Fitness
(955)Preço
Categoria
- Fitness
- Alimentos e Bebidas
- Campanha
- Sem Glúten
- Energéticos
- Pré-treino
- Acessórios para Esporte
- Estimulante
- Suplemento Alimentar
- Ganho de Massa
Dosagem
- 500mg
- 100mg
- 2000UI
- 400UI
- 420mg
Marca
- Max Titanium
- Bodyaction
- Atlhetica Nutrition
- Choco Soy
- Hidrolight
- Agtal
- Integralmedica
- Exceed
- Health Labs
- Leão
Fabricante
- Atlhetica
- Integralmedica
- Probiótica
- Neo-nutri
- Cimed
- Midway Labs
- Performance Nutrition
- INTL
- Chocolife
- Doces Flormel
Quantidade
- 1 Unidades
- 30 g
- 25 g
- 100 g
- 60 x 1 Unidades
- 20 g
- 200 mL
- 1 Kg
- 15 x 1 Unidades
- 150 g
Energel Black Bodyaction uva verde, 1 unidade com 30g
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Energel Black Bodyaction morango, 1 unidade com 30g
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Energel Black Bodyaction limonada, 1 unidade com 30g
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Energel Black Bodyaction abacaxi, 1 unidade com 30g
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Energel Black Bodyaction limonada, 1 unidade com 30g
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Dextrox Bodyaction guaraná e açaí, pacote com 1Kg
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Coqueteleira Bodyaction 1 dose, incolor com capacidade de 600mL
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Cafeine X-Fire 420 Body Action frasco 40 comprimidos
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Cafeine X-Fire 420 Body Action frasco 20 comprimidos
Indisponível
Rainha Laboratório Nutracêutico
Bodyaction
Tudo sobre Energéticos
O que é um energético?
Esse tipo de produto é um diurético, à base de cafeína e algumas outras substâncias estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona. Ele consegue potencializar a resposta do cérebro à estímulos, com o fim de deixar o corpo mais ativo e acelerado.
Ao ingerir um energético, a pessoa fica revigorada durante certo período de tempo, aumentando a resistência física.
Para que serve?
Em geral, os estimulantes apresentam composição parecida, podendo conter ingredientes como a cafeína, açúcar, taurina, cacau, guaraná, vitaminas, ervas estimulantes, dentre outros ingredientes.
Pode-se dizer que a cafeína é o ingrediente mais utilizado para bebidas estimulantes. Desde a sua descoberta, vem sendo usada para aumentar a atenção e a concentração, sendo o estimulante mais consumido em todo o mundo.
Portanto, esse tipo de produto tem como principal função estimular indivíduos que buscam estar em um estado de alerta por um maior espaço de tempo. Além disso, é comum ser utilizado por atletas que buscam maior desempenho físico.
Outro fator importante é que os energéticos estimulam o Sistema Nervoso Central, diminuindo a sensação de esforço nas pessoas e aumentando a liberação de endorfina.
Qual tipo de energético devo buscar?
Além das bebidas energéticas, que são as mais conhecidas no mundo inteiro, existem algumas outras maneiras de se ingerir produtos semelhantes.
Há também a versão em cápsulas de energéticos, que limitam o consumo à uma dose diária, e é muito utilizada por pessoas que frequentam academias ou fazem esportes físicos que exigem mais do corpo.
Essa opção vem sendo cada vez mais utilizada por atletas, pois as pessoas sabem que estão tomando a dose recomendada.
Além disso, existem as fontes energéticas em alimentos, como os carboidratos e as proteínas. Eles possuem a função de estimular a energia em nosso organismo.
Para se ter certeza de qual meio buscar para ingerir energéticos, fale com um médico ou especialista, que ele vai poder te receitar qual a sua dose diária recomendada.
Como tomar energéticos com segurança?
Como as bebidas energéticas se tornaram muito populares ao longo dos anos, é necessário tomar certos cuidados para ingerir esse tipo de produto.
Limite o consumo por dia
No caso de energéticos comuns, a dose máxima indicada diária é de 500mL. Porém, o indicado ainda é consumir menos que isso, pois você consegue absorver os mesmos nutrientes com outros alimentos. Portanto, consuma menos que essa dose.
Durante atividades físicas rigorosas
Muitas pessoas combinam energéticos com atividades físicas. Em alguns casos, não há problema em fazer isso, porém ao fazer isso com atividades rigorosas e sem indicação médica, podem surgir alguns problemas.
Pessoas que sofrem com problemas cardíacos podem sentir fibrilações (arritmias) cardíacas e até mesmo problemas maiores, sendo muito comum em jovens, por não saberem que possuem problemas no coração. Vale ressaltar que é raro acontecer, porém não impossível.
Energético e o álcool
O consumo de energéticos com álcool cresceu muito, principalmente na população mais jovem. Muitos afirmam que o energético ajuda a balancear os efeitos intoxicantes do álcool, permitindo que as pessoas bebam e se divirtam por mais tempo.
Porém, há diversas contraindicações do consumo desses 2 ingredientes juntos. Uma delas é que, ao ingerir os 2 juntos, há uma perda de noção da quantidade de álcool já foi consumida, podendo ser perigoso à saúde.
Outro fato perigoso é que o energético faz com que a pessoa crie uma maior necessidade de ingestão de álcool.
Portanto, se você for ingerir álcool com energético, o que não é indicado, faça isso com moderação.
Energético e o coração
Recentes estudos mostraram que, ao se ingerir energéticos, o coração trabalha de maneira mais ativa que o necessário. Foi constatado que os corações passaram para uma taxa mais elevada de contração em pessoas que consumiram o produto.
Isso pode ou não ser um problema. Em geral, o aumento do trabalho do coração não gera danos. Porém, se isso acontecer e a pessoa possuir problemas de saúde, pode sim acabar gerando problemas no coração.
Ingerir energéticos em jejum faz mal?
Há um certo risco em ingerir estimulantes físicos em jejum, pois a absorção dessas substâncias no organismo pode acontecer de maneira errônea. Além disso, pode prejudicar funções estomacais e de todo o aparelho digestivo.
Também consegue potencializar o efeito da bebida, deixando a absorção mais rápida e os efeitos mais intensos.
Dúvidas frequentes
É possível ingerir energéticos todos os dias?
Como já falado, existe uma dose máxima diária recomendada. Se você segui-la, ainda é possível ingerir esse tipo de produto todos os dias. Porém, é preciso entender, que ao exceder essa dose, pode acontecer efeitos colaterais.
O indicado é você sempre falar com um médico ou especialista para entender a sua necessidade de utilizar o produto e entender qual a dose indicada para você.
Energéticos podem ajudar a emagrecer?
Podem ajudar a emagrecer, sim! Porém, não deve-se acreditar que sozinhos eles possam fazer efeito.
Na verdade, os energéticos são capazes de fornecer maior apoio calórico ao usuário, além de conferir mais disposição e energia para que a pessoa consiga ficar mais tempo fazendo exercícios. Consequentemente, ela consegue gastar mais energia e calorias.
Os energéticos são capazes de engordar?
Novamente, a resposta é sim. Pense dessa forma, se você ingerir alimentos com muito açúcar e não gastar essa energia presente no seu corpo, é muito provável que isso resulte em calorias a mais.
Os energéticos possuem grande quantidade de açúcar, portanto quanto mais você ingere, mais você precisa gastar. Se você não fizer isso, possivelmente você pode engordar.
Pode causar insônia?
Ao se consumir energéticos, você consegue mais disposição no dia para diversas atividades. Isso pode causar problemas na hora de dormir.
É muito comum que pessoas sintam insônia ao ingeri-los. Isso pode acabar se tornando um ciclo vicioso, pois ao se dormir mal à noite, no dia seguinte a pessoa vai estar mais cansada, buscando novamente energéticos para ficar acordada.
Por isso vale ressaltar! Consulte um médico para saber qual a dose diária certa para se tomar, para que não ocorram malefícios.
Dicas de alimentos energéticos
Se você prefere buscar por alimentos que sejam energéticos, há uma série de produtos que podem te ajudar:
Cereais |
Trigo e aveia |
Legumes e grãos |
Batata, feijão, favas, lentilhas, ervilhas, milho e soja |
Origem animal |
Atum, sardinha, salmão, ovo, frango, vaca e peru |
Laticínios |
Leite, iogurte e queijo |
São indicados principalmente para atletas, que costumam consumir mais energia que as demais pessoas, além de necessitar de mais resistência, para suportar da melhor maneira o desgaste físico.
Qual a função dos alimentos energéticos?
Os alimentos energéticos têm as funções de conferir carboidratos, gorduras e proteínas que são fundamentais para que o corpo funcione bem.
Quando você ingere um carboidrato, ele proporciona combustível ao organismo, que não deixa de ser energia, para transportar vitaminas e proteger diversos órgãos do corpo.
Já as proteínas possuem a função de fornecer energia e ajudar a construir os tecidos do corpo humano.
Indicações
Nosso time separou para vocês 3 produtos diferentes para ajudar em sua escolha sobre qual energético tomar, veja:
- Activ Energy Drink Eurovit: É um tablete efervescente à base de cafeína, taurina e guaraná, que ajudam você a ter mais atenção em suas atividades diárias.
- Caffeine Black Jack Midway: Possui grande quantidade de cafeína na composição, para conferir maior resistência, te deixar alerta e melhorar a atividade mental.
- Caffeine 420mg FDC: Foi produzido para proporcionar energia, disposição e resistência para pessoas que praticam treinos longos e desgastantes.
Dicas do CR
- Evite ingerir energéticos com bebidas alcoólicas, pois a mistura pode provocar alguns problemas em seu corpo.
- Mantenha os produtos energéticos fora do alcance de crianças.
- Nunca tome mais que a dose diária recomendada de energéticos. Isso pode causar riscos grandes para a sua saúde.
- Sempre se consulte com um médico ou especialista para entender como consumir esse tipo de produto e qual tomar, para ser mais assertivo em sua escolha sem se preocupar com riscos futuros.
- Limite o consumo diário de energéticos, para que nenhum problema ocorra.
- Sempre busque por marcas que disponibilizem informações nutricionais sobre o produto, para que você entenda o que está ingerindo.
- Se você consome muita cafeína ou outro tipo de alimento energético, consulte seu médico para ver a real necessidade de ingestão do produto.
- Sempre fique atento para a quantidade de açúcar que você ingere diariamente. As bebidas energéticas já contêm bastante quantidade de açúcar. O consumo excessivo pode trazer problemas sérios para a saúde.
- A melhor coisa que quem for tomar um energético pode fazer é ingerir o produto com sabedoria, pois se não existe exagero ou consumo irregular, é possível tomá-lo sempre.
- O consumo de energéticos para crianças ou adolescentes precisa ser ainda mais cauteloso, pois estão eles em fase de crescimento e qualquer descuido pode acarretar em problemas futuros, portanto, cuidado!