Encontre lojas que entregam na sua região

Alzheimer

Filtros:
Carregando

O que é?

O Alzheimer é uma doença que afeta a capacidade de lembrar das coisas, sejam elas da memória recente ou antiga. O problema possui diferentes estágios, costuma se agravar com o tempo e não tem cura. Ela está relacionada com a perda das funções cognitivas e pode apresentar a morte de diversas células cerebrais. O diagnóstico precoce pode ajudar a amenizar os sintomas durante um período indeterminado, melhorando a qualidade de vida do paciente, mas não evita o seu agravamento com o passar dos anos.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são: perda da memória recente, dificuldade para falar ou realizar alguns movimentos, problemas de condução (começa a esquecer os trajetos feitos com frequência), mudanças constantes de humor (incluindo depressão).

Fatores de risco

Um dos principais fatores de risco é a idade avançada. E, apesar de afetar ambos os sexos, é muito mais comum entre as mulheres. Sabe-se que indivíduos com algum membro da família próximo com a doença sofrem mais chances de desenvolver o problema futuramente. Também podem interferir: obesidade, sedentarismo, diabetes e hipertensão.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é complicado e pode levar muitos anos, por isso é necessário procurar um médico assim que os primeiros sintomas surgirem. O acompanhamento é necessário, pois em muitos casos, quando a doença atinge um nível mais avançado, as pessoas com Alzheimer não conseguem mais cuidar de si mesmas e acabam precisando de cuidados especiais.

Tratamento

Os medicamentos indicados para o tratamento de pessoas com Alzheimer costumam retardar o agravamento da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente. Algumas substâncias, como a memantina atuam na proteção das células nervosas evitando que elas fiquem sem o oxigênio necessário para funcionar corretamente. Consequentemente, a medicação ajuda a aumentar a concentração e a memória, além de estimular o interesse pelas atividades diárias.

Saiba mais sobre o assunto: