Marbofloxacina
(5)Preço
Tipo de receita
- Receita Simples - Veterinário
Forma farmacêutica
- Comprimido
Categoria
- Medicamento Antibiótico para Cachorros
- Medicamentos
- Medicamentos Veterinários Antibióticos
- Medicamento Dermatológico para Cachorros
- Medicamento Dermatológico para Gatos
- Medicamentos Antibióticos para Gatos
Dosagem
- 20mg
- 27.5mg
- 5mg
- 80mg
- 82.5mg
Fabricante
- Vetoquinol
- Ceva
Princípio ativo
- Marbofloxacina
Tipo do medicamento
- Outros
Quantidade
- 10 Unidades
- 12 Unidades
Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol 5mg, caixa com 10 comprimidos
Indisponível
Vetoquinol
Marbofloxacina
Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol 20mg, caixa com 10 comprimidos
Indisponível
Vetoquinol
Marbofloxacina
Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol 80mg, caixa com 12 comprimidos
Indisponível
Vetoquinol
Marbofloxacina
Bula do Marbofloxacina
Marbofloxacina, para o que é indicado e para o que serve?
Marbofloxacina é indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis a marbofloxacina, tais como infecções de pele e anexos, infecções, urinárias, infecções gastrointestinais e infecções de vias respiratórias:
Agentes etiológicos suscetíveis:
- Bactérias Gram negativas: Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Enterobacter aerogenes, Serratia marcescens, Pasteurella multocida, Pasteurella haemolytica, Proteus vulgaris.
- Bactérias Gram positivas: Staphylococcus aureus Staphylococcus intermedius, Enterococcus fecalis.
Quais as contraindicações do Marbofloxacina?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Tipo de receita
Como usar o Marbofloxacina?
Marbofloxacina deve ser administrado diretamente por via oral, através de ingestão espontânea ou misturado à ração, carne ou qualquer outro alimento que agrade ao animal. O produto possui palatalizante em sua formulação, com o intuito de aumentar a aceitação espontânea do produto pelo paciente, auxiliando o proprietário no momento de tratar seu animal. A ingestão concomitante com alimentos não afeta a ação do produto. O produto apresenta um vinco que permite sua correta divisão em duas partes iguais, facilitando o ajuste da posologia.
A dosagem terapêutica do marbofloxacina para cães é de 2,75mg/Kg de peso corporal, a cada 24 horas que é equivalente a:
- 1 (um) comprimido de 27,5mg para cada 10Kg do peso corporal.
- 1 (um) comprimido de 82,5mg para cada 30Kg de peso corporal.
Sugestão de administração de marbofloxacina por peso corporal, com administração a cada 24 horas | ||
Peso do animal | Marbofloxacina 27,5mg | Marbofloxacina 82,5mg |
5Kg | 1/2 comprimido | - |
10Kg | 1 comprimido | - |
15Kg | 1 e 1/2 comprimidos | 1/2 comprimido |
20Kg | 2 comprimidos | - |
30Kg | 3 comprimidos | 1 comprimido |
Acima de 40Kg | Fornecer uma combinação adequada conforme proporção acima |
Observações:
- A dose pode ser adequada ao patógeno causador da infecção, bem como à severidade do quadro clínico, a critério do Médico Veterinário.
- Como para as demais drogas da família das floroquinolonas, não se recomenda sua utilização em animais jovens em fase de crescimento devido ao risco de comprometimento da cartilagem articular.
Duração do tratamento
A duração do tratamento varia de acordo com o tipo, severidade e evolução do quadro clínico, com o microorganismo envolvido e individualidade do paciente, podendo variar de 4 a 42 dias.
Tratamentos com duração superior a 42 dias ficam a critério do Médico Veterinário.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Marbofloxacina com outros remédios?
Antiácidos que contenham magnésio, alumínio, cálcio, zinco podem se ligar a marbofloxacina prejudicando sua absorção, assim como produtos a base de ferro que também reduzem a biodisponibilidade da droga.
O sucralfato também pode prejudicar a absorção da marbofloxacina, sendo recomendado um intervalo mínimo de 2 horas entre a administração destes fármacos.
Administração conjunta com teofilina pode aumentar a concentração sanguínea da teofilina.
Probenecida bloqueia a secreção tubular da marbofloxacina, podendo aumentar sua concentração sanguínea e meia-vida de eliminação.
Nitrofurantoína pode antagonizar a atividade antimicrobiana das floroquinolonas, sendo não recomendado associar estas drogas.
As fluoroquinolonas podem exarcerbar os efeitos nefrotóxicos de ciclosporina usada de forma sistêmica.
O uso concomitante de fluoroquinolonas com cloranfenicol ou rifamicina não é recomendado devido ao efeito antagônico dos mecanismos de ação.
Associação com metilxantinas pode levar a toxicidade do SNC.
Associação com varfarina pode levar ao aumento do tempo de protrombina.
Quais cuidados devo ter ao usar o Marbofloxacina?
As fluoroquinolonas são, em geral, bem toleradas e apresentam menor incidência de efeitos adversos quando em comparação com outras classes de antimicrobianos. Podem causar artropatia por erosão da cartilagem articular em animais jovens em desenvolvimento, assim como as outras drogas desta família, a marbofloxacina é contraindicada para filhotes de raças grandes é contraindicada até 12 meses de idade, e para filhotes de raças gigantes até 18 meses de idade.
A segurança do uso em animais gestantes não foi estabelecida, sendo assim sua utilização é contraindicada nessa situação.
É contraindicada para animais com hipersensibilidade a marbofloxacina.
A marbofloxacina está associada raramente à excitação do sistema nervoso central, devendo ser utilizada com cautela em animais com distúrbios neurológicos.
O risco - benefício de um possível tratamento com a marbofloxacina deve ser avaliado quando houver: desordens de sistema nervoso central (epilepsia, por exemplo), doença hepática, deficiência renal.
Efeitos adversos leves como vômito, fezes amolecidas, alterações na ingestão de água, hiper-atividade transitória, podem ocasionalmente ocorrer. Tais sinais cessam espontaneamente e não necessitam que o tratamento seja interrompido.
Cao ocorram sinais adversos persistentes ou de maior intensidade, o veterinário deverá ser imediatamente consultado.
Qual a ação da substância do Marbofloxacina?
A marbofloxacina, como demais fluoroquinolonas, é uma droga bactericida, sendo que sua atividade é concentração dependente.
O mecanismo de ação da marbofloxacina não está completamente conhecido, mas acredita-se que a ação se deva a inibição da DNA-girase bacteriana (topoisomerase tipo II). As topoisomerases são enzimas que catalisam a direção e a extensão do espiralamento das cadeias de DNA, assim, embora as quinolonas possuam diferentes características de ligação com a enzima, todas inibem a DNA-girase, impedindo o enrolamento de hélice de DNA numa forma superespiralada. A marbofloxacina é bem absorvida após administração oral, com biodisponibilidade aproximada de 100% em diversas espécies. É amplamente distribuída pelos tecidos, incluindo SNC, ossos e próstata. Em ratos e em cães as concetrações da marbofloxacina em tecidos tais como pulmão, fígado e rins encontradas foram superiores as plasmáticas. A concentração encontrada na próstata pode ser de 2 a 3 vezes superior a sérica. Em cães a marbofloxacina é caracterizada por ser rapidamente absorvida após administração oral, obtendo biodisponibilidade de 94%, e pico plasmático em aproximadamente 1,5 horas. É fracamente ligada a proteínas plasmáticas e o volume de distribuição aparene é de 1,2 a 1,9L/Kg. A meia-vida de eliminada inalterada pela via urinária e biliar. Em cães 40% é eliminada pela via urinária, e apenas 15% da droga é metabolizada no fígado.
Nomes comerciais
Doenças relacionadas
Especialidades Médicas
Veterinária
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Marbofloxacina
Ler a bula do Marbofloxacina completa