Exercícios físicos e gravidez: uma combinação benéfica para mãe e filho

Publicado na categoria Gravidez em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

Durante muito tempo se pensou que praticar exercícios durante a gravidez poderia acarretar em riscos, porém eles podem ser poderosos aliados, desde que a sua realização seja feita com cautela.

Natação, hidroginástica e caminhada são algumas das atividades que as gestantes podem praticar sem problemas. Exercícios de impacto ou que requerem muito esforço são extremamente proibidos, pois podem causar lesões e ainda prejudicar a formação do bebê.

Benefícios

Quando feitos da maneira correta e com a devida autorização médica, as atividades físicas podem diminuir as dores nos membros inferiores, fortalecer os músculos e ainda auxiliar na prevenção de diabetes gestacional, além de manter o peso.

Cuidados

Para as gestantes com hipertensão as atividades também são benéficas, mas requerem cuidados. Embora sejam indicadas para mulheres com pressão alta, os exercícios não devem ser praticados em casos de hipertensão crônica, pois ela poderia evoluir para um quadro de pré-eclâmpsia. 

Quando as atividades físicas são aliadas à uma boa alimentação, a gestação costuma ser muito mais saudável e prazerosa. Continuar com os bons hábitos após o nascimento também pode auxiliar, e trazer ótimos benefícios. 

Saiba mais:

As vantagens da natação

Hidroginástica aumenta a resistência física e queima calorias

Corrida ou caminhada: saiba quais são as diferenças

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Comentários