Remédios para Impetigo
(394)Preço
Tipo de receita
- Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
- Isento de Prescrição Médica
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
- Branca 2 Vias (Antibiótico - Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
- Receita Simples - Veterinário
Classe terapêutica
- Fluorquinolonas Orais
- Antibióticos Tópicos
- Corticoesteróides Associados A Antimicóticos E Antibacterianos
- Corticoesteróides Tópicos Puros
- Aminoglicosídeos
- Fluorquinolonas Injetáveis
- Macrolideos E Similares
- Antibióticos Tópicos E/Ou Sulfonamidas
- Antibióticos Sistêmicos Simples
- Antiacneicos Tópicos
Forma farmacêutica
- Comprimido revestido
- Pomada dermatológica
- Solução injetável
- Creme dermatológico
- Comprimido
- Cápsula gelatinosa dura
- Solução dermatológica
- Gel
- Creme ginecológico
- Cápsula dura
Categoria
- Medicamentos
- Antibióticos
- Pele e Mucosa
- Pneumonia
- Bronquite
- Infecção Urinária
- Sinusite
- Doenças dos Ossos
- Acne
- Dermatites
Dosagem
- 500mg
- 5mg/g + 250UI/g
- 0.5mg/g + 1mg/g + 10mg/g + 10mg/g
- 1mg/g
- 5mg/mL
- 750mg
- 40mg/mL
- 150mg/mL
- 20mg/g
- 300mg
Fabricante
- Eurofarma - Momenta
- Halex Istar
- Legrand
- Santisa
- Neo Química
- Cosmed
- Teuto
- Prati-Donaduzzi
- Geolab
- EMS
Princípio ativo
- Levofloxacino
- Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica
- Valerato de Betametasona + Sulfato de Gentamicina + Tolnaftato + Clioquinol
- Acetato de Dexametasona
- Sulfato de Gentamicina
- Clindamicina
- Mupirocina
- Violeta Genciana
- Clioquinol + Hidrocortisona
- Calendula Officinalis + Óxido de Zinco
Tipo do medicamento
- Genérico
- Similar
- Similar Intercambiável
- Novo
- Outros
- Referência
Quantidade
- 10 g
- 20 g
- 7 Unidades
- 15 g
- 10 Unidades
- 2 mL
- 3 Unidades
- 1 mL
- 150 mL
- 50 g
Impetigo: causas, transmissão, complicações e mais.
O que é?
O impetigo é uma infecção que atinge as partes externas da pele, sendo causada por dois tipos de bactérias do gênero Staphylococcus, que são a aureus e a pyogenes.
A infecção pode ocorrer quando uma delas ou as duas em conjunto afetam a pele, principalmente de crianças, gerando pequenas bolhas agrupadas - por isso os seus tipos são: impetigo bolhosa e não-bolhosa.
Regiões como rosto, tronco, braços e pernas são mais afetadas e a enfermidade, geralmente, não possui tantos sintomas, mas a taxa de transmissão é muito alta, pela facilidade com que a bactéria se propaga entre as crianças devido ao contato direto com as lesões infectadas.
Confira mais informações sobre o impetigo abaixo.
Causas e transmissão
A doença é causada pelas bactérias Staphylococcus aureus e Staphylococcus pyogenes, que criam pequenas feridas na pele que coçam muito.
Sendo assim, ao coçar a lesão, a pessoa é infectada e passa a bactéria para a mão, favorecendo o contágio em todos os objetos que ela encostar ou indivíduos próximos.
Por essa razão que o contágio em crianças é muito mais comum, pois o contato entre elas é maior e a higienização das mãos não é realizada de forma adequada e regular durante o dia, em muitos casos.
Além disso, insetos podem transmitir as bactérias também e a doença pode se desenvolver em feridas já feitas anteriormente.
Sintomas
O principal sintoma são as bolhas que a infecção causa, contudo, elas possuem diferenças conforme o grau da doença, pois em alguns casos elas podem ser pequenas e conter uma pequena quantidade de pus.
Já em casos mais graves as bolhas são bem maiores e possuem um líquido em seu interior, que favorece ainda mais a transmissão. Além disso, outros sinais da condição podem surgir, sendo eles:
- Inchaço na região afetada;
- Mal-estar geral;
- Febre.
São todos sintomas clássicos de uma infecção que podem aparecer principalmente em crianças e pessoas com sistema imunológico comprometido.
Complicações
O impetigo forma pequenas feridas e atinge as partes mais externas da pele, contudo, ele possui uma forma mais grave que é a ectima.
A ectima atinge camadas mais profundas da derme e cria lesões maiores, que podem causar dor e sensibilidade.
Junto disso, esta versão da enfermidade ainda dura mais tempo e necessita de um tratamento mais intenso, com uso de antibióticos orais, por exemplo.
Tratamento
Alguns cuidados fazem parte do tratamento contra o impetigo, como higienizar as lesões, utilizar pomadas indicadas pelo médico e manter curativos na área lesionada.
Contudo, o tratamento medicamentoso é o principal foco para o cuidado efetivo da doença, veja qual pode ser a indicação medicamentosa para o quadro da doença:
Medicação
O tratamento do Impetigo geralmente envolve o uso de antibióticos tópicos ou sistêmicos, dependendo da extensão e gravidade da infecção.
O tratamento tópico pode reduzir os efeitos colaterais e evitar a resistência aos antibióticos. Um exemplo é o Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica, que inibe o crescimento de diversas bactérias.
Em casos mais graves ou quando a infecção não responde aos antibióticos tópicos, podem ser prescritos medicamentos como o Levofloxacino ou Clindamicina, que agem interrompendo o crescimento e a proliferação das bactérias responsáveis pelo Impetigo.
No campo das terapias naturais e medicamentos tradicionais, tópicos com óleos essenciais como tea tree e Melaleuca alternifolia também mostraram eficácia.
A escolha do tratamento mais indicado deverá ser feita pelo médico após a avaliação das condições individuais do paciente.
Preocupações comuns
Após apresentar todas as informações sobre a doença, abaixo você poderá ver as respostas para algumas das perguntas mais feitas sobre o assunto.
Quando o impetigo deixa de ser contagioso?
Este tempo varia, o que pode tornar o impetigo não contagioso é o tratamento médico, geralmente, após 48 horas do início do uso dos medicamentos indicados pelo médico a doença pode ter sua taxa de transmissão nula.
Quanto tempo leva para curar o impetigo?
O tempo para curar totalmente a doença pode variar conforme a gravidade e se o tratamento está sendo feito de forma correta. Contudo, casos leves podem levar até 10 dias, enquanto quadros moderados e graves podem levar entre 3 semanas ou mais.
Quais são os três tipos de impetigo?
O impetigo possui os tipos não bolhoso e bolhoso, que caracteriza a aparência das bolhas presentes na pele.
Contudo, ele possui um terceiro tipo, que na verdade é uma evolução da condição, que é a ectima, e conta com lesões e crostas formadas mais profundas e que podem trazer dores e incômodos maiores.
Pode ter impetigo mais de uma vez?
Sim! A infecção pode ocorrer mais de uma vez, seja pelo contato das bactérias causadoras em feridas da pele ou em momentos em que o sistema imunológico esteja enfraquecido.
Por isso, é importante tomar sempre medidas protetivas, como higienizar bem as mãos e evitar o contato com pessoas infectadas.
Referências
- Impetigo — Sociedade Brasileira de Dermatologia;
- Impetigo e Ectima — Manual MSD, 2023;
- O que é Impetigo, tratamento, sintomas, prevenção e mais — Minuto Saudável, 2019.