontâneo. Ainda assim as chances são baixas, e o exame não é considerado um risco à vida do feto.

Qual é tempo mínimo de espera até o resultado?

Este período varia de acordo com o intuito do exame exigido pelo médico. A coleta do material é a mesma, mas ele pode ser utilizado para a análise de diferentes doenças genéticas. Nesse caso, costuma levar entre 3 dias e até 3 semanas. Pergunte ao seu médico antes de realizar o procedimento.

O que fazer em caso de resultado positivo?

Após o diagnóstico correto sobre o problema, o médico irá indicar as melhores formas de lidar com a doença e os métodos de tratamento.

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários