Shampoos para Cabelos Oleosos e Mistos
(284)Preço
Categoria
- Shampoos para Cabelos Oleosos e Mistos
- Cruelty-Free
- Shampoos
- Veganos
- Condicionador para Cabelos Oleosos e Mistos
- Kit Shampoo e Condicionador
- Shampoo para Cabelos Secos e Danificados
- Hidratação
- Shampoo para Cabelos Mistos
- Shampoos Anticaspa
Marca
- PhytoErvas
- Elseve
- Vichy
- Charming
- Head & Shoulders
- Pantene Pro-V
- Tresemmé
- Yabae
- Dove
- Eudora
Fabricante
- L'Oréal Brasil
- Unilever
- P&G
- Pro Nova
- O Boticário
- Gota Dourada
- Natura
- Cless Cosméticos
- Haskell Cosméticos
- Henkel
Quantidade
- 300 mL
- 250 mL
- 200 mL
- 400 mL
- 150 mL
- 1 L
- 240 mL
- 500 mL
- 75 g
- 350 mL
Tudo sobre Shampoo para Cabelos Oleosos e Mistos
Lavar os cabelos é uma tarefa diária para muitas pessoas. Isso porque várias delas possuem cabelos oleosos e mistos!
Os cabelos oleosos são os fios com excesso de sebo na raiz e no comprimento. Além disso, são pesados, sem volume e precisam de lavagens diárias.
Já os cabelos mistos são aqueles que a raiz é oleosa e as pontas são secas. Costumam apresentar toque áspero e, dependendo da quantidade de oleosidade, podem ou não ser lavados todos os dias.
Mas antes de saber mais sobre esses tipos de fios e como controlar perfeitamente a sua oleosidade, confira algumas marcas de shampoos para eles encontradas aqui no CR: L’Óreal, Haskell, Granado, Salon Line, Amend e muitas mais!
Agora sim! Separe o seu bloco de notas e a caneta mais próxima para não perder nenhuma informação!
Como identificar o seu tipo de cabelo
Os cabelos oleosos são os fios que, mesmo lavados diariamente, continuam com excesso de oleosidade produzido pelo couro cabeludo. Nada mais incômodo do que lavá-los pela manhã e no final do dia já estarem oleosos novamente, não é mesmo?
Se os seus fios são lavados em um dia, mas não precisam ser lavados no dia seguinte, eles não são considerados oleosos e sim mistos. Isso porque conseguem suportar a quantidade de oleosidade produzida de um dia para o outro sem que os fios fiquem pesados.
Neste caso, a melhor pedida é optar por um shampoo neutro comum e então passar a lavar os fios todos os dias. Lembrando que os cabelos mistos são aqueles que possuem a raiz bastante oleosa, mas as pontas secas.
Para resgatar o equilíbrio da oleosidade natural do couro cabeludo, é preciso começar a usar shampoos para cabelos oleosos. Ah! Mesmo em alguns casos em que os cabelos são mistos, é importante passar a usar esse tipo de shampoo.
Alguns motivos podem ser os responsáveis pelos cabelos serem mistos, como o clima, o uso de químicas, o uso de shampoos inadequados e a falta de proteção solar. Além disso, o tamanho dos fios também pode estar atrelado às pontas secas.
Se os seus fios são bastante longos, a oleosidade produzida no couro cabeludo, muitas vezes, não consegue alcançar as pontas. Por isso, os cabelos curtos tendem a sofrer menos com as pontas ressecadas.
Cabelos oleosos e finos
Os cabelos finos tendem a ser oleosos. Isso acontece devido à oleosidade natural do couro cabeludo que se espalha pelo comprimento dos fios com o propósito de lubrificá-las.
Portanto, se os cabelos são finos demais ou em pouca quantidade, a oleosidade pode se tornar um problema. Se produzida excessivamente, ela pode deslizar por todos os fios, deixando-os com aspecto de sujo e seboso. Nada agradável, né?
Como para cada caso é necessário aplicar um tipo de cuidado diferente, com os cabelos oleosos e finos não seria diferente. Para mantê-los sempre saudáveis, é importante utilizar produtos que equilibrem a produção de sebo.
Após o uso do shampoo e condicionador específico para o caso, usar um leave-in, por exemplo, também pode ajudar bastante. Este produto é feito para ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas dos cabelos, colaborando com a textura e espessura deles.
Você também pode substituir o condicionador pelo leave-in, enxaguando os fios após a sua aplicação. Ah! Uma ótima dica que colabora com os fios mais fininhos é lavá-los cuidadosamente com água fria. Não friccione-os durante a lavagem e na hora de enxugá-los.
Quando secar os cabelos, seja naturalmente ou com o auxílio do secador, movimente-os de um lado para outro. Assim, os fios ficam mais soltinhos e também mais cheios. Ah! Por fim, evite passar as mãos nos cabelos muitas vezes ao longo do dia para não transferir a oleosidade das mãos para os cabelos.
Cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas
Você já sabe que os cabelos oleosos e secos nas pontas são chamados de mistos, certo? Mas muito além disso, é importante saber como tratar o problema. As pontas secas podem ser um agravante se não forem tratadas da maneira correta.
Quando os fios estão ressecados, tornam-se também frágeis e suscetíveis a ficarem quebradiços. Nas extremidades dos fios, a fragilidade é ainda maior, já que esta é a região mais distante do couro cabeludo (fonte de nutrição).
Assim como a raiz oleosa necessita de adstringência, as pontas secas necessitam de hidratação. Para isso, a máscara capilar pode ser de grande ajuda. Ela é eficaz em casos agravados de ressecamento das pontas, pois contém ativos condicionantes mais concentrados e potentes.
A recomendação de uso da máscara pode variar conforme o fabricante ou orientação de seu cabeleireiro. Porém, uma aplicação semanal costuma ser o suficiente. Em alguns casos, dependendo da situação dos fios, a hidratação pode também ser feita a cada 20 dias. Mas antes é preciso saber escolher a melhor máscara para cada caso.
Se as suas pontas forem quebradiças, ou seja, se rompem quando esticadas, as máscaras nutritivas e fortalecedoras são as mais recomendadas. No entanto, se as pontas estiverem secas e porosas, mas sem tendência à quebra, a melhor pedida são as máscaras de hidratação.
Vale lembrar que a umectação também pode colaborar com a saúde dos fios, juntamente da hidratação. As pontas duplas (que se ramificam no mesmo fio) são o único caso em que nenhum produto consegue, de fato, ajudar.
Isso acontece porque as pontas não são capazes de se juntar novamente. Nesse caso, para fortalecer o cabelo, é preciso cortar o comprimento de forma que a duplicação dos fios seja eliminada.
E não se deixe enganar! Os óleos capilares apenas camuflam o problema, mas não o resolvem totalmente. Por isso, é necessário o corte dos cabelos para então tratá-los, evitando que o problema venha a acometê-los de novo.
Melhor shampoo para cabelos oleosos e mistos
Existem 2 tipos de shampoos para os cabelos oleosos e mistos. Eles são:
- Os que removem a oleosidade extra de forma imediata;
- Os que regulam a oleosidade excessiva com efeito progressivo.
Seja qual for o seu caso, separamos algumas sugestões de shampoos que podem te ajudar. Vamos conferir?
- Shampoo Haskell Alecrim: o shampoo limpa de maneira suave, além de fortalecer e preservar a saúde dos fios. O alecrim presente em sua fórmula possui propriedades estimulantes, anti-sépticas, tonificantes, adstringentes e cicatrizantes. A sálvia também está presente em sua composição, ajudando na purificação e na limpeza tanto dos fios, quanto do couro cabeludo.
- Shampoo Granado Sálvia e Confrey: esse shampoo possui propriedades adstringentes, antioxidantes e emolientes que ajudam na hidratação, sem deixar a fibra capilar pesada ou com oleosidade intensa. Foi feito para recuperar o movimento leve dos fios, além de proporcionar toque sedoso e aveludado, deixando o cabelo limpo, hidratado e sem brilho excessivo.
- Shampoo Elseve Hydra Detox: o produto possui dupla ação: purifica o couro cabeludo e hidrata do comprimento às pontas por até 48 horas. É indicado para cabelos mistos, oleosos e com as pontas desidratadas, oferecendo um cuidado reequilibrante como nenhum outro.
- Shampoo Haskell Jaborandi: o shampoo ajuda a combater a oleosidade, proporcionando uma limpeza profunda, sem agredir os fios. Seus complexos ativos de extratos de carqueja e cavalinha promovem adstringência, deixando os cabelos leves e soltos, além de estimular a circulação do couro cabeludo. Também promove uma melhora na textura dos fios e normaliza a queratina dos cabelos.
Ah! Apenas lembrando que o melhor shampoo será aquele que irá se adaptar aos seus fios e às necessidades deles. Portanto, apenas testando os produtos, você conseguirá descobrir o melhor para o seu caso!
Dicas do CR
- A oleosidade não é um agravante para a beleza dos cabelos. Afinal, ela é a encarregada de proteger o couro cabeludo das agressões diárias do meio ambiente. Ela torna-se um problema a partir do momento que é produzida excessivamente. Neste caso, é necessário investir em um tratamento específico para os cabelos oleosos. Ele age como um detox hidratante que restaura as defesas naturais da pele a fim de controlar a produção de oleosidade.
- A regra para a frequência de lavagem dos fios é bem simples: eles devem ser lavados sempre que estiverem visivelmente oleosos. Esperar um longo período de tempo antes dos fios serem lavados os deixam mais sujos e suscetíveis ao aparecimento de fungos e descamação. No entanto, lavar os fios mais vezes do que o necessário, pode estimular as glândulas sebáceas a produzir ainda mais oleosidade. Isso porque elas irão compreender que os fios estão pobres em sebo e que precisam produzi-lo em maior quantidade.
- Após o uso do shampoo, utilize também um condicionador específico para os fios oleosos ou mistos. Mas lembre-se de aplicá-lo apenas no comprimento e nas pontas, pois se o produto for aplicado na raiz pode agravar ainda mais a oleosidade.
- Durante a aplicação de condicionadores e máscaras capilares nos cabelos oleosos e mistos, evite passá-los na raiz. Aplique os produtos sempre no comprimento e nas pontas, respeitando a distância de pelo menos 4 dedos do couro cabeludo.
- Para situações de emergência, o shampoo a seco pode ser a salvação. Isso porque o produto é aplicado com os cabelos secos, promete retirar instantaneamente a oleosidade excessiva dos fios e proporciona volume para eles. No entanto, seu uso deve ser feito com cautela. O shampoo a seco não substitui uma boa lavagem dos fios, apenas mascara a sua limpeza.
- Para auxiliar em uma melhor lavagem e cuidado dos cabelos oleosos e mistos, procure utilizar um shampoo antirresíduos ou realizar uma esfoliação no couro cabeludo 1 vez por semana ou a cada 15 dias. O uso desses produtos não deve ser diário, pois eles podem provocar irritação, sensibilidade e até mesmo o efeito rebote. Ou seja, podem estimular as glândulas sebáceas para a remoção excessiva da oleosidade.
- Se preferir, utilize um shampoo para cabelos oleosos apenas no couro cabeludo. Dessa maneira, o excesso de sebo é retirado da raiz e o restante dos fios consegue receber outros produtos. Para isso, opte por um shampoo com fórmula mais hidratante no comprimento e nas pontas. Após a lavagem com o shampoo, aplique um condicionador apenas nas pontas.