Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Ácido Hialurônico Estabilizado

(1)

O Ácido Hialurônico Estabilizado é indicado para tratamento sintomático de osteoartrite leve ou moderada no joelho ou quadril. Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane . Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Preço + Frete
Preço
Qual é o seu preço ideal?
Tipo de receita
Selecione um(a) Tipo de receita
  • Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Forma farmacêutica
Selecione um(a) Forma farmacêutica
  • Solução injetável
Categoria
Selecione um(a) Categoria
  • Artrite
  • Artrose
  • Medicamentos
  • Medicamentos Alto Custo
Dosagem
Selecione um(a) Dosagem
  • 20mg/mL
Fabricante
Selecione um(a) Fabricante
  • Bioventus LLC
Princípio ativo
Selecione um(a) Princípio ativo
  • Ácido Hialurônico Estabilizado
Tipo do medicamento
Selecione um(a) Tipo do medicamento
  • Outros
Quantidade
Selecione um(a) Quantidade
  • 3 mL

Bula do Ácido Hialurônico Estabilizado

Ácido Hialurônico Estabilizado, para o que é indicado e para o que serve?

O Ácido Hialurônico Estabilizado é indicado para tratamento sintomático de osteoartrite leve ou moderada no joelho ou quadril.

Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Quais as contraindicações do Ácido Hialurônico Estabilizado?

Não conhecidas.

Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Tipo de receita

Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

Como usar o Ácido Hialurônico Estabilizado?

Ácido Hialurônico Estabilizado é um preparado de dose única e deve ser injetado só uma vez por tratamento. A dose recomendada é de 3 ml (uma seringa) por tratamento cada joelho ou cada articulação do quadril.

Não existem instrumentais a serem utilizados com o Ácido Hialurônico Estabilizado.

A agulha deve ser adquirida a parte, pois não faz parte desse produto. A agulha recomendada deve ser de 18 a 22 G, com um comprimento adequado.

Informação Geral sobre a Administração

Ácido Hialurônico Estabilizado só deve ser injetado por um médico certificado em locais adequados a injeções intra-articulares.

Uso restrito de técnica asséptica deve ser seguido ao injetar Ácido Hialurônico Estabilizado.

O local da injeção deve ser previamente limpo com álcool ou outra solução antisséptica adequada.

A rota da injeção de Ácido Hialurônico Estabilizado deve ser escolhida de forma a que sejam evitados quaisquer danos a estruturas vitais adjacentes.

Ácido Hialurônico Estabilizado só deve ser injetado na cavidade da articulação.

Remover derrames na articulação se os houver, antes de injetar Ácido Hialurônico Estabilizado. Deve ser usada a mesma agulha para a remoção de derrame e injeção Ácido Hialurônico Estabilizado.

A agulha recomendada deve ser de 18 a 22 G, com um comprimento adequado.

Informação Adicional para Tratamento de Osteoartrite do Quadril

  • A injeção intra-articular no quadril deve ser administrada sob controle fluoroscópico (de preferência com contraste) ou controle ultra-sonográfico, para assegurar que a agulha está bem localizada na cavidade da articulação.
  • É recomendado o uso de anestesia local para inserir a agulha.
  • Injeções no quadril só devem ser administradas por médicos experientes neste tipo de injeção.

Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ácido Hialurônico Estabilizado?

Eventos Adversos

Osteoartrite no Joelho

A maioria das reações adversas registradas em estudos clínicos no tratamento de osteoartrite do joelho foram descritas como dor temporária, inchaço e/ou imobilidade do joelho, de intensidade suave ou média, com uma duração média de uma semana.

Em alguns pacientes, os sintomas de dor e/ou inchaço/imobilidade do joelho, duraram mais de 3 semanas, mas nestes casos os sintomas observados não se distinguiam das flutuações inerentes da patologia de osteoartrite.

Osteoartrite do Quadril

No estudo clínico de tratamento de osteoartrite no quadril, 9 de 31 pacientes apresentaram exarcebação de dor e/ou imobilidade do quadril em tratamento. Estas reações foram temporárias com uma duração média de aproximadamente 12 dias. Apenas alguns destes pacientes necessitaram de tratamento com analgésicos ou AINES.

Nenhuma da reações adversas referidas para osteoartrite do joelho ou quadril foram interpretadas como artrite inflamatória aguda ou reações alérgicas, não tendo necessitado de cuidados médicos do tipo intervenção cirúrgica, esteróides sistêmicos ou intra-articulares ou antibióticos.

Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Quais cuidados devo ter ao usar o Ácido Hialurônico Estabilizado?

  • Ácido Hialurônico Estabilizado deve ser usado com cuidado em pacientes com estase venosa ou linfática na perna.
  • Ácido Hialurônico Estabilizado não foi testado em mulheres grávidas ou lactantes, ou em crianças.
  • Se o tratamento for bilateral, deve ser usada uma seringa de Ácido Hialurônico Estabilizado em separado para cada joelho ou quadril.
  • Como qualquer procedimento invasivo de articulação, há um pequeno risco de infecção ao injetar Ácido Hialurônico Estabilizado.
  • Ácido Hialurônico Estabilizado não deve ser injetado se o doente for sensível a produtos à base de Ácido Hialurônico Estabilizado.
  • Não deve ser administrada anestesia local se for do conhecimento geral que o doente é alérgico ou sensível a anestesia local.
  • Injeções no quadril com controle fluoroscópico e o uso de contraste não devem ser administradas se o paciente for alérgico ou sensível ao uso de contraste.
  • Em estudo clínicos, não foram estudados casos com re-injeções com intervalos menores do que 6 meses entre a primeira e a segunda injeção.

Informações Médicas Importantes

Osteoartrite ou doença articular degenerativa caracteriza-se por perda progressiva e lenta da cartilagem articular e alterações reacionais articulares ocorrendo neoformação óssea (osteófilos). Resulta em alterações anatômicas, com conseqüentes repercussões nas articulações, principalmente em joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral.

Além de provocar dores, sensações de rigidez e edema, a osteoartrite pode ocasionar limitações funcionais, tais como perda de movimentos, deformidades e até incapacidade total do membro, de acordo com a articulação atingida.

É uma afecção dolorosa das articulações que ocorre por insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial e fatores genéticos.

É uma das causas mais freqüentes de dor do sistema músculo-esquelético e de incapacidade para o trabalho no Brasil e no mundo.

Joelho normal

  • Cartilagem normal – proporciona uma superfície macia para que os ossos possam se mover uns sobre os outros.
  • Alta concentração de Ácido Hialurônico Estabilizado no líquido sinovial – lubrifica a articulação e protege contra choques.
  • Osso normal.

Joelho com osteoartrite

  • Cartilagem desgastada – se completamente, os ossos podem colidir entre si gerando dor.
  • Baixa concentração de Ácido Hialurônico Estabilizado no líquido sinovial – menor proteção da articulação.
  • Osteófitos.

Avisos

  • Ácido Hialurônico Estabilizado não deve ser injetado se o joelho ou articulação dão quadril estiverem infectados ou muito inflamados.
  • Ácido Hialurônico Estabilizado não deve ser injetado se houver alguma patologia dermatológica ativa ou uma infecção no local, ou na zona de injeção.
  • Ácido Hialurônico Estabilizado não deve ser injetado intra-vascular ou extra-articulacão nos tecidos sinoviais ou cápsula.

Informar ao Paciente que:

  • Como em qualquer outro procedimento invasivo das articulações é recomendado que evitem atividades físicas extenuanes (por exemplo, tênis, corrida ou grandes passeios a pé) nos dois dias após a injeção.
  • Antecipar a possibilidade de algumas reações temporárias relacionadas com a injeção de Ácido Hialurônico Estabilizado durante a primeira semana após a injeção, como sejam dores e/ou inchaço/imobilidade de intensidade suave a moderada. Se os sintomas durarem mais do que uma semana, contatar um médico.

Eficácia

  • Os dados clínicos apontam para benefícios médios significativos tais como melhoria da dor do joelho e função física, versus a linha de base aos 6 meses de pós-tratamento. Os doentes foram novamente tratados ao fim de 6 meses. O novo tratamento não produziu um aumento da taxa de efeitos adversos.
  • Os dados clínicos apontam para benefícios médios significativos tais como a melhoria da dor do joelho e função física, versus a linha de base aos 6 meses de pós-tratamento.
  • A semi-vida do produto em joelhos humanos é de aproximadamente 4 semanas, o que significa que resta apenas cerca de um quarto da dose após 8 semanas.

Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Qual a ação da substância do Ácido Hialurônico Estabilizado?

O Ácido Hialurônico Estabilizado do corpo constitui uma parte natural do líquido sinovial e age nas articulações como um lubrificante da cartilagem e dos ligamentos e como um amortecedor de choques. Sabe-se que o líquido sinovial das articulações afetadas por osteoartrite apresenta viscosidade e elasticidade muito mais baixas em relação às articulações saudáveis. Injeções de Ácido Hialurônico Estabilizado na articulação restauram a viscosidade e a elasticidade podendo diminuir a dor e melhorar a mobilidade da articulação.

Fonte: conteúdo extraído do material do medicamento Durolane. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Nomes comerciais

Doenças relacionadas

Especialidades Médicas

Ortopedia e traumatologia

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Ácido Hialurônico Estabilizado

Ler a bula do Ácido Hialurônico Estabilizado completa

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.