Exercícios pós-parto ajudam a fortalecer o corpo

Publicado na categoria Gravidez em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

Antes, durante ou depois da gestação, os exercícios físicos podem ser extremamente benéficos à saúde. Quando feitos de acordo com recomendação médica depois do parto, a prática tonifica os músculos da região do abdômen e também os pélvicos, bastante utilizados.

O tempo certo

Apesar dos inúmeros benefícios, as atividades físicas só devem ser feitas com aval médico. Questões relacionadas à saúde e também aos cuidados com o bebê são fatores decisivos para determinar o período de início das atividades. É preciso respeitar o tempo de recuperação do corpo, que muitas vezes é lento, principalmente em casos de cesárea. 

Práticas mais leves podem começar a ser feitas depois de aproximadamente 45 dias, para que o corpo se acostume gradualmente. Com o passar dos meses é possível que mais tempo seja dedicado aos cuidados com o corpo.

As atividades

Práticas na água são bastante recomendadas devido à ausência de impacto. A hidroginástica é uma das opções para mães que desejam relaxar e também realizar movimentos leves. Além disso, a atividade ajuda a diminuir inchaços.

As posições da yoga também são benéficas para a tonificação dos músculos das costas, abdômen e assoalho pélvico. Já a caminhada, além de leve, melhora a respiração e trabalha os músculos.

Cuidados com exageros

O excesso de exercícios físicos pode prejudicar diretamente a saúde da mãe e até mesmo do bebê. Além de afetar a produção de leite, aumentam as chances de sofrer lesões.

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