Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Remédios para Tireoidite de Hashimoto com Menor Preço | CR

(0)
Preço + Frete
Preço
Qual é o seu preço ideal?
Nenhum resultado encontrado

Não conseguimos encontrar uma correspondência

Vamos limpar seus filtros e começar de novo.

Voltar para Home

Tireoidite de Hashimoto: quais são os sintomas e tratamento?

Definição

A tireoidite de hashimoto é uma doença inflamatória autoimune e crônica, que acomete a glândula tireoide.

A doença é um dos maiores motivos que podem causar o hipotireoidismo. Isso porque ela ataca as células da glândula tireoide e as destrói, fazendo com que os níveis de hormônios sejam diminuídos.

No entanto, ela pode causar hipertireoidismo no começo da doença, pois as células estão sendo atacadas, o que leva o organismo a produzir e liberar mais hormônios.

A tireoidite de hashimoto acomete predominantemente mulheres adultas, mas também pode ocorrer em crianças e idosos.

Causas 

A tireoidite de hashimoto é uma doença autoimune, ou seja, o organismo libera células de defesa que atacam o próprio organismo, por esse mesmo motivo não tem cura, mas há tratamento para amenizar os sintomas.

Além disso, há indícios que ela pode ser causada por fatores genéticos.

Sintomas

O surgimento e desenvolvimento da tireoidite de hashimoto possui alguns sintomas, entre os mais comuns podem ser citados:

  • Aumento firme e indolor: a glândula tireoide pode aumentar de tamanho trazendo uma sensação de inchaço para o  pescoço, contudo esse aumento não confere dor ao paciente;
  • Aspecto nodular: é possível confundir a glândula inchada com um nódulo, já que ela adquire esse aspecto e uma textura granulosa; 
  • Cansaço e intolerância ao frio: também pode haver episódios de sintomas do hipotireoidismo, entre eles cansaço e muito frio. Nos casos de hipertireoidismo, pode ocorrer palpitações e nervosismo.

Tratamento 

O tratamento da tireoidite pode ser feito de maneiras diferentes, como:

  • Reposição de hormônio tireoidiano: o paciente realiza a coleta sanguínea e o médico avalia os níveis do de hormônios tireoidianos;   
  • Evitar o excesso de iodo: a fim de contribuir para a normalização dos hormônios tireoidianos, o paciente pode adotar uma dieta rica em alimentos ou suplementos nutricionais com baixo teor de iodo.

Medicação

O princípio ativo levotiroxina sódica pode ser administrado tanto para adultos quanto para crianças.

Para tratamento de hipertireoidismo e hipotireoidismo congênito ele contribui para a reposição hormonal do T4, trazendo aos pacientes melhoras em sua qualidade de vida.

Ele também contribui para realizar a supressão do hormônio TSH hipofisário que causa o crescimento de bócios eu tireoideos, que é o aumento da glândula tireoide, sendo eficaz no tratamento da tireoidite de hashimoto.

Precauções

Por ser uma doença de causa genética e ambiental, o ideal é que o paciente tenha uma dieta equilibrada e sem altas porcentagens de iodo, fazendo com que os hormônios da tireoide sejam controlados.

Em linhas gerais também é importante que o paciente realize exercícios físicos e siga corretamente o tratamento.  Caso haja a necessidade de trocar de medicamento ou parar o tratamento, o médico deverá orientar todo o processo.

Como desinflamar a tireoidite de Hashimoto?

Para que possa ser possível a desinflamação ocasionada pela tireoidite de hashimoto é necessário evitar o consumo de iodo.

Também é importante que o paciente não abandone o tratamento com reposição hormonal, para que possa ter o efeito esperado.

Qual a diferença entre tireoide e tireoidite de Hashimoto?

A diferença entre as duas é que a tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que causa inflamação da tireoide podendo alterar os níveis dos hormônios por ela produzidos.

Já a tireoide, é uma glândula que produz hormônios importantes para que o organismo humano se desenvolva. Entre eles podem ser citados o tri-iodotironina, chamado de T3, e a levotiroxina, conhecida como T4. Ambos comandam funções vitais, como o batimento cardíaco, movimentos intestinais, regulam o humor, ciclos menstruais, respiração celular e controlam a concentração.

É possível emagrecer com tireoidite de Hashimoto?

Sim, apesar de ser um problema relacionado a glândula da tireoide e os níveis hormonais que são produzidos por ela, com uma alimentação equilibrada e exercício físico é possível emagrecer.

Referências 

 

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.