Vacina Pneumonia
(17)Preço
Tipo de receita
- Branca Comum - Vacinas (Venda sob Prescrição Médica)
Classe terapêutica
- Vacina Para Pneumonia
- Vacinas Para Pneumonia
- Vacinas Haemophilus B
Forma farmacêutica
- Suspensão injetável
- Solução injetável
Categoria
- Medicamentos
- Vacina Pneumonia
- Vacina Meningite
- Otite
- Pneumonia
Fabricante
- Fiocruz
- Pfizer
- GSK
- MSD
- Sanofi
- Schering-Plough
Princípio ativo
- Vacina Pneumocócica 10-Valente (Conjugada)
- Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica)
- Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
- Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
- Vacina Pneumocócica 20-Valente (Conjugada)
- Vacina Contra Haemophilus influenzae B (Conjugada)
Tipo do medicamento
- Biológico
Quantidade
- 0.5 mL
Tudo sobre Vacina Pneumonia
As vacinas pneumocócicas foram desenvolvidas para proteger a população de doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como, por exemplo, as meningites e pneumonias.
Existem dois tipos de vacinas contra pneumonia disponíveis, a conjugada, que incluem as VPC10 e VPC13 e a polissacarídica, que inclui a VPP23.
Os números presentes no nome de cada uma delas, se referem aos sorotipos contidos em suas formulações, os quais ela auxilia no combate.
A aplicação da vacina conjugada é feita de maneira intramuscular, com doses que variam conforme a idade e o quadro de vacinação de cada pessoa.
Para as crianças, ela é recomendada como parte do programa de vacinação infantil padrão, com doses que, normalmente, são aplicadas no 2º, 4º, 6º e do 12º ao 15º mês de vida (1 ano e 5 meses).
A imunização também é prioritária para pessoas com mais de 65 anos, que possuem a imunidade baixa, e para quem tem de 6 a 64 e carrega alguma condição de saúde com alto risco de desenvolver infecções pneumocócicas, como:
- Ter implante coclear;
- Pessoas sem baço funcional (incluindo doença falciforme);
- Com o sistema imunológico debilitado, isso inclui indivíduos com linfoma, HIV, leucemia ou câncer avançado;
- Quem faz uso de imunossupressores e/ou que fizeram algum transplante de órgãos;
- Ter vazamento de líquido espinhal;
- Ser portador de doença renal crônica ou síndrome nefrótica.
Já a vacina pneumo 23 (VPP23) é aplicada na pele ou no músculo, e também é prioritária para o grupo com mais de 65 anos e saúde debilitada.
Ela está inclusa na Campanha Nacional de Vacinação, sendo ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das limitações de saúde mencionadas acima, essa versão também é prioritária para quem tem entre 2 e 64 anos e se encaixa nas seguintes condições:
- Fumantes;
- Portadores de diabetes;
- Tenham alguma disfunção cardíaca crônica, distúrbios pulmonares e hepáticos;
- Dependentes de álcool.
Ambas as vacinas para pneumonia ajudam o corpo a desenvolver mecanismos de defesa para também combater complicações de outras doenças graves oriundas da bactéria pneumococo.
É justamente por isso que é importante mantê-las em dia, pois mais de 250 cepas desse microrganismo estão em circulação.
Quem precisa tomar a vacina de pneumonia?
Quem precisa tomar a vacina da pneumonia são crianças, pessoas com mais de 65 anos e adultos que tenham limitação de saúde que enfraquece o sistema imunológico, como, por exemplo, ser portador de doença de Hodgkin, câncer ou HIV, e também doenças crônicas.
Quem pode tomar a vacina pneumo 23 pelo SUS?
Quem pode tomar a vacina pneumo 23 pelo SUS são as crianças, idosos e adultos que tenham doenças crônicas ou que afetam o sistema imunológico, por exemplo, ser portador de doença de Hodgkin, câncer ou HIV.
É bom tomar vacina de pneumonia?
Sim! É bom tomar a vacina para pneumonia, para que o corpo possa criar mecanismos de defesas contra a bactéria pneumococo, a fim de evitar suas complicações.
Quanto custa a vacina contra a pneumonia?
A vacina contra a pneumonia pode custar valores diferentes conforme o tipo, a região, sua procura e também da instituição que está ofertando a imunização.
Por isso, recomenda-se consultar os órgãos de saúde locais ou um profissional de saúde para informações mais precisas sobre o custo da vacina contra a pneumonia na sua região.
Qual o valor da vacina pneumocócica?
O valor da vacina pneumocócica pode variar dependendo da região, da instituição que oferece a vacinação, sua procura, entre outros fatores. Em alguns lugares, a vacina pode ser gratuita para certos grupos de risco, como idosos e pessoas com condições de saúde que aumentam o risco de complicações graves da doença pneumocócica.