Dificuldade para engravidar: o que pode levar ao problema

Publicado na categoria Gravidez em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

Ter um filho é o sonho de muitos casais, porém engravidar não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Muitas mulheres acreditam que o problema está unicamente ligado à elas, quando na verdade também pode estar relacionado ao parceiro. Alguns fatores podem contribuir para que isso aconteça:

Medicamentos

Considerados aliados, muitas vezes eles podem se tornar inimigos. Alguns medicamentos úteis para tratar determinados casos como, por exemplo, úlcera ou pressão alta, podem prejudicar a gravidez. Os fármacos para úlcera tendem a diminuir a quantidade de esperma nos homens. Já os medicamentos para pressão alta podem comprometer a capacidade do espermatozoide, o que dificultaria o seu trajeto até o óvulo.

O momento errado

Existe realmente um período mais propício para quem deseja engravidar. Optar por se relacionar sexualmente levando em conta o ciclo menstrual é importante para que esse processo seja facilitado. Como a ovulação acontece cerca de duas semanas antes da menstruação, é nesse período que deve haver mais tentativas.

Hábitos

Maus hábitos de vida também prejudicam casais que sonham em ter filhos. O fumo, peso e o álcool são alguns dos principais vilões. O cigarro e a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso causam a diminuição dos óvulos e espermatozóide. Quanto menos forem consumidos, maiores são as chances da gravidez.

O peso também entra na lista dos vilões. Porém, diferente do que se imagina não é apenas o seu excesso que pode interferir nas tentativas de gravidez. Pessoas abaixo do peso, assim como as que estão acima, podem ter a produção de óvulos e o grau de testosterona alterados.

Tratamento de câncer

O câncer nos testículos é uma das doenças que mais causam receio em casais que desejam engravidar, porém não é o problema em si que leva a infertilidade e sim o seu tratamento. São utilizadas drogas fortes por longos períodos, o que contribui para que haja essa complicação.

O que fazer?

Se a gravidez não ocorrer naturalmente dentro de um ano, mesmo evitando os fatores que podem prejudicá-la, a visita ao médico deve ser feita. A causa do problema será diagnosticada e o melhor tratamento indicado. Contudo, se antes disso o casal desconfiar de algum fato mais sério que leve ao problema, o médico deve ser procurado ainda nesse período. 

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Produtos relacionados

Comentários