Remédios para Acne Cística Grave
(53)Preço
Tipo de receita
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
- C2 Branca (Venda Sob Prescrição Médica - Não use este Medicamento sem Consultar o seu Médico, caso esteja Grávida. Ele pode causar Problemas ao Feto)
- Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Classe terapêutica
- Corticosteróides Injetáveis Puros
- Antiacneicos Sistêmicos
- Antiacneicos Tópicos
Forma farmacêutica
- Suspensão injetável
- Cápsula gelatinosa mole
- Cápsula mole
- Creme dermatológico
- Solução injetável
Categoria
- Medicamentos
- Corticoide
- Artrite
- Asma
- Rinite Alérgica
- Bronquite
- Dermatites
- Leucemia
- Lúpus
- Acne
Dosagem
- 5mg/mL + 2mg/mL
- 20mg
- 6.43mg/mL + 2.63mg/mL
- 10mg
- 5mg + 2mg
- 0.5mg/g
Fabricante
- Eurofarma - Momenta
- União Química
- Laboratório Cristália
- Germed Pharma
- Nova Química
- Cosmed
- Mylan
- Ranbaxy
- Neo Química
- Pharlab
Princípio ativo
- Dipropionato de Betametasona + Fosfato Dissódico de Betametasona
- Isotretinoína
Tipo do medicamento
- Similar Intercambiável
- Genérico
- Similar
- Novo
- Referência
Quantidade
- 1 mL
- 30 Unidades
- 6 x 1 mL
- 1000 Unidades
- 12 x 1 mL
- 24 x 1 mL
- 25 x 1 mL
- 30 g
- 36 x 1 mL
- 500 Unidades
Acne Cística Grave: o que é, quais as causas e muito mais.
O que é?
A acne é uma doença comum, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento de cravos, espinhas e cistos na pele. Ela ocorre quando os folículos pilosos, responsáveis pelo crescimento dos pelos, ficam obstruídos por oleosidade, células mortas, resíduos, etc.
Esta condição é dividida em tipos, e um deles é conhecido como acne nodulocística ou cística grave, que conta com sintomas mais agudos do que a acne comum.
Abaixo você irá aprender mais sobre os principais aspectos desta doença, como suas causas, sintomas, tratamento e medicação, etc.
Causas
Fatores genéticos, consumo de alimentos industrializados, acúmulo de oleosidade na pele, disfunções hormonais e a presença de bactérias podem influenciar na formação de acne, sendo essas suas principais causas.
A acne cística grave é causada pelos mesmos fatores, mas a profundidade e tamanho das lesões feitas são maiores. Contudo, ela é mais propensa a acontecer por alterações hormonais e predisposição genética, por isso, é ideal que a acne seja tratada desde o início de forma adequada para não evoluir.
Tipos de Acne
A acne cística é um tipo de acne, por isso é importante entender quais são os outros tipos e como funciona essa divisão.
Ela é dividida conforme a gravidade dos sintomas do paciente, sendo levado em consideração o número e o tamanho dos comedões e se há ou não a presença de inflamação.
Os tipos são:
- Comedogênica: que é mais leve e pode contar com cravos claros ou escuros;
- Papulopustulosa: que é caracterizada por cravos e espinhas com pus, contando com sinais maiores;
- Nodulocística ou cística: é o grau que possui nódulos e espinhas dolorosas, inflamadas e maiores;
- Conglobata: forma mais grave, causa deformidades e deixa grandes marcas na pele por conta dos abcessos e fístulas.
Sendo assim, cada uma apresenta características distintas e que podem ser visíveis, mas o diagnóstico deve ser feito por um médico dermatologista.
Sintomas
Os sintomas para os tipos de acne são semelhantes, mas podem ter a sua intensidade alterada. Sendo eles:
- Lesões na pele (cistos, espinhas, cravos e nódulos) que podem ou não possuir pus;
- Dor;
- Sensibilidade e vermelhidão;
- Manchas na pele.
As lesões surgem em sua maioria na face, costas e tronco. Além disso, se houver inflamação nestas marcas, a pessoa pode apresentar quadros de febre.
Eles podem formar cicatrizes, especialmente no caso da acne cística, tendo um impacto direto na vida social do indivíduo.
Tratamento
Diversos procedimentos dermatológicos podem ser indicados pelo médico para tratar a acne cística, como a terapia fotodinâmica que utiliza luz azul ou vermelha para eliminar a bactéria causadora da inflamação.
A extração manual feita por um profissional também pode auxiliar, com uma limpeza feita em conjunto, para ajudar na abertura dos poros.
Contudo, o uso de medicamentos tópicos e orais é a medida mais indicada para quadros mais complexos, saiba mais sobre estes fármacos abaixo:
Medicação
Para pacientes que apresentam acne cística grave, o dermatologista pode recomendar o uso de corticoides injetáveis ou isotretinoína.
Os corticoides injetáveis são aplicados dentro de cada lesão, a fim de aliviar a inflamação causada pela acne. A aplicação deve ser realizada apenas por um profissional da saúde habilitado.
Já o mecanismo de ação da isotretinoína consiste em reduzir a atividade e o tamanho das glândulas que produzem sebo.
O dermatologista irá solicitar uma bateria de exames para verificar se o paciente está saudável e, no caso de mulheres, se não está grávida, pois a isotretinoína pode causar malformações no feto.
A administração da cápsula da isotretinoína deve ser feita de acordo com a orientação médica, respeitando sempre o intervalo entre as dosagens e evitando o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Por fim, o dermatologista poderá recomendar o uso de produtos cosméticos, tais como cremes, pomadas, géis e protetores labiais com finalidade hidratante. O uso de protetor solar também será extremamente importante.
Preocupações comuns
Estas são as principais informações sobre a doença e, agora que você sabe mais sobre ela, confira as respostas para as perguntas mais feitas sobre o assunto abaixo!
Como acabar com a acne cística?
Infelizmente, a acne cística não pode ser curada magicamente ou sumir do dia para a noite, a doença pode ter os sintomas amenizados quando um tratamento correto é adotado pelo paciente conforme orientação do dermatologista.
A doença conta com um tratamento que engloba diversas medidas que podem ir desde a alimentação à hábitos do paciente e, claro, uso de medicamentos tópicos e orais.
Qual o maior causador da acne?
De forma geral, o maior responsável pela formação de acne é a obstrução dos poros da face, seja por células mortas, poluição ou outros agentes. Por isso, limpar o rosto adequadamente é muito importante para evitar o surgimento de cravos e espinhas.
O que é considerado acne grave?
A acne pode ser considerada grave quando apresenta inflamação, lesões profundas e que apresentam dor e sensibilidade para a região afetada.
Estas lesões geralmente deixam cicatrizes na pele também, além disso, o número destes cistos, espinhas ou cravos caracteriza a doença como grave ou não.
O que mata a bactéria da acne?
Antibióticos que podem amenizar a ação da Propionibacterium acnes são os mais indicados para quadros de acne grave. Esta bactéria vive na nossa pele e não é possível eliminá-la totalmente, mas as infecções podem ser consideravelmente reduzidas.
Junto dos medicamentos, alguns tratamento podem envolver o uso da luz azul e vermelha em um procedimento chamado terapia fotodinâmica, que elimina este microrganismo.
Referências
- Acne — Manual MSD;
- Acne (espinhas): como tratar e evitar as cicatrizes? — Minuto Saudável, 2021;
- Acne — Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica;
- Acne — Biblioteca Virtual em Saúde.