Higiene Bucal Infantil
(117)Preço
Categoria
- Higiene Bucal Infantil
- Acessórios Infantis
- Fios e Fitas
- Escova de Dente Infantil
- Infantil
- Creme e Gel Dental Infantil
- Creme e Gel Dental
- Higiene Bucal
- Solução Bucal
- Cuidados Pessoais Infantis
Marca
- Flipper
- Condor
- G.U.M
- Plasútil
- Etident
- Colgate
- Dentalclean
- Frescor
- Angie
- Propomax
Fabricante
- Curaden Swiss
- Condor Indústria
- Plasútil
- Sunstar
- Kopeck
- Colgate Palmolive
- Dentalclean
- Climaco
- Angelus
- Apis Flora
Quantidade
- 1 Unidades
- 2 x 1 Unidades
- 50 Metros
- 25 Metros
- 30 mL
- 40 x 1 Unidades
- 50 g
- 100 g
- 10 g
Tudo sobre Higiene Bucal Infantil
A saúde bucal é um ponto que merece atenção diária. Isso porque ela está diretamente relacionada à nutrição, além de se conectar com outras áreas do organismo.
A curto prazo, uma higiene bucal mal feita ou inexistente pode ocasionar problemas como a cárie, gengivite e a candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho.
Além disso, pessoas com problemas cardíacos, diabéticos, gestantes e outros grupos podem sofrer de complicações por conta de feridas ou inflamações na gengiva, dentes e em toda a região da boca.
Desta forma, é fundamental que esse cuidado faça parte da rotina. E ele precisa começar desde cedo, ainda na primeira infância, não apenas para que a criança se habitue a isso, mas, principalmente, para manter a saúde ainda nessa fase, que se refletirá na vida adulta.
É importante frisar que a higiene bucal não se limita aos dentes. Por isso, não se deve esquecer das outras partes da boca, como língua e gengivas. Assim, engana-se quem pensa que esse cuidado deve iniciar apenas depois do nascimento dos dentes.
Mesmo nos primeiros meses, enquanto a alimentação é feita exclusivamente com leite, deve-se limpar a boca do bebê com uma gaze, tecido ou uma escova própria, seguindo as orientações de um profissional.
Com a maior parte dos dentes de leite já nascidos, se torna necessária a utilização de uma escova dental infantil. Ela deve ser macia e pequena, já que precisa alcançar todos os cantos da boca. No mercado há opções variadas, e deve-se escolher a que possua um tamanho que se adeque à criança.
É importante se atentar também ao creme dental infantil. Os pequenos podem utilizar produtos com flúor, já que essa substância é importante para a limpeza dos dentes. Porém, a porcentagem dele na fórmula deve ser reduzida, podendo aumentar à medida que a idade avança.
Junto disso, a quantidade de creme utilizado na escovação não precisa ser grande. Para crianças ainda muito pequenas, a porção não deve ultrapassar o tamanho de um grão de arroz.
O fio dental também deve ser usado, já que ele é fundamental para remover os resíduos que se fixam entre os dentes, reduzindo, assim, as chances de surgirem cáries.
A higiene bucal da criança deve ser feita sempre pelos responsáveis, até que ela desenvolva a coordenação necessária para aprender por si mesma. Porém, ainda é preciso acompanhar de perto e monitorar a qualidade do processo de higienização.
Crianças mais velhas podem completar a limpeza oral com um antisséptico bucal infantil, que pode contribuir para a remoção de bactérias e resíduos.
Veja a seguir mais algumas informações a seguir.
O que é higiene da boca?
A higiene bucal consiste na limpeza e manutenção da saúde de toda a região da boca, incluindo dentes, gengivas, língua, céu da boca e a parte interna da bochecha. Essa limpeza deve ser frequente e feita da forma correta. Os cuidados ainda incluem um acompanhamento com um profissional odontológico, que poderá orientar e fazer limpezas mais profundas.
A alimentação também pode influenciar na higiene bucal, já que o alto consumo de açúcar pode contribuir para o surgimento de cáries, que é um dos problemas mais comuns nesta região.
Qual é a importância da escovação dental infantil?
A escovação dental em crianças é muito importante para evitar problemas nos dentes, gengivas e na boca como um todo. Algumas das consequências mais comuns que a falta do cuidado bucal pode causar são cáries nos dentes e a candidíase oral, chamada também de sapinho.
Esse cuidado também pode fazer a diferença na vida adulta, já que o hábito criado nos primeiros anos de vida poderá ser levado para o futuro.
Além disso, o acompanhamento odontológico desde cedo é fundamental para que os responsáveis sejam orientados adequadamente e a saúde bucal seja mantida, já que ações mais intensivas devem ser feitas por um profissional.
Dados da Organização Europeia de Pesquisa sobre a Cárie indicam que bebês e crianças de até 3 anos que frequentam o dentista têm uma redução de até 69% de chances de aparecerem cáries.
Como deve ser feita a higiene da boca?
Os principais passos para fazer a higienização oral são a utilização do fio dental e da escova de dentes. O primeiro deve ser aplicado no espaço entre os dentes, de forma que retire todos os resquícios de alimentos que se prendem ali. O próximo passo é a escovação, e para isso deve-se utilizar uma escova de dentes e um creme dental com flúor. As cerdas devem escovar toda a superfície dos dentes, por um tempo de, no mínimo, dois minutos.
Com eles devidamente higienizados, é hora de fazer a escovação da língua e das outras regiões da boca, afinal, resíduos e microorganismos também estão presentes nessas áreas. A higienização pode ser finalizada com um antisséptico bucal, que consegue alcançar as áreas mais difíceis.
É indicado que esse processo seja feito pela manhã ao acordar, antes de dormir e após todas as refeições.
É certo molhar a pasta antes de escovar os dentes?
Não há um consenso sobre ser correto ou não molhar o creme dental nas cerdas da escova antes de levá-la à boca. Há profissionais da área que acreditam que a água pode afetar a eficácia da pasta e da escovação, enquanto outros afirmam que não faz diferença.
O excesso de espuma gerada pela água pode reduzir o atrito entre a pasta e os dentes. Entretanto, quando úmido, o creme pode ser espalhado com mais facilidade. Além disso, suas propriedades são diluídas e podem penetrar melhor nos dentes.
Essa e outras dúvidas quanto à higienização bucal podem ser tiradas com um profissional odontológico de confiança, que conhece as necessidades de cada um e pode orientar individualmente da melhor maneira. Assim, deve-se seguir essas recomendações.
Indicações
Confira agora alguns itens necessários para a higienização bucal em casa.
Bebês
Desde os primeiros dias de vida, os bebês precisam ter sua região bucal higienizada diariamente. Porém, o processo de limpeza é mais simples, já que consiste apenas na retirada dos resíduos de leite ou alimentos da boca, sem a utilização de cremes ou escovas com cerdas tradicionais.
Escova massageadora
Este é um produto indicado para ser utilizado em recém nascidos e bebês que ainda não possuem os dentes formados. Com a escova é possível limpar a boca após as mamadas e manter a saúde bucal em dia desde cedo.
Crianças
O processo da higiene bucal de crianças que já possuem os dentes é muito semelhante ao de adultos.
Fio dental
Para fazer a limpeza interdental, este é um item de higiene bucal insubstituível. Ele deve ser passado por entre os dentes, retirando a sujeira dessas regiões.
Escova de dente
Os dentes e a língua precisam ser escovados, só assim é possível remover resíduos e microrganismos que se fixam na sua superfície. As escovas para crianças possuem um tamanho menor, adequado à sua boca, podendo se encaixar nas regiões de difícil acesso.
Creme dental
O creme dental é utilizado junto com a escova e possui propriedades que permitem que a limpeza seja realizada. Ele deve possuir flúor, uma substância importante para a saúde dos dentes, mas as versões infantis possuem uma quantidade reduzida.
Enxaguante bucal
A limpeza é finalizada com o enxaguante bucal, que auxilia na remoção de bactérias em áreas que o fio dental e a escova não conseguem alcançar.
Qual é o melhor produto de higiene bucal infantil para comprar?
- Escova Dental Massageadora Infantil Kuka: para fazer a higiene de bebês que ainda não possuem dentinhos, esse é o produto ideal. A escova é composta por silicone, assim não machuca a boca e ainda pode ser esterilizada. Ela pode ser utilizada desde os primeiros dias de vida.
- Fio Dental G.U.M Kids Flossers Patrulha Canina: esse fio dental traz uma temática que as crianças adoram, o que ajuda a tornar esse momento mais divertido. Ele é fácil de usar, é revestido com flúor e ainda possui um sabor de uva.
- Gel Dental Infantil Tandy: com um gostinho marcante, o creme dental Tandy foi desenvolvido especialmente para crianças. Ele pode ser usado desde o primeiro dentinho, auxiliando na manutenção da saúde bucal. A concentração de flúor é baixa, dentro do indicado para os pequenos.
- Gel Dental Antiecárie Malvatrikids Júnior: este creme dental é indicado para crianças a partir dos 7 anos, e sua fórmula traz flúor em quantidade adequada para essa idade, auxiliando na prevenção de cáries.
- Escova Dental Infantil Condor Lilica Ripilica: com vários modelos para você escolher, essa escova pode acompanhar os pequenos em várias fases da vida.
- Escova Dental Elétrica Infantil Multilaser Saúde Kids Health Pro: para tornar a rotina ainda mais prática, a escova elétrica é uma ótima opção. Ela pode ser usada a partir dos 3 anos e é muito ergonômica.
- Enxaguante Bucal Colgate Plax Kids: na hora de finalizar a limpeza bucal, o enxaguante pode ser um grande auxílio, e essa versão tem ação antisséptica, além de ser livre de álcool, sendo ideal para o uso infantil.
Como fazer a higiene bucal infantil
Bebês
Em bebês que ainda não possuem dentes ou que têm apenas os primeiros já nascidos, a higiene bucal deve ser feita utilizando uma gaze, um pano esterilizado e umedecido ou um produto massageador próprio para essa função.
O adulto responsável pode encaixar esse utensílio no dedo e passá-lo delicadamente pelo interior da boca da criança.
Crianças
O primeiro passo é utilizar o fio dental, passando-o entre os dentes e removendo os resíduos que ficam ali.
Em seguida, aplique uma pequena quantidade do creme dental infantil de sua preferência nas cerdas de uma escova própria para crianças, então leve-a até a boca e escove toda a superfície dos dentes por, no mínimo, 2 minutos.
Depois, escove suavemente a língua, gengivas e outras superfícies possíveis de se alcançar, enxaguando a boca na sequência.
Finalize com um antisséptico bucal. Para isso, deve-se colocar na boca a quantidade indicada pelo fabricante e fazer um bochecho por cerca de 30 segundos. O líquido deve ser eliminado na pia e não é necessário enxaguar a boca depois disso.
Dicas da CR
- Em crianças pequenas, as cáries podem se espalhar rapidamente pelos dentes. Por isso, é importante fazer um acompanhamento odontológico frequente e buscar orientação especializada sempre que houver alguma dúvida.
- O uso de chupetas e mamadeiras pode afetar no desenvolvimento da arcada dentária, e a má higienização também pode levar bactérias à boca. Por esses e outros motivos, os bicos artificiais são desaconselhados por profissionais da área. Entretanto, se o uso for necessário ou se os responsáveis optarem por isso, é importante mantê-los sempre limpos e evitar a utilização por crianças mais velhas.
- Crianças e adultos que utilizam aparelhos ortodônticos devem cuidar da saúde bucal com mais atenção, já que a limpeza precisa ser mais criteriosa para que não fiquem resíduos no aparelho.
Agora que você já entende a importância da higiene bucal infantil e quais são os produtos indicados para mantê-la na rotina, é hora de entender suas necessidades e ter em casa os itens que vão te ajudar nessa tarefa.
Compare, compre e economize!