Tópicos da Bula
Este medicamento é indicado para o aporte de vitaminas correspondentes às necessidades diárias dos adultos e crianças acima de 11 anos, em situações que necessitem de uma suplementação de vitaminas por via injetável, quando o aporte oral for contraindicado, impossível ou insuficiente (desnutrição, má-absorção digestória, nutrição parenteral).
Este medicamento é contraindicado em casos de hipersensibilidade conhecida a um de seus componentes ou em casos de hipervitaminose pré-existente.
Este medicamento também é contraindicado para pacientes que apresentaram sinais de intolerância à tiamina (vitamina B1).
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com hipervitaminose pré-existente ou que apresentaram sinais de intolerância à tiamina.
Este medicamento é contraindicado para menores de 11 anos.
Por via intramuscular, dissolver o conteúdo do frasco-ampola com 2,5 mL de água para injeção imediatamente antes da administração.
Riboflavina (substância ativa) deve ser aplicado exclusivamente pelas vias de administração indicadas. A administração do produto por outras vias é contraindicada.
1 frasco/dia.
Quando as necessidades de nutrientes forem elevadas (queimaduras graves, por exemplo), pode-se administrar 2 a 3 frascos de Riboflavina (substância ativa) por dia.
O ajuste de dose em pacientes pediátricos (> 11 anos) e idosos deve ser realizado em função da idade, do estado nutricional e da doença. Não há cuidados específicos destinados a pacientes idosos.
Via de administração intravenosa, intramuscular ou por perfusão.
Vide item “Precauções” para outras orientações de ajuste de dose para doenças específicas.
Levando-se em conta a presença de tiamina (vitamina B1), é possível observar reações anafiláticas em pacientes que apresentam um histórico de hipersensibilidade.
Também há possibilidade de dor no local da injeção intramuscular. Nesse caso, é aconselhada uma injeção intravenosa lenta ou intramuscular profunda.
Visto que foi observada uma elevação das transaminases em alguns pacientes que apresentaram enterocolite inflamatória, é recomendado observar os níveis de transaminases nesses pacientes.
Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Riboflavina (substância ativa) não contém vitamina K. Esta deverá ser administrada separadamente caso necessário.
Sem efeito.
O ajuste de dose em pacientes pediátricos (> 11 anos) e idosos deve ser realizado em função da idade, do estado nutricional e da doença.
Não há cuidados específicos destinados a pacientes idosos.
Na ausência de estudos, é recomendado não administrar Riboflavina (substância ativa) em gestantes.
Categoria “C” de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Riboflavina (substância ativa) contém 9 vitaminas hidrossolúveis e 3 vitaminas lipossolúveis, essenciais ao metabolismo dos adultos e crianças acima de 11 anos, com exceção da vitamina K.
Sua composição corresponde às recomendações da AMA (American Medical Association) reafirmadas pela FDA.
Riboflavina (substância ativa) pode ser diretamente administrado por via intravenosa ou intramuscular devido à presença de um excipiente fisiológico denominado “mixing cells”.
Interações de Riboflavina (substância ativa) com alimentos, tabaco, álcool ou com exames laboratoriais não são conhecidas até o momento.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Francielle Tatiana Mathias CRF/PR 24612. Consulte a bula original.