Saúde

Tenossinovite: o que é, tratamento e sintomas. Tem cura?

Publicado em: 29/06/2017Última atualização: 03/09/2020
Publicado em: 29/06/2017Última atualização: 03/09/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O que é Tenossinovite?

A tenossinovite é uma inflamação na membrana que recobre o tendão. A função dessa membrana é nutrir e lubrificar. Esse tendão é conhecido como bainha tendinosa, causando dores, inchaço e dificultando os movimentos por conta da inflamação.

Esse problema geralmente ocorre no punho, como síndrome de De Quervain e síndrome do túnel do carpo.

Na maioria das vezes, a tenossinovite é consequência de alguma doença sistêmica. Algumas das doenças que podem trazer o problema são:

  • Reumatismo;
  • Distúrbios imunológicos;
  • Doenças metabólicas;
  • Infecções;
  • Alterações hormonais.

As pessoas mais propensas a sofrerem a tenossinovite tem entre 30 e 50 anos de idade e as mulheres são as mais afetadas. Os punhos, mãos e pés são as partes do corpo que mais sofrem com a inflamação, mas ela pode ocorrer em qualquer bainha tendinosa do corpo humano.

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é Tenossinovite?
  2. Causas
  3. Fatores de risco
  4. Sintomas da Tenossinovite
  5. Diagnóstico
  6. Tratamento para Tenossinovite
  7. Complicações
  8. Como conviver com o problema
  9. Prevenção
Publicidade
Publicidade

Causas

A tenossinovite na maioria das vezes está relacionada ao desgaste da articulação, sendo até mesmo porta de entrada para bactérias. O desgaste muitas vezes é causado por:

  • Movimentos repetitivos;
  • Ferimentos;
  • Lesão;
  • Artrite reumatoide;
  • Distensão;
  • Doenças infecciosas;
  • Exercícios.
Publicidade
Publicidade

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são as mulheres entre 30 e 50 anos de idade e a realização de atividades repetidas vezes podem contribuir para o desenvolvimento da inflamação. Pessoas que cuidam de bebês podem ter maiores riscos de ter tenossinovite por conta do polegar ser alavanca para levantar o bebê.

Sintomas da Tenossinovite

Os principais sintomas da inflamação são:

  • Falta de força muscular;
  • Dor no tendão ao movimentar a articulação;
  • Inchaço no local;
  • Crepitação (vibração ao movimentar o tendão);
  • Vermelhidão no comprimento do tendão;
  • Movimentação limitada de uma articulação.
Publicidade
Publicidade

Diagnóstico

Ao sentir problemas no tendão, é indicado marcar consulta com o médico especialista. Os mais indicados para diagnosticar e tratar do problema são:  Reumatologista, Clínico geral e o Infectologista.

Muito provavelmente os sintomas serão muito fáceis de serem descritos ao médico, mas outras observações podem ser anotadas para que o diagnóstico seja dado com mais rapidez. O paciente pode contar ao médico se há histórico de uso de medicamentos ou suplementos, para que com essas informações o diagnóstico possa ser dado mais rapidamente.

O médico fará o exame clínico pressionando o local afetado para perceber a intensidade do problema. Além disso, o teste de Finkelstein pode ser feito se o problema for no punho. Ele consiste em dobrar o polegar e dobrar os dedos para baixo em cima do polegar. Nesse exame o médico identifica a potência dos movimentos e a intensidade da dor.

Raiosx também podem ser solicitados pelo médico para que ele tenha certeza do diagnóstico.

Tratamento para Tenossinovite

O tratamento de tenossinovite pode ser feito de três formas diferentes. Com medicamentos, terapia ou em casos mais graves, cirurgia.

Medicamentos para Tenossinovite

Para diminuir as dores e o inchaço, o médico pode receitar analgésicos e também antiinflamatórios. Em casos mais acentuados, injeções de corticoides podem ser aplicados na bainha do tendão para que haja a redução do inchaço.

Geralmente, os sintomas são melhorados após a aplicação de corticosteroides.

Os medicamentos comumente indicados pelos especialistas são:

Terapia

Utilizar imobilizadores como tala ou cinta pode ajudar a descansar o tendão afetado. Além disso, os movimentos são limitados com o uso da tala ou da cinta.

Muitas vezes o tratamento pode ser feito com um fisioterapeuta para aliviar os sintomas, fortalecer o músculo e limitar a irritação do tendão.

Cirurgia

Em alguns casos, a cirurgia pode ser recomendada pelo médico. A cirurgia libera a pressão para que o tendão possa deslizar livremente sem que haja dor ao paciente.

Após a cirurgia, ir ao fisioterapeuta é indicado para fortalecer o músculo e evitar futuros problemas.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Complicações

A principal complicação da tenossinovite é a incapacidade de  movimentar os tendões corretamente se o tratamento não surtir efeito.

Como conviver com o problema?

Grande parte dos pacientes consegue se recuperar completamente com o tratamento da doença, mas se o esforço repetitivo voltar a acontecer, a inflamação pode acometer mais uma vez o paciente.

É indicado utilizar imobilizadores do local afetado, como cintas ou tala. Não fazer esforços repetitivos com o tendão afetado e realizar a fisioterapia se for recomendado pelo médico.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o problema é evitar o esforço repetitivo dos tendões, e quando os principais sintomas surgirem, fazer uma consulta médica para que o doutor possa recomendar o tratamento o quanto antes para que os problemas não sejam agravados.


A melhor forma de evitar doenças é a prevenção e a informação sobre a mesma. Ler e sempre procurar saber mais é sempre recomendado. Compartilhe com seus amigos e familiares esse texto sobre tenossinovite para que mais pessoas possam pedir ajuda médica já no início e evitar futuras dores!
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade