Co-wash
(40)Preço
Categoria
- Co-wash
- Antifrizz
- No Poo
- Shampoo para Cacheados e Crespos
- Veganos
- Low Poo
- Cabelos Cacheados
- Cruelty-Free
- Condicionador
- Creme de Tratamento para Cabelos com Química
Marca
- Yamasterol
- Origem
- Inoar
- Schwarzkopf
- Aspa
- Aussie
- NatuHair
- Seda
- Vult
Fabricante
- Yamá
- Skala
- Nazca
- Salon Line
- Inoar Cosméticos
- Henkel
- Aerojet
- Apse Cosmetics
- Bio Extratus Produtos Naturais
- Forever Liss Professional
Quantidade
- 300 mL
- 1 Kg
- 1 L
- 200 g
- 200 mL
- 220 mL
- 250 g
- 250 mL
- 270 mL
- 320 g
Tudo sobre Co-wash
Já pensou em lavar seus cabelos usando somente o condicionador? É exatamente isso que significa utilizar a técnica de co-wash. Se isso te interessou, fique por aqui e saiba mais!
Essa é uma técnica associada a outras como Low e No poo. Todas têm um mesmo foco: manter os fios longe de ingredientes que podem ressecar os fios, como parafinas, sulfatos, parabenos e silicones insolúveis.
Ela pode ser utilizada em todos os tipos de cabelos e pode salvar os fios que precisam ser lavados todos os dias.
Se você é uma pessoa que vai treinar diariamente e precisa lavar os cabelos sempre, vai adorar saber que eles podem ser lavados com um condicionador e manter a hidratação por mais tempo.
Essa técnica evita o ressecamento da raiz, para que os fios cresçam ainda mais saudáveis e macios.
Fique atento(a) às dicas a seguir e conheça mais sobre essa técnica!
O que é co-wash?
Co-wash é uma técnica de lavagem dos cabelos que consiste em substituir o shampoo tradicional por um condicionador ou uma máscara liberada para lavar os fios. Isso ajuda a protegê-los do ressecamento que o shampoo pode causar na raiz.
Pode ser feita em todos os tipos de cabelos e é ideal para pessoas que lavam os fios todos os dias. Os produtos que são liberados para co-wash são aqueles que não contém parabenos, parafina e silicones insolúveis, os chamados No poo.
Esses ingredientes podem ficar “presos” na raiz e no comprimento da fibra capilar, saindo somente com o uso de shampoos com sulfatos fortes, que podem causar ressecamento, frizz e aquela aparência opaca e sem vida.
Por isso, essa técnica exclui todos esses ingredientes, e permite que os cabelos fiquem bem mais saudáveis.
Co-wash faz mal?
Não, o co-wash não faz mal para os cabelos, mas você pode ter alguns pontos de atenção com o uso dessa técnica. Conheça:
- Oleosidade: nos fios que já são oleosos, o co-wash não é muito recomendado, isso porque os fios já produzem muita oleosidade, e às vezes precisam de produtos mais fortes para remover a oleosidade, como um shampoo tradicional;
- Produtos corretos: você tem que ficar bem de olho nos rótulos dos produtos, isso porque usar um que não é liberado para o co-wash pode ser prejudicial para seus fios, provocando o efeito contrário do esperado;
- Enxágue correto: para que o produto não acumule na raiz e não deixe os fios pesados, você precisa investir bem no enxágue, utilize sempre água corrente em abundância e certificar-se de remover todo o produto dos fios;
- Caspa: se você sofre com a caspa e sempre usa shampoos anticaspa, consulte um dermatologista para saber se você pode fazer uso dessa técnica.
Se você tiver qualquer tipo de reação adversa nos fios, ou desenvolver coceiras e irritações, pare imediatamente de fazer o co-wash e procure um profissional que pode te ajudar.
Como fazer o co-wash?
Para lavar os cabelos utilizando essa técnica basta molhar os fios, aplicar o condicionador ou máscara diretamente na raiz, massagear bem com a ponta dos dedos e aguardar o tempo indicado na embalagem do produto. Depois disso, enxágue bem a raiz com bastante água. Prontinho, simples, rápido, prático e ainda deixa as madeixas mais cheirosas.
Escolha um condicionador ou uma máscara que seja liberada para No poo e co-wash e de preferência com uma formulação leve.
É recomendado se planejar bem para lavar os fios com um condicionador. Principalmente, se você tem o hábito de lavar com shampoos e condicionadores que não sejam liberados.
Isso porque esses produtos deixam resíduos de silicones e parabenos na raiz capilar. Para tirar isso, é importante começar com o uso de um shampoo antirresíduos, para remover todos esses ingredientes e evitar que os cabelos fiquem pesados e com aparência oleosa.
Se você começou a fazer o co-wash e percebeu que ainda precisa de um cuidado especial, mantenha o uso do shampoo pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias. Mas escolha um shampoo que seja liberado para Low poo e que tenha uma composição livre de sulfatos pesados.
Mas se você sentir que realmente não precisa do shampoo para ter fios limpos, esqueça dele e retire-o da lista de compras do mês.
Quais os benefícios do co-wash?
O shampoo é um produto com uma formulação rica em sulfatos, ingredientes responsáveis por remover todas as impurezas do couro cabeludo. Porém, além das impurezas, o shampoo também pode tirar nutrientes dos fios, deixando eles ressecados e sem vida.
Por isso, a técnica de co-wash é indicada, pois ela limpa, mas sem ressecar. Conheça aqui mais alguns benefícios dessa técnica:
- Fios sempre macios: além de limpos, os cabelos ainda ficam com uma aparência ainda mais sedosa e brilhante, pois os ingredientes emolientes desses produtos devolvem a maciez aos fios;
- Frizz para longe: aqueles cabelinhos arrepiados e indesejados geralmente são consequência de uma fibra capilar ressecada. Mas isso não é problema para quem lava os fios com uma máscara capilar, por exemplo;
- Cabelos recuperados: como seus fios vão receber hidratação e nutrição constantemente, os danos não tem vez. Por isso, danos causados pelo sol, secador, chapinha ou outros procedimentos químicos podem ser reparados diariamente.
Fazer essa técnica ficou mais interessante, não é mesmo?
Co-wash pode ser feito com qualquer produto?
Não. Ela precisa ser realizada com produtos que sejam livres de parafinas, silicones insolúveis, parabenos e petrolatos, ou seja, precisa ser liberado para técnicas de No poo.
Por isso, sempre fique de olho no rótulo e na listagem de ingredientes, evite ativos como:
- Dimethicone;
- Amodimethicone;
- Cetearyl Methicone;
- Cetyl Dimethicone;
- Cyclomethicone;
- Cyclopentasiloxane;
- Dimethiconol;
- Stearyl Dimethicone;
- Trimethylsilylamodimethicone;
- Simethicone;
- Polydimethylsiloxane;
- Methicone;
- Phenyl Trimethicone;
- Dimethylpolysiloxane;
- Bis-Aminopropyl Dimethicone.
Escolha sempre produtos que sejam ricos em ativos emolientes, como manteigas, óleos hidratantes e plantas emolientes. Uma boa máscara de formulação leve é a ideal para realizar o co-wash.
Quais são os melhores produtos para co-wash?
Conheça aqui os melhores produtos para usar com essa técnica. Todos eles são liberados e, por isso, livres de parabenos, petrolatos e silicones insolúveis.
Co-wash
Conheça os produtos que foram especialmente desenvolvidos para a técnica:
- Co-wash Apse Crespo Power Limpeza Profunda: ele realiza uma limpeza suave que não resseca os cabelos. É ideal para fios cacheados e tem uma fórmula vegana com óleo de semente de uva, manteiga de murumuru e de cacau;
- Creme Multifuncional Yamasterol Argan: pode ser utilizado por todos os tipos de cabelos e é rico em pantenol, óleo de argan, vitamina E e aloe vera. Ajuda a deixar os fios mais maleáveis, hidratados, macios e super sedosos;
- Creme Multifuncional Salon Line Hidra Multy: deixa os fios super saudáveis, hidratados e sem frizz. Tem proteção UV e é rico em vitamina A, E e pantenol.
Condicionador
O condicionador é um ótimo produto para usar na técnica de co-wash. Conheça aqui alguns produtinhos curingas para isso:
- Condicionador Yamasterol Co-wash: realiza uma limpeza suave em todos os tipos de cabelos e é rico em ativos hidratantes e antioxidantes como chá verde e aloe vera;
- Condicionador Bio Extratus Botica Co-wash Cachos Perfeitos: rico em ingredientes naturais, foi desenvolvido especialmente para cabelos cacheados. Ele ajuda na hidratação e recuperação dos cachinhos.
Máscaras
As máscaras vão além de ajudar na limpeza, pois também tem uma ação super poderosa na hidratação dos fios, conheça aqui algumas máscaras que vão transformá-los:
- Divino Potão 2 em 1 Skala Expert: promove hidratação, diminuição do frizz e ainda ajuda no controle de volume. É rico em óleo de rícino, argan, queratina e colágeno vegetal;
- Creme de Hidratação Skala #MaisLisos: ideal para fios lisos, esse creme conta com amido de milho, pantenol, proteína do arroz e vitamina E. Pode ser utilizado como creme de pentear e ajuda a deixar os fios mais disciplinados;
- Creme de Tratamento Skala Dona Skala: esse produto tem uma alta ação nutritiva que conta com óleos de girassol, abacate, coco e linhaça. Juntos, esse ingredientes ajudam a recuperar fios danificados;
- Máscara de Hidratação Inoar Cicatrifios: conta com a tecnologia RejuComplex3 que ajuda a recuperar os danos na fibra capilar, além disso, deixa um efeito liso e emoliente nos fios logo depois da aplicação. É um produto cruelty-free e vegano;
- Creme de Hidratação Origem O Incrível 2 em 1 para Cacheados: produto super versátil que pode ser utilizado de várias formas. É ideal para diminuir o frizz de cabelos cacheados.
Infantis
Os pequenos não ficam de fora dessa técnica, no mercado é possível encontrar produtos desenvolvidos especialmente para os cabelos infantis:
Condicionador Kids Salon Line Tô de Cachinho Desembaraço Divertido: com uma fórmula leve, foi desenvolvido especialmente para os cabelos cacheados dos pequenos. É um produto com fórmula hipoalergênica que é rica em babosa, camomila e pantenol, para manter os fios sempre macios.
Dicas do CR
- A técnica de co-wash é ideal para diminuir o frizz e cuidar dos seus fios de forma mais intensa, por isso é ideal para cabelos que são ressecados e opacos.
- Não se preocupe com a espuma, condicionadores e máscaras não fazem espuma quando utilizadas na lavagem dos fios, mas isso não quer dizer que os fios não estão limpos, viu?
- O co-wash não é muito indicado para cabelos que já são oleosos, por precaução, teste por alguns dias e veja se ele realmente se adapta ao co-wash antes de adotar como rotina.
- Ainda é possível realizar um cronograma capilar com o uso do co-wash. Basta intercalar a lavagem com máscaras de nutrição, hidratação e restauração que são liberadas.