Gravidez depois dos 40: riscos e cuidados

Publicado na categoria Gravidez em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

Algo inimaginável na década de 70, a gravidez após os 40 anos agora já é considerada uma realidade comum e bem aceita. Devido ao foco na carreira profissional ou em outros objetivos, as mulheres cada vez mais estão adiando a maternidade. 

Riscos

Os cuidados já comuns numa gestação aumentam ainda mais nesta fase da vida. Com constantes mudanças no organismo, a mulher com mais de 40 anos já não tem mais a mesma facilidade em gerar um filho, quando comparada à época em que era mais jovem. 

A produção de óvulos que em tese acontece de forma constante, na verdade é considerada finita. Isto acontece quando o organismo entra num período conhecido como menopausa. Apesar disso, a queda da produção ovariana já começa a cair drasticamente a partir dos 35 anos, o que poderia tornar a gestação um pouco mais complicada. 

Os riscos para a criança e a mãe são maiores. As chances de a mulher desenvolver hipertensão e diabetes devido a gestação aumentam em até 40%. Já a possibilidade de nascimento prematuro ou até de aborto espontâneo também se tornam maiores.

Síndrome de Down

Uma das principais anomalias genéticas que acometem os bebês com mães acima dos 40 é a Síndrome de Down. Estatísticas apontam que 1 a cada 25 bebês nascem com esta síndrome, quando a gestação acontece em mulheres acima dos 45 anos. Quando as mães têm menos de 40 anos, este número cai para 1 a cada 100 crianças. 

Como evitá-los

Embora seja uma gestação mais delicada, o acompanhamento médico constante durante todo o processo ajuda a evitar ou minimizar alguns problemas que podem vir a existir.

Exames capazes de identificar mudanças genéticas no feto já podem ser realizados pelas gestantes, desde o início da gravidez. Estes e outros exames como, a ultrassonografia morfológica auxiliam o médico a diagnosticar e tratar precocemente qualquer alteração no bebê. 

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Comentários