Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Carbômer + Sorbitol

Carbômer + Sorbitol, para o que é indicado e para o que serve?

Carbômer + Sorbitol é usado como um substituto lacrimal para o tratamento sintomático de condições de olho seco, resultante de distúrbios na secreção e função lacrimal, causada por doenças locais ou sistêmicas, assim como em circunstâncias onde a pálpebra não fecha ou fecha de modo incompleto, por exemplo, no tratamento sintomático de querato-conjuntivite ressecada.

Quais as contraindicações do Carbômer + Sorbitol?

Hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula.

Categoria C de risco na gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Carbômer + Sorbitol?

A aplicação de Carbômer + Sorbitol deve ser de uma gota na conjuntiva de três a cinco vezes por dia, ou, em maior frequência, e aproximadamente 30 minutos antes de se deitar (do contrário há o risco de grudar a pálpebra). A duração exata do tratamento não pode ser estabelecida para este tipo de medicamento, visto que se trata de um produto de uso crônico e que a duração do tratamento é estabelecida pelo médico e também em função da adaptação do paciente à medicação.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Carbômer + Sorbitol?

Embora com baixa incidência, têm-se os registros de reações de queimação e vermelhidão nos olhos, e pálpebras coladas (eventos revertidos após a retirada do medicamento); conjuntivite (canto do olho), com duração de uma semana; e vermelhidão distinta da conjuntiva e córnea, com duração de três a quatro dias.

Não existem registros de alterações de exames laboratoriais.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Carbômer + Sorbitol maior do que a recomendada?

Não existem registros de casos de superdosagem.

Em caso de intoxicação ligue para o 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Carbômer + Sorbitol com outros remédios?

Quando usado com outros agentes oftálmicos tópicos, Carbômer + Sorbitol deve ser a última medicação administrada, após um intervalo de cerca de 15 (quinze) minutos.

Quais cuidados devo ter ao usar o Carbômer + Sorbitol?

Produto somente para uso oftálmico.

Lentes de contato devem ser removidas antes da administração e só podem ser recolocadas após 30 minutos da aplicação de Carbômer + Sorbitol.

Dirigir e operar máquinas

Devido à natureza, em gel, do produto, a visão pode se apresentar embaçada por alguns minutos, imediatamente após a administração, e pode prejudicar a habilidade do paciente em dirigir veículos ou operar máquinas. Aguardar até que a visão esteja clara antes de dirigir ou operar máquinas.

Gravidez e lactação

Carbômer + Sorbitol não deve ser usado durante a gravidez e lactação, a não ser que o médico/oftalmologista tenha considerado, cuidadosamente, todos os riscos e benefícios potenciais.

Categoria C de risco na gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a ação da substância do Carbômer + Sorbitol?

Características Farmacológicas


A ação de Carbômer + Sorbitol é de natureza física e limitada à face externa do olho, onde se forma um filme fluido estável, em função do alto poder ligante que o gel carbômero possui com a água. Este filme é distribuído igualmente pela superfície ocular a cada movimento da pálpebra e reduz a irritação mecânica na região. O estado de irritação da pálpebra e da conjuntiva regride e se observa uma redução da nódoa corneal. No curso da terapia, uma normalização dos parâmetros do fluido lacrimal é atingida. O aumento no tempo de quebra do filme lacrimal pode ser explicado tanto pelo efeito estabilizante do gel carbômero no filme fluido pré-corneal, quanto por um decréscimo em irregularidades de superfície e em defeitos da córnea (o que leva, com especial facilidade, à quebra do filme lacrimal).

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Liposic®.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 19 de Outubro de 2020.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 19 de Outubro de 2020.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.