Aparelho ortodôntico: tipos, riscos e cuidados que devem ser tomados

Publicado na categoria Cuidados com o Corpo em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

Importante para corrigir problemas dentários, o aparelho ortodôntico muitas vezes é utilizado por anos. Sua ação resulta num melhor posicionamento e alinhamento dos dentes, e ainda na melhora da mordida. Durante o seu uso é necessário que cuidados diários sejam realizados, para evitar o desenvolvimento de problemas como, cáries, gengivite e até a perda de dentes. 

Como saber se ele é necessário?

Há casos em que é evidente a necessidade da utilização do aparelho ortodôntico. Em outros, uma avaliação prévia em frente ao espelho pode ajudar a identificar mudanças na região dentária. Neste caso, quando alguma alteração é identificada é necessário buscar atendimento médico. 

Hábitos prejudiciais e seus efeitos

Embora a estrutura dentária pareça forte, maus hábitos podem levar a mudanças no local – principalmente quando a arcada ainda está em desenvolvimento. Utilizar chupeta na infância e até mesmo respirar pela boca são fatores suficientes para desalinhar os dentes. Estes problemas costumam prejudicar a higiene bucal e ainda podem ocasionar outros incômodos, como dores de cabeça.

Para corrigir o problema é preciso buscar atendimento médico, pois são variados os tipos disponíveis. E, além disso, o tempo de uso pode variar de acordo com cada caso. Saiba as principais diferenças entre cada um: 

Tipo Móvel

O aparelho móvel inibe ou estimula o crescimento ósseo e muscular da forma correta, além de reeducar a musculatura facial, por meio da mudança de postura no fechamento da boca. Ele costuma ser muito utilizado pelas crianças: 

Algumas dicas podem ser importantes para o seu uso:

  • - Nos momentos em que não é utilizado, deve estar guardado na caixa. Para evitar a sua perda, é importante identificá-la com nome e telefone;
  • - A limpeza deste tipo de aparelho deve ser feita apenas com água fria e dentifrício;
  • - Caso o aparelho quebre ou seja perdido, a consulta ao ortodontista deve ser feita o quanto antes, para não interromper o tratamento;
  • - Não deve ser usado durante a alimentação ou em atividades como a natação, devido ao cloro da água.

Tipo extra-oral

Este tipo é comumente escolhido pelo ortodontista em casos de crescimento, deformidade ou deficiência na mandíbula, no maxilar ou na face do paciente.

  • - A sua utilização não deve ser feita enquanto atividades esportivas são praticadas;
  • - Não é indicado qualquer tipo de ajuste sem que os elásticos estejam desconectados;
  • - Nenhuma outra pessoa pode mexer no aparelho, além do ortodontista e o próprio usuário;
  • - Qualquer dúvida em relação a forma de uso deve ser esclarecida com o especialista.

Tipo fixo

Utilizado para direcionar corretamente os dentes, este tipo necessita ainda mais de cuidados. A sua retirada costuma ser feita apenas após o tempo correto de tratamento - que pode levar muitos anos. É necessário tomar cuidado durante a higienização diária, para evitar que os resíduos de alimentos se acumulem entre os dentes. 

Cuidados

Algumas orientações para o cuidado do aparelho podem ser seguidas, independente do seu tipo:

  • - Escovar os dentes e utilizar fio dental regularmente, sempre após as refeições;
  • - Usuários devem ter cuidado na hora de ingerirem alimentos muitos duros ou sólidos, como pipocas, carne assada, azeitona, entre outros, pois podem danificá-lo;
  • - Caso ocorra a danificação de algum componente do aparelho, como fios e brackets, uma consulta ao ortodontista deve ser feita o quanto antes;
  • - Cera de alívio pode ser uma boa saída para problemas de aftas e irritações causadas pelo aparelho.

Os tratamentos ortodônticos necessitam de muitos cuidados. A orientação médica é essencial para que ele seja feito de maneira correta e sem danos à saúde bucal. Seguir orientações de higiene e realizar a manutenção periódica pode ser essencial na hora de evitar maiores problemas no local. 

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Comentários