Conheça os alimentos que não devem ser ingeridos por crianças com menos de 1 ano

Publicado na categoria Bebê e Amamentação em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

O cuidado com a alimentação do bebê é comum e se torna ainda maior quando o leite materno vira um complemento. Deixar a criança experimentar vários alimentos é essencial para que ela descubra novos sabores, porém alguns deles precisam ser evitados antes dela completar o primeiro ano de vida. 

É geralmente a partir dos seis meses de vida que diferentes alimentos começam a ser acrescentados na dieta do bebê. Alguns deles, porém podem se mostrar perigosos devido ao seu alto potencial alergênico.

Devido à grande sensibilidade do organismo nos primeiros meses de vida é preciso tomar cuidado com alguns alimentos:

Refrigerantes: essa bebida é contraindicada, e de preferência deve ser evitada até mesmo depois do primeiro ano de vida. Os seus efeitos se tornam ainda mais negativos quando se trata das crianças. Substâncias como corantes, cola, conservantes, sódio e outros químicos podem favorecer o aparecimento de doenças no organismo ainda frágil e em desenvolvimento.

Alimentos industrializados: as substâncias presentes neles dão mais sabor, conservam por mais tempo e deixam o alimento com aspecto mais saboroso, porém para as crianças esses atrativos não devem ser levados em conta. A alergia é um dos problemas mais comuns em bebês que consomem esses alimentos.

Açúcar refinado ou mascavo: considerados calóricos e carentes de nutrientes, eles não são recomendados devido aos problemas que podem gerar, como o aumento da insulina no sangue. Além disso, o consumo de açúcar em excesso pode levar também a ansiedade e irritação na criança.

Cafeína: café, chocolate, refrigerante, mate, chá verde e preto são alguns dos alimentos que contam com a cafeína em sua composição. Essa substância pode levar a diversas reações, como estresse, nervosismo e insônia, além de prejudicar a absorção de ferro e de outros nutrientes por parte do organismo. 

Frutos do mar: além de uma possível reação alérgica, eles podem trazer consigo toxinas e microrganismos perigosos, como vírus de diversas doenças, incluindo a hepatite A. 

Leite de vaca: por ser rico em proteínas de difícil digestão ele pode irritar o intestino da criança e levar à sangramentos no local.

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Produtos relacionados

Comentários