Idade e causas imunológicas podem estar por trás do aborto de repetição

Publicado na categoria Gravidez em 03 de Janeiro de 2016 | Por Paulo

O aborto espontâneo pode ser causado por uma série de fatores, mas quando se torna repetitivo pode estar associado a fatores genéticos ou mesmo questões imunológicas. A idade também pode estar por trás do problema.

O aborto espontâneo pode acontecer devido a diversas causas como: alcoolismo, tabagismo ou mesmo casos de diabetes não controlada. O aborto de repetição acontece quando a mulher sofre três ou mais perdas, situação considerada fora do comum. Possuir mais de 35 anos de idade aumenta as chances de sofrer com o problemas mais vezes. 

Nesse período os fetos têm mais chances de sofrer malformações e outros problemas que culminam no aborto natural. Outros fatores, contudo, também aumentam a incidência da morte como:

Imunológico (aloimune)

O organismo identifica o feto como um agente invasor e busca eliminá-lo. Felizmente, é possível tratar o problema com a ajuda de uma vacina produzida com os glóbulos brancos do homem e da mulher.

Genético

Mudanças cromossômicas advindas dos pais são as principais causas quando se trata da genética como a origem dos abortos repetitivos.

Hormonais

Os níveis hormonais tendem a mudar durante a gravidez e, por consequência, o sistema de coagulação também. Este fator tem relação direta com o aborto espontâneo, o qual pode se tornar repetitivo em mulheres com tendência a essa mudança. Casos de trombose placentária podem acontecer e levar a morte do feto.

Alterações no útero

Algumas condições nesta região não permitem que a gestação normal ocorra, como casos é o caso das mulheres com miomas ou inflamações no local.

Diagnóstico

Para evitar os casos de repetição é possível identificar a causa do aborto o quanto antes. Quando o problema ocorre antes das 12 semanas geralmente está ligado a fatores imunológicos e genéticos. Mas, a partir da 13ª semana é possível que esteja relacionado a outras questões. 

© 2017 Consulta remédios. Todos os direitos reservados.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu email

Ao concluir você aceita a nossa Política de Privacidade

Comentários