Creme e Óleo Corporal na Gravidez
(32)Preço
Categoria
- Creme e Óleo Corporal
- Estrias
- Óleo Corporal
- Campanha
- Hidratação Profunda
- Aromaterapia
- Gravidez
- Grávidas
- Hidratante Corporal
- Ofertas
Marca
- Sveda Care
- Mustela
- Perfecta Mama
- Umiditá
- Bepantol
- Cicatricure
- Elemento Mineral
- Mamydrat
- Memê Care
- Paixão
Fabricante
- Flora Cosmética
- Expanscience do Brasil
- Biolab
- Cosmed
- Libbs
- Rohto Mentholatum
- Weckerle
- Bayer
- Bryo Cosméticos Naturais
- Cimed
Quantidade
- 100 mL
- 105 mL
- 120 g
- 120 mL
- 200 g
- 200 mL
- 10 mL
- 300 mL
- 500 mL
Creme e Óleo Corporal na Gravidez
A gravidez é um momento incrível de transformação, mas, para que ela não prejudique a pele durante e após o período gestacional, é necessário ter alguns cuidados e ações preventivas.
Os cremes e óleos corporais para grávidas são produtos essenciais para os cuidados das futura mamães. Eles são responsáveis por manter a hidratação da pele em dia, em especial a da barriga, que irá esticar com o crescimento do bebê.
Além da importância do uso desses produtos, também é necessário verificar se ele é específico para grávidas. Quando o produto é feito para esse público, ele conta com ingredientes suaves que não prejudicam a saúde e desenvolvimento do bebê.
Aqui no Consulta Remédios você encontra variedade de marcas de produtos para a maternidade, são elas: Payot, Mustela, Cimed, Libbs, Zodiac e muito mais!
Agora, que tal compreender um pouquinho mais sobre os cuidados com a pele do corpo durante a gravidez e a importância do uso do creme e óleo corporal? Vamos lá!
Estrias na Gravidez
Um acontecimento extremamente normal durante a gravidez é o surgimento de estrias. Elas acometem de 70% a 90% das gestantes, normalmente no terceiro trimestre da gestação, quando o crescimento abdominal começa a ficar mais perceptível e intenso.
Conforme nós crescemos ou ganhamos peso, a nossa pele também estica e cresce junto, pois ela conta com propriedades elásticas que a permitem fazer isso.
No entanto, se esse crescimento ocorre muito rápido (em semanas, como é o caso da gravidez), a pele não consegue acompanhar o ritmo e acaba apresentando lesões nas fibras elásticas. Essas lesões formam cicatrizes, que são o que conhecemos como estrias.
Logo que surgem, as estrias apresentam uma coloração rosa. Depois ficam mais vermelhas ou arroxeadas e, por fim, ficam mais claras (brancas). Causam coceira no início e podem aumentar de tamanho com o passar do tempo.
Elas são mais comuns na região abdominal, mas também podem aparecer nos braços, seios, nádegas, quadris e região lombar.
A principal causa do aparecimento de estrias é o rápido crescimento abdominal e ganho de peso, principalmente no final da gravidez. Entretanto, há outros fatores que influenciam o surgimento das cicatrizes:
- Primeira gestação: as chances de ter estrias na primeira gestação é maior do que nas subsequentes. Isso porque a partir da segunda gestação, a pele da mulher já estará mais flácida e apta a distender com o crescimento abdominal;
- Idade da gestante: mulheres abaixo de 25 anos tendem a ter estrias com mais facilidade do que mulheres mais velhas, pois a pele jovem é mais firme e o rompimento das fibras elásticas mais propício;
- Ganho de peso durante a gestação: o ganho de peso em si já é um fato que gera o surgimento de estrias. Quando aliado à gravidez, aumenta as chances do aparecimento das cicatrizes;
- Estria anterior à gravidez: mulheres que já possuíam estrias antes de engravidarem são mais propensas a terem também na gravidez;
- Peso e tamanho do feto: quanto maior for o bebê, mais a barriga irá crescer. Consequentemente, o esgarçamento da pele também será maior. Se a gravidez for de múltiplos, também aumentam as chances;
- Herança genética: se houver histórico familiar de estrias, principalmente de estrias durante a gestação, o risco também aumenta;
- Alterações hormonais da gestação: o estrogênio, cortisol, relaxinas, entre outros, são hormônios naturais da gravidez que tornam as fibras elásticas mais frágeis, facilitando o rompimento e a aparência das cicatrizes/estrias.
Mas mantenha a calma, mamãe! Há formas evitar o aparecimento das estrias na gravidez ou pelo menos diminuir sua incidência. Confira algumas dicas:
- Converse com seu médico para que ele te indique cremes e óleos corporais que ajudem na hidratação da pele;
- Beba bastante água;
- Faça massagens na barriga e nas mamas regularmente, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea e melhora a elasticidade da pele;
- Tenha uma alimentação saudável. O ideal é ingerir alimentos ricos em vitaminas C e E, como a laranja, o kiwi, o morango, gema de ovo e castanha do pará. Eles são estimulantes do colágeno da pele e auxiliam no combate às estrias;
- Faça o controle do peso durante a gravidez com a ajuda do médico e nutricionista.
Creme hidratante ou óleo corporal
Além de ter uma boa alimentação e tomar bastante água, o uso de cremes e óleos corporais específicos para gestantes é uma ótima forma de hidratar o corpo, combater e prevenir as estrias.
Uma pele hidratada tem menos propensão a ter estrias, ressecamento, foliculite, entre outros problemas de pele. Além disso, a aparência da pele fica muito mais bonita e saudável quando hidratada. No entanto, essa tarefa exige dedicação e compromisso.
A hidratação da pele é uma tarefa diária, que deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, dependendo do tipo de pele. O ideal é sempre consultar um dermatologista para que ele possa te instruir sobre o tipo da pele e a quantidade necessária de hidratação.
Para quem está grávida, a hidratação é ainda mais importante! Quando a pele está hidratada, as fibras de colágeno e elastinas apresentam uma maior resistência à pressão do estiramento da pele causado pelos fatores atrelados ao surgimento de estrias.
Muitas pessoas optam pelo óleo corporal para realizar a hidratação da pele e prevenção das estrias. Porém, só o óleo não é capaz de hidratar a pele por completo.
O óleo tem a função de criar uma película na pele que evita que ela perca água e resseque. Ele deve ser utilizado em conjunto com o creme ou loção hidratante, que é responsável por repor nutrientes e água à pele. Ou seja, utilize primeiro o creme e só depois o óleo.
Melhor creme e óleo corporal para a gravidez
Os cremes e óleos corporais específicos para gravidez devem conter até 3% de uréia em sua composição. Isso porque a substância pode atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê. Além disso, prefira produtos que contenham colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais. Fique de olho no rótulo!
Opção de cremes e óleos corporais para uso na gravidez é o que não falta! E para te ajudar na procura, selecionamos algumas opções com ofertas disponíveis no CR:
- Creme Corporal Payot Maternité: sua fórmula, enriquecida com proteínas e aminoácidos do leite, ajuda na prevenção de estrias e combate a flacidez dos seios, nádegas e abdômen.
- Creme Hidratante Luciara Anti-Estria: foi feito especialmente para as gestantes que querem se cuidar e prevenir as estrias durante a gravidez. Ele age retendo a umidade da pele e potencializando a sua elasticidade.
- Óleo Prevenção de Estrias Mustela Maternité: previne estrias, pois em sua fórmula há uma associação de óleos 100% vegetais e um único ativo de origem animal. O Lupeol, presente na composição, ativa a produção de fibras de sustentação da pele, fazendo com que a elasticidade da região fique melhor e mais resistente a estiramentos.
Dicas do CR
- Os cremes hidratantes e óleos corporais são de grande ajuda na hidratação da pele, mas beber bastante água e se alimentar de forma saudável também é essencial para que ela fique livre das estrias.
- Nada de usar só óleo corporal no frio, hein? Essa época do ano muitas vezes pede um banho quentinho, mas a água muito quente resseca a pele. Portanto, utilize o creme hidratante para devolver a água perdida nas camadas da derme.
- Grávidas não podem usar qualquer hidratante! Alguns produtos possuem substâncias na composição que podem causar sérios riscos ao feto. Portanto, antes de comprar um produto, consulte seu médico ou dermatologista para que ele autorize o uso.
- O terceiro trimestre (6º ao 9º mês) de gestação é o principal momento de surgimento das estrias. No entanto, o tratamento de prevenção com cremes e óleos corporais deve começar desde o início da gravidez.
- Os tratamentos mais comuns para estrias são aqueles à base de ácido retinóico, formol, petrolato e óleos minerais, mas eles são proibidos para as gestantes. Portanto, aposte na hidratação corporal e na ingestão de água e alimentos saudáveis.
- Os desejos podem te atrapalhar, mas manter o controle do peso no período gestacional é importantíssimo para evitar as estrias, a pele sofrerá menos estiramentos com menor ganho de peso.