Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol

Vetoquinol
Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol

Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol

Vetoquinol

Ofertas Recomendadas

Dose

Ajuda

Quantidade na embalagem

Ajuda

Isento de Prescrição Médica

Receita Simples - Veterinário

Bula do Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol

Cães

  • Indicado para o tratamento de piodermite superficial ou profunda causada por: Staphylococcus intermedius, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Proteus mirabilis e Pseudomonas aeruginosa.
  • Indicado para o tratamento de infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli, Proteus mirabilis, Enterobacter cloacae, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis associadas ou não com prostatite e/ou epididimite.
  • Indicado para o tratamento de infecções do trato respiratório causadas por Pasteurella multocida, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Bordetella bronchiseptica e Staphylococcus intermedius.

Gatos

  • Indicado para o tratamento das infecções cutâneas e subcutâneas (feridas, abscessos e flegmões) causadas por Pasteurella multocida, Escherichia coli, Staphylococcus intermedius e Staphylococcus aureus.
  • Indicado para o tratamento das infecções do trato respiratório superior causadas por Pasteurella multocida, Escherichia coli, Enterobacter cloacae, Staphylococcus aureus, Staphylococcus simulans, Streptococcus canis e Streptococcus suis.

Propriedades farmacodinâmicas

A marbofloxacina é um antibiótico bactericida sintético que pertence ao grupo das fluorquinolonas. A marbofloxacina possui atividade bactericida através da inibição da DNA girase, com amplo espectro de ação contra bactérias gram positivas e gram negativas. A marbofloxacina não é ativa contra microorganismos anaeróbicos, leveduras e fungos.

Propriedades farmacocinéticas

Após a administração oral em cães e gatos na dose recomendada de 2 mg/kg, a marbofloxacina é prontamente absorvida e atinge um pico plasmático de 1,5 µg/mL dentro de 2 horas após a administração. A sua biodisponibilidade é próxima de 100%. A marbofloxacina se liga fracamente a proteínas plasmáticas (menos de 10%) e se distribui extensivamente na maioria dos tecidos (fígado, rins, pele, pulmões, bexiga urinária e trato digestivo), onde atinge concentrações maiores do que no plasma. A marbofloxacina é eliminada lentamente (t½ß = 14 h), predominantemente na forma ativa na urina (2/3) e fezes (1/3).

Não usar em cães com idade inferior a 12 meses ou a 18 meses para cães de raça grande ou gigante com um longo período de crescimento.

Não usar em infecções causadas por bactérias anaeróbias, leveduras e fungos. Para o tratamento em gatos usar a apresentação de 5 mg.

Estudos realizados em ratas e coelhas prenhes não demonstraram efeitos na gestação. Contudo, a segurança não foi avaliada em cadelas e gatas prenhes, por isso, a utilização do produto nesses casos fica a critério do Médico Veterinário responsável pelo tratamento.

Marbocyl P deve ser administrado por via oral, na dose de 2,0 mg/Kg/dia em uma única administração.

A quantidade de comprimidos a ser administrada dependerá da apresentação do produto:

  • Marbocyl P 5 mg: 1 comprimido para cada 2,5 Kg de peso vivo por dia.
  • Marbocyl P 20 mg: 1 comprimido para cada 10,0 Kg de peso vivo por dia.
  • Marbocyl P 80 mg: 1 comprimido para cada 40,0 Kg de peso vivo por dia.
Apresentação Peso Corporal (Kg)
1-2 2-3 3-4 4-6 6-9 9-12 12-17 17-25 25-35 35-50 >50
5 mg 1/2 1 1+ 1/2 2 3            
20 mg       1/2   1 1+ 1/2 2 3    
80 mg               1/2   1 1+ 1/2

Duração do tratamento

Cães

  • Piodermite: o tratamento deve ser realizado por pelo menos 5 dias. Dependendo da evolução clínica o tratamento pode ser estendido por até 40 dias.
  • Trato urinário inferior sem infecções associadas: o tratamento deve ser realizado por pelo menos 10 dias.
  • Trato urinário inferior associado a outras infecções ou trato urinário superior associado ou não a outras infecções: a duração do tratamento é de 28 dias.
  • Trato respiratório: o tratamento deve ser realizado por 7 dias em casos de infecções agudas e por 21 dias em casos de infecções crônicas.

Gatos

  • Infecções cutâneas e subcutâneas (feridas, abscessos e flegmões): o tratamento deve ser realizado por um período de 3 a 5 dias.
  • Trato respiratório superior: o tratamento deve ser realizado por um período de 5 dias.

Precauções especiais para uso no animal:

  • As fluorquinolonas têm demonstrado a indução na erosão da cartilagem articular em cães jovens e cuidados devem ser tomados para a administração da dosagem exata.
  • As fluorquinolonas são conhecidas por seus potenciais efeitos neurológicos. Cuidados de uso são recomendados em cães e gatos com diagnóstico de epilepsia.
  • O baixo pH da urina pode ter um efeito inibitório da atividade da marbofloxacina.
  • As fluorquinolonas devem ser reservadas ao tratamento de condições clínicas onde a resposta ao tratamento com outras classes de antibióticos é baixa. Recomenda-se, se possível, usar as fluorquinolonas baseado em um teste de susceptibilidade. O uso fora das indicações de bula pode ocasionar o aumento de bactérias resistentes às fluorquinolonas e a diminuição da eficácia do tratamento com outras quinolonas devido ao potencial de resistência cruzada.

Precauções especiais a serem adotadas pela pessoa que administra o medicamento veterinário:

  • Pessoas com hipersensibilidade às fluorquinolonas devem evitar administrar o produto ao animal. Em caso de ingestão acidental, observar os sintomas clínicos e levar a bula e/ou cartucho para o médico.
  • Usar luvas para administração e divisão dos comprimidos. Lavar as mãos após a administração.

Efeitos secundários leves como vômito, fezes moles, modificação da ingestão de água e hiperatividade transiente podem ocorrer durante o tratamento. Esses sinais cessarão espontaneamente e não é necessária a interrupção do tratamento.

Comprimidos 5 mg e 20 mg

Acondicionado em cartuchos contendo um blister de alumínio com 10 comprimidos.

Comprimidos 80 mg

Acondicionado em cartuchos contendo dois blisters de alumínio com 6 comprimidos.

Uso oral.

Uso veterinário.

Cada comprimido de 5 mg contém:

Marbofloxacina 5,0 mg
Excipiente q.s.p 70,0 mg

Cada comprimido de 20 mg contém:

Marbofloxacina 20,0 mg
Excipiente q.s.p 280,0 mg

 Cada comprimido de 80 mg contém:

Marbofloxacina 80,0 mg
Excipiente q.s.p 1120,0 mg

Em caso de sobredosagem, sinais agudos neurológicos podem ocorrer e deverão ser tratados de forma sintomatológica.

Em caso de administração concomitante de cátions (alumínio, cálcio, ferro, magnésio), a biodisponibilidade da marbofloxacina pode ser reduzida. É recomendado baixas doses de teofilina em administrações concomitantes.

A marbofloxacina, como demais fluoroquinolonas, é uma droga bactericida, sendo que sua atividade é concentração dependente. 

O mecanismo de ação da marbofloxacina não está completamente conhecido, mas acredita-se que a ação se deva a inibição da DNA-girase bacteriana (topoisomerase tipo II). As topoisomerases são enzimas que catalisam a direção e a extensão do espiralamento das cadeias de DNA, assim, embora as quinolonas possuam diferentes características de ligação com a enzima, todas inibem a DNA-girase, impedindo o enrolamento de hélice de DNA numa forma superespiralada. A marbofloxacina é bem absorvida após administração oral, com biodisponibilidade aproximada de 100% em diversas espécies. É amplamente distribuída pelos tecidos, incluindo SNC, ossos e próstata. Em ratos e em cães as concetrações da marbofloxacina em tecidos tais como pulmão, fígado e rins encontradas foram superiores as plasmáticas. A concentração encontrada na próstata pode ser de 2 a 3 vezes superior a sérica. Em cães a marbofloxacina é caracterizada por ser rapidamente absorvida após administração oral, obtendo biodisponibilidade de 94%, e pico plasmático em aproximadamente 1,5 horas. É fracamente ligada a proteínas plasmáticas e o volume de distribuição aparene é de 1,2 a 1,9L/Kg. A meia-vida de eliminada inalterada pela via urinária e biliar. Em cães 40% é eliminada pela via urinária, e apenas 15% da droga é metabolizada no fígado.

Conservar o produto à temperatura ambiente (15°C a 30°C), em local fresco e seco e ao abrigo da luz solar.

Prazo de validade: 2 (dois) anos após a data de fabricação.

Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Responsável Técnico:
Dr. Paulo Roberto Andreoli
CRMV-SP n° 8147

Importador e Distribuidor:
Vetoquinol Saúde Animal Ltda.
Rodovia Fernão Dias, Km 56
CEP: 07600-000 - Mairiporã – SP
CPNJ: 60.528.742/0001-16

Proprietário e Fabricante:
Vetoquinol S.A.
Magny Vernois, 70204
Lure – França

SAC
11 3568-1111

Venda sob prescrição do médico veterinário.


Especificações sobre o Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol

Caracteristicas Principais

Fabricante:

Necessita de Receita:

Receita Simples - Veterinário

Principio Ativo:

Especialidades:

Veterinária

MARBOCYL P PARA CÃES E GATOS VETOQUINOL É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

Ofertas Recomendadas

Descubra a Melhor Opção de Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol para Você

Compare e escolha entre variações com facilidade

Imagem 1 do medicamento Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol
Imagem 1 do medicamento Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol
Imagem 1 do medicamento Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol
Marbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol 5mg, caixa com 10 comprimidosMarbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol 20mg, caixa com 10 comprimidosMarbocyl P para Cães e Gatos Vetoquinol 80mg, caixa com 12 comprimidos

Dose

Ajuda

5mg

20mg

80mg

Forma Farmacêutica

Ajuda

Comprimido

Comprimido

Comprimido

Quantidade na embalagem

Ajuda

10 Unidades

10 Unidades

12 Unidades

Modo de uso

Uso oral

Uso oral

Uso oral

Substância ativa

MarbofloxacinaMarbofloxacinaMarbofloxacina

Tipo do Medicamento

Ajuda

Outros

Outros

Outros

Pode partir?

Ajuda

Este medicamento não pode ser partido

Este medicamento não pode ser partido

Este medicamento não pode ser partido

Precisa de receita

Sim, precisa receita

Sim, precisa receita

Sim, precisa receita

Tipo da Receita

Receita Simples - Veterinário

Receita Simples - Veterinário

Receita Simples - Veterinário

Código de Barras

7893652015829

7893652015835

7893652015842

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.