Mamadeiras para Bebês e Infantis
(1064)Preço
Categoria
- Mamadeiras
- Bicos de Mamadeira
- Infantil
- Acessórios Infantis
- Pentes e Escovas
- Amamentação
- Escovas e Pentes
- Testes e Aparelhos
Marca
- Avent
- Nuk
- Lolly
- MAM
- BabyGo
- Petita
- Fiona
- Kuka
- Multikids Baby
- Fisher-Price
Fabricante
- Kuka
- Lolly
- Lillo
- Mucambo
- Philips
- Neopan
- Dermiwil
- MAM
- Chicco
- Petita
Quantidade
- 1 Unidades
- 2 x 1 Unidades
- 3 x 1 Unidades
- 250 mL
- 1
- 240 mL
- 330 mL
- 160 mL
- 4 x 1 Unidades
- 180 mL
Kit Mamadeira Anticólica Twistshake 2+ meses, 260mL, 3 itens, rosa
Indisponível
Dona Cegonha Mandou...
Twistshake
Kit Mamadeira Anticólica Twistshake 4+ meses, 330mL, 3 itens, roxo
Indisponível
Dona Cegonha Mandou...
Twistshake
Mamadeira Chuquinha New Baby 6+ meses, sortida, 1 unidade com capacidade de 50mL
Indisponível
New Baby
Escova para Mamadeira FWB P, sem esponja + G, com esponja, sortido com 2 unidades
Indisponível
FWB Acessórios
Tudo sobre Mamadeiras
"O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: A CRIANÇA QUE MAMA NO PEITO NÃO NECESSITA DE MAMADEIRA, BICO OU CHUPETA. O USO DE MAMADEIRA, BICO OU CHUPETA PREJUDICA O ALEITAMENTO MATERNO."
A mamadeira é um item que pode ajudar na nutrição da criança após o desmame. No entanto, ela exige algumas providências a serem tomadas, com o objetivo de prezar pela saúde, conforto e desenvolvimento sadio do bebê.
São diferentes formatos, tamanhos e bicos. Cada um deles indicado para uma fase da vida da criança. Além disso, é preciso ficar atenta à limpeza do objeto, que pode e deve ser esterilizado.
No Consulta Remédios você encontra as melhores marcas de mamadeiras, sempre pelo menor preço! Aqui tem: Chicco, MAM, Avent, Kuka, Nuk, Lillo e muito mais!
Agora, que tal saber um pouquinho mais sobre os cuidados que você precisa ter ao optar por uma mamadeira? Confira a seguir!
Problemas causados pela mamadeira
Ela pode parecer um ítem indispensável, mas não é! A mamadeira, assim como a chupeta e outros bicos artificiais, pode ser prejudicial em diversos fatores para os pequenos.
Como todos papais já sabem, o aleitamento materno deve ser realizado no mínimo até os 6 meses de idade, podendo durar até os 2 anos. Porém, quando as mães voltam ao trabalho, por volta dos 4 a 6 meses da criança, fica difícil manter a rotina de amamentação e logo recorrem à mamadeira.
O objeto é sim uma forma de continuar a dar o leite materno para a criança, porém o bico artificial interfere na amamentação. Isso porque o movimento de sucção na mamadeira e chupeta exige menos força da criança do que no seio da mãe.
Além disso, o formato de bico influencia na pega errada da criança ao seio. Para evitar complicações durante a amamentação, o ideal é que o bebê abocanhe a aréola e não o bico da mãe. Quando ele acostuma com o bico da mamadeira, passa a pegar errado no seio.
É preciso ficar atento a isso. Algumas mamadeiras possuem como característica serem ergonômicas e ortodônticas, porém isso não muda a influência negativa do seu uso.
Se ainda assim será necessário utilizá-las, converse com o pediatra e peça a ele indicações e recomendações de cuidados.
Qual mamadeira comprar?
Para escolher a mamadeira, deve-se levar em conta o material em que ela é produzida, além do seu tamanho, formato e o tipo de bico.
Material
No geral, as mamadeiras são fabricadas em plástico resistente ou vidro, sendo que ambos modelos precisam de esterilização.
Com exceção das mamadeiras de vidro, verifique sempre se o produto é livre de Bisfenol-A (BPA), componente presente em utensílios de plástico. Ele é liberado quando esquentado (por exemplo, quando esquentamos a mamadeira no micro-ondas) e passa para o alimento.
A quantidade de BPA liberada normalmente é mínima e bem abaixo do nível considerado máximo que o ser humano pode ingerir. Porém, todo cuidado é pouco e, se há opções sem o componente, melhor!
Tipos de bico
A maioria dos bicos se encaixam em qualquer mamadeira, mas é sempre bom verificar os tamanhos de encaixe. Eles são fabricados, normalmente, em látex (borracha) ou silicone.
O silicone é mais resistente e menos flexível em comparação com o látex. Aqui vale dar uma boa checada na embalagem do produto, pois o ideal é comprar um modelo ortodôntico, que não prejudique o desenvolvimento dos dentinhos.
Quanto aos tamanhos de bicos, eles se diferenciam de acordo com a idade da criança. Alguns também possuem furos mais largos que os outros, então verifique qual a indicação de idade no rótulo.
Assim como a adaptação do bebê com o mamilo, o momento de pegar a mamadeira pode ser um pouquinho complicado. Portanto, não saia comprando vários modelos de bicos, pois nem sempre o bebê se acostumar com todos. O ideal é ir testando para ver com qual ele se sente mais confortável.
Tamanho e formato
As mamadeiras comuns normalmente possuem tamanhos de 120mL ou 150mL e 240mL ou 300mL. O tamanho ideal varia de acordo com a idade do bebê e de quanto leite ele vai ingerir por mamada. Confira na tabela a seguir:
Idade da criança |
Tamanho da mamadeira |
1º mês ao 5º mês |
90mL até 120mL |
6º mês ao 11° mês |
120mL até 180mL |
1 ano ou mais |
180mL e 300mL |
Lembre-se que médicos e especialistas desaconselham o uso da mamadeira, pois ela pode desestimular amamentação. O ideal é que o bebê mame apenas no peito até os 6 meses e, após essa idade, você pode inserir novos alimentos e continuar amamentando até os 2 anos de idade.
Os formatos são bem variados, mas os clássicos cilíndricos são sempre os mais indicados, por se adaptarem facilmente nas mãos dos bebês.
Aqueles em formatos triangulares são bonitos e dão estabilidade e os mais largos favorecem a preparação e limpeza.
Com que frequência dar a mamadeira?
Assim como no aleitamento materno, a frequência de mamada com a mamadeira varia de criança para criança, não sendo necessário estabelecer um cronograma rígido (principalmente se o bebê ainda for bem pequeno, com menos de 6 meses).
Com o passar de 1 ou 2 meses, já é possível para os pais identificar quantas vezes por dia a criança costuma mamar.
Caso você tenha dúvidas ou não consiga perceber quando a criança está com fome, você pode pedir uma sugestão para o pediatra. Ele pode te aconselhar qual a frequência mais adequada.
Uma dica é colocar o dedo do lado da boca do bebê. Se ele virar o rostinho, procurando pelo seu dedo, é porque provavelmente está com fome.
Como esterilizar a mamadeira?
A esterilização da mamadeira é essencial para que o produto esteja sempre limpo e livre de microrganismos que podem prejudicar a saúde do seu filhote.
Há diversas formas de realizar a esterilização, sendo a mais comum na panela com água fervente. A seguir explicamos como realizar essa e outras formas de limpeza:
Na panela com água fervente
- Coloque a mamadeira e o bico da mamadeira em uma panela e cubra com água, levando ao fogo para ferver.
- Depois da água iniciar a fervura, deixe no fogo por mais 5 a 10 minutos.
- Em seguida, coloque tudo para secar naturalmente, em cima de uma toalha de papel.
No micro-ondas
- Coloque a mamadeira e o bico em uma tigela de vidro, cobrindo-os com água.
- Leve ao micro-ondas em potência máxima por cerca de 8 minutos.
- Em seguida, deixe os produtos secarem naturalmente em cima de uma toalha de papel.
No esterilizador elétrico
Esse aparelho traz a vantagem de desgastar menos os objetos e seu procedimento dura cerca de 7 a 8 minutos. Siga as instruções presentes na embalagem do produto.
Precauções
- Não deve-se lavar esses recipientes com sabão em pó, pois é um produto muito forte que irá deixar seu sabor na mamadeira.
- Lavar a mamadeira na máquina de lavar louça junto com outros objetos não é recomendado, pois o produto pode não ficar devidamente limpo.
- Secar a mamadeira com pano de prato pode deixar fiapos que são perigosos se o bebê ingerir.
- Guardar esses objetos ainda molhados no armário facilita a proliferação de fungos e bactérias.
- O uso da mamadeira pode prejudicar a fala, a dentição e o desenvolvimento psicológico da criança.
- A mamadeira não esterilizada e o uso de água não filtrada na preparação do leite podem gerar infecções no organismo do bebê.
Melhores Mamadeiras
Agora que você já sabe tudo sobre como escolher e esterilizar as mamadeiras, chegou o momento de escolher uma para seu bebê!
Lembre-se que a melhor opção será sempre aquela que se adaptar melhor às suas necessidades e as do seu filhote. Para te ajudar na busca, selecionamos alguns modelos com ofertas disponíveis no CR:
- Mamadeira Classic Philips Avent: possui um formato ergonômico e design bocal largo, que facilitam o seu preenchimento e manuseio. Contém uma válvula que ventila o ar para dentro da mamadeira e reduz a quantidade de ar engolida pelo bebê. Além disso, foi feita para evitar vazamentos.
- Mamadeira First Bottle MAM: ela é ideal para ser a primeira mamadeira do seu bebê. Proporciona um fluxo regular e conta com uma saída de ar que abre e fecha conforme a sucção do bebê, reduzindo sua cólica. Possui sistema antivazamento, bico de silicone ortodôntico, formato simétrico e proporciona uma limpeza prática e fácil.
- Mamadeira Kuka Aquarela: foi desenvolvida para crianças a partir dos 6 meses, com bico ortodôntico que fortalece a área do maxilar. Seu gargalo higiênico não retém resíduos e o bico de silicone é macio, elástico, atóxico, antialérgico, transparente e super fácil de limpar.
Dicas do CR
- Existem mamadeiras mais largas e mais finas, por isso existem adaptadores para que os bicos possam servir em todas.
- Não adicione açúcar ao leite da mamadeira, isso pode prejudicar a saúde do bebê.
- Evite que a criança durma logo depois de mamar.
- Na medida em que a criança for crescendo, vá substituindo, aos poucos, a mamadeira pelo copo.
- Caso você trabalhe e não tenha como amamentar durante o dia, você pode utilizar a técnica do copinho. Ordenhe o leite e congele. Na hora de dar para a criança, esquente e coloque em um copinho indicado para isso (pode ser uma xícara de café, por exemplo). Pode fazer um pouco de sujeira, mas evita que seu bebê deixe de querer o peito.
- Se for muito difícil dar o leite para o bebê usando um copinho, você pode tentar com uma colher.
- O primeiro mês de vida do bebê, período em que ele ainda está se adaptando com a amamentação, é quando mais se deve evitar o uso da mamadeira e chupeta. Assim, a criança não se confunde e realiza a pega adequada do seio da mãe.