Ataduras, Bandagens e Géis Massageadores para Contusões
(317)Preço
Categoria
- Ataduras e Bandagens
- Acessórios para Esporte
- Acessórios para a Saúde
- Ortopedia
- Produtos Hospitalares
- Relaxante Muscular
Marca
- Vitaltape
- Tmax
- Triane
- Cremer
- Famara
- Melhormed
- Neve
- Ultracotton
- American Medical
- Needs
Fabricante
- Cremer
- Polar Fix
- Neve
- Sanfarma
- Fisiovital
- Tecelagem Minasrey
- Ortho Pauher
- Controller
- Atamed
- BSN Medical
Quantidade
- 1 Unidades
- 1
- 5 Metros
- 12 x 1 Unidades
- 10 x 1 Unidades
- 118 mL
- 500 mL
Tudo sobre Ataduras, Bandagens e Géis Massageadores para contusões
Em alguns casos de contusões, principalmente esportivas, é indicado o uso de ataduras, bandagens ou géis massageadores para ajudar na proteção e recuperação do machucado.
Na hora em que você sofreu o trauma, o necessário é procurar um médico imediatamente, para que ele possa avaliar melhor a situação do problema e indicar o melhor tratamento.
Há alguns casos em que as pessoas já estão familiarizadas com alguns tipos de lesões e, por isso, utilizam géis para passar a dor ou já fazem um curativo logo após o incidente.
É possível fazer isso na hora, porém, logo depois é necessário consultar seu médico. Só ele vai saber indicar se foi alguma lesão simples, que envolve apenas algumas dores e repouso, ou se será preciso realizar algum tratamento mais específico.
O que é uma bandagem?
A bandagem é uma faixa de tecidos, gazes, crepom, elástica, que se adapta de modo confortável a uma região do corpo, como pano de linho ou lã. Ela possui a função de cobrir uma parte do corpo que pode estar machucada por diversas razões.
Possui como finalidades:
- Imobilizar determinada região;
- Fixar curativos;
- Proteger feridas;
- Manter estética no curativo, para maior mobilidade, nutrição da cartilagem;
- Evitar a atrofia muscular;
- Trabalho linfático e venoso;
- Reabsorção de hematomas e edemas;
- Melhora a propriocepção no caso do uso de bandagens no ombro, utilizado na fisioterapia.
Por conta desse fator, ajuda na prevenção de lesões musculares e articulares, consegue melhorar a circulação sanguínea e linfática, diminuir a sensação de dores, melhorar a resposta motora, a função neurológica e a estabilidade circular.
Pode fazer com que o corpo se cure naturalmente, dependendo do caso e do tipo de contusão pois quando aplicado em um local, o músculo pode ser estimulado indiretamente a relaxar ou contrair. Isso vai depender de como vai ser a forma em que a bandagem vai ser aplicada.
É muito comum usar bandagens para cobrir com ataduras determinada parte do corpo que está com alguma lesão, evitando complicações.
Atualmente, seu uso mais frequente é o de cobrir lesões cutâneas, imobilizar lesões osteoarticulares e tratar lesões musculoesqueléticas.
Vale ressaltar que só um médico pode te indicar qual produto usar, pois só ele sabe o tipo da sua lesão.
Tipos de bandagens
Circular
Para uma bandagem desse tipo, é necessário enfaixar o contorno completo da atadura em si. A atadura é enrolada em volta da parte lesionada, sobrepondo uma volta completa à anterior. Geralmente é utilizado nos dedos, pescoço, punho, tornozelo, entre outros.
Espiral
É comum de ser usada em extremidades e consiste em enrolar todo o material no local lesionado, geralmente cobrindo ⅔ do curativo da volta anterior.
Então, é enrolada obliquamente, de maneira que a volta posterior recubra os ⅔ de sua largura.
Ascendente
Costuma começar sempre na parte inferior do segmento corporal, seguindo o sentido de baixo para cima. Geralmente é colocada no punho, dedo e tronco.
Descendente
Esse tipo de bandagem costuma começar a partir da parte superior do segmento corporal, de cima para baixo.
Reversa
É realizada uma volta em espiral ascendente. Porém, é feito o inverso na metade de cada volta.
Inversa ou reversa
Costuma ser feita dobrando a atadura sobre ela mesma. Usa-se o polegar ou o indicador para guiá-la até o ponto onde está dobrada.
Cruzada em oito ou espica
Esse tipo de procedimento é usado nas articulações, como no pulso, cotovelo, joelho ou tornozelo. Para realizá-lo, é preciso flexionar levemente a articulação e fazer duas ataduras circulares no centro. Portanto, parece uma figura em oito, o que dá sentido ao nome.
Capacete
É usado em ferimentos na cabeça. Pode ser feito com uma ou duas bandagens.
Bandagem simples
A parte lesionada é revestida com diversas voltas de ataduras, com malha elástica ou látex.
Bandagem completa ou tipoia
É muito utilizada para proporcionar suporte ao membro que necessita de cuidados, devido à uma luxação ou fratura.
Elástica
Sabe aquelas fitas coloridas que muitas pessoas que praticam atividades físicas usam? Estas são as bandagens elásticas.
Ajudam na circulação sanguínea, reduzem dores e inchaços e são confortáveis de serem utilizadas. Além disso, são ótimas para prevenir novas lesões.
O que são géis massageadores?
Eles podem ser classificados como spray para contusão, gel, entre outros tipos, porém, sua ação é muito parecida. Geralmente são utilizados em contusões nos esportes.
Se você joga futebol ou pratica outro esporte, provavelmente já viu algum amigo sofrendo uma lesão muscular, isso se você mesmo já não sofreu.
Nesses casos, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos tópicos, sejam em formato de gel ou spray, podem ser grandes aliados na recuperação.
A maioria dos sprays é utilizada para combater as dores com uma espécie de congelamento da área, para que o atleta retorne o mais rápido possível à campo.
É possível também utilizar a compressa de gelo, porém, ela não resfria tanto o local e o atleta precisa ficar mais tempo parado.
Como funciona o spray utilizado por jogadores de futebol?
Os atletas profissionais costumam utilizar sprays quando sofrem lesões. A função do produto nesse caso é combater a dor.
Este tipo de produto é desenvolvido para aliviar temporariamente e imediatamente os sintomas das dores.
O objetivo desse tipo de spray é colocar o atleta em campo novamente, porém, isso aumenta os riscos de agravar a lesão.
É comum que atletas se machuquem, e utilizem o spray para aliviar a dor. Porém,depois do jogo quando o corpo esfria, sintam novamente a lesão, apontando algum sintoma mais grave.
Agora, se você é atleta de fim de semana, não é indicado utilizar o produto da mesma maneira que os jogadores. Nesse caso, a recomendação é respeitar os limites do corpo, aplicando o produto com fins terapêuticos e ficando em repouso. Se a dor for intensa, procure um médico imediatamente.
Riscos do gel massageador
Também chamado de “spray mágico”, os géis e sprays massageadores podem trazer riscos para quem o utiliza.
Diversos médicos alertam para as substâncias tóxicas contidas no produto e para o risco de piora da lesão.
Como você já sabe, é normal utilizar o produto em atletas, porém, em pessoas que não são esportistas profissionais, é necessário muito cuidado.
Um dos problemas são seus componentes. Enquanto há alguns naturais, outros contêm substâncias perigosas.
Existem sprays com componentes naturais, como aqueles à base de cânfora e mentol. Há também outros que possuem cloroetano, uma substância usada na gasolina e que, quando não é aplicada corretamente, pode conter propriedades intoxicantes.
Em casos de feridas abertas, essa substância também é um problema. Isso porque pode ser agressiva à ferida e trazer sérias complicações para as pessoas.
Outro problema ainda mais sério é seu uso em crianças. Como possuem elementos tóxicos, esses produtos nunca devem ser utilizados por pais e mães em seus filhos, apenas se um médico recomendar.
O que é uma atadura?
As ataduras são quaisquer tiras de pano, em diferentes larguras e comprimentos, que possuem a função de fixar curativos e protegê-los contra fatores externos nocivos.
Além disso, conferem suporte, corrigem defeitos e agem sempre em favor da circulação do seu corpo.
Tipos de atadura
Gaze
É uma malha que, dependendo da quantidade de fios, determina a qualidade do resultado final da bandagem. É muito comum de ser usado em curativos e o material que se utiliza é fino e maleável, para facilitar a aplicação em qualquer superfície.
Crepom
Promove muita segurança devido a sua elasticidade, sendo muito utilizado para fixar curativos e imobilizações. Também é indicado para terapia compressiva, enfaixamentos e prevenção de contusões em atividades esportivas.
Elástica
É indicado para tratar hemorragias e varizes. Além disso, auxilia no tratamento de lesões, proteções musculares e de articulações, para proporcionar suporte na região em que é usado.
Flanela
É uma atadura confeccionada em algodão, que funciona como isolador entre a epiderme e a atadura gessada. Possui a função de conservar o calor, para favorecer a circulação.
Gessada
Pode ser utilizada em qualquer tipo de imobilização com fixação rápida, como em fraturas ou lesões. Geralmente, envolve o gesso em um tecido tela 100% algodão.
Adesiva
Este tipo de atadura é muito utilizada em pequenas feridas. Possui tamanhos diferentes, para poder abranger a maioria dos ferimentos.
Indicações
Nossa equipe separou algumas indicações com ofertas disponíveis no CR, para te ajudar na escolha do produto. Olha só:
- Atadura Ajustável Elástica Mercur: Este produto possui várias funções, que incluem ajudar pessoas que sofrem com varizes, proteger a musculatura e evitar lesões durante de atividades físicas de muitas repetições.
- Cataflam Sport Ice: É indicado para traumas, contusões, dores musculares, câimbras, torcicolos e processos inflamatórios. Resfria a pele para ajudar em lesões.
- Atadura Elástica Ideal: Indicado para enfaixar diversos locais na hora de praticar exercícios físicos. Proporciona proteção ao local que está enfaixado.
Dicas do CR
- Fique sempre muito atento ao uso de géis e sprays massageadores, o indicado é se prevenir. Antes de sofrer qualquer lesão, pergunte ao seu médico como funciona, para entender melhor em qual tipo de dor, machucado ou lesão é possível usar o produto.
- Mantenha sempre todos os produtos fora do alcance de crianças. O uso inadequado pode ser muito prejudicial à saúde.
- Sempre fique atento à como usar as bandagens e ataduras. Seu uso indevido pode prejudicar a circulação sanguínea e trazer problemas.
- Nunca aplique géis massageadores em feridas abertas, pois isso pode levar o machucado a ficar pior.
- Evite aplicar bandagens elásticas sobre tecidos dérmicos frágeis ou em fase de cicatrização.
- Bandagens não podem ser usadas sobre celulites ou áreas que possuam infecções ativas graves, localizadas tanto na superfície quanto interiores.