Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Shampoo para Piolho

(4)
Preço + Frete
Preço
Qual é o seu preço ideal?
Categoria
Selecione um(a) Categoria
  • Shampoo para Piolho
  • Campanha
Marca
Selecione um(a) Marca
  • Easy Care
  • Maycrene
Fabricante
Selecione um(a) Fabricante
  • Cosmed
  • Laboratório Saúde
  • Poseidon
  • W.r. Soares
Quantidade
Selecione um(a) Quantidade
  • 100 mL
  • 200 mL
  • 500 mL

Tudo para Shampoo para Piolho

Chamada de pediculose, a infestação de piolhos é causada por um inseto que se deposita na base dos cabelos, onde alimenta-se do sangue extraído da pele humana, botando ovos conhecidos como lêndeas e se reproduzindo com imensa rapidez.

São diversas as espécies de piolhos, que podem atacar a região da cabeça, corpo, pelos pubianos, sobrancelhas e cílios. 

Em sua forma adulta, eles atingem cerca de 2 a 3 milímetros de comprimento e suas fêmeas podem colocar até 10 ovos por dia, o que, no final de um mês, resultará em 300 novos piolhos. É por essa razão que conter a infestação o mais rápido possível é fundamental.

Alguns dos sintomas das picadas desses bichinhos, que possuem em sua saliva propriedades anestésicas, anticoagulantes e vasodilatadoras, são coceira intensa na região, feridas decorrentes da fricção causada pelo ato de coçar, marcas de picada e, em casos mais graves, infecções bacterianas e anemia.

Se você já sofreu ou está sofrendo pela infestação destes pequenos porém incômodos insetos, sabe quão resistentes e numerosos eles podem ser. Mesmo insistentes, eles podem ser combatidos e é isso que você irá conferir nos próximos tópicos desse texto.

O que piolho gosta?

Embora comum, a visão de que os piolhos se concentram em cabeças nas quais há a falta de higiene é completamente equivocada.

Estes insetos preferem infestar cabelos limpos, já que os pelos higienizados oferecem a eles esconderijo e proteção, além de abrigo para seus ovos, conhecidos como lêndeas. O calor humano que emana do couro cabeludo proporciona o ambiente ideal para incubar as lêndeas, que eclodem no período de 8 a 10 dias.

Uma vez na cabeça de seu hospedeiro, seu local de alimentação preferido é a nuca, onde a textura da pele é mais fina e fácil de sugar. Eles costumam migrar para o local durante a noite, o que pode aumentar a coceira neste período.  

O que piolho não gosta?

Em período de infestações na escola ou no trabalho, as dicas naturais para evitar estes bichinhos são aplicar chá de arruda ou óleo essencial de melaleuca nos fios, pois estas substâncias liberam um cheiro desagradável que mantém os insetos afastados, além de dificultar que suas garras se fixem nos cabelos. 

Caso não tenha acesso a nenhum destes produtos, experimente um spray de citronela específico para cabelos, que pode manter os piolhos afastados de sua cabeça. Mas tenha cuidado ao fazer o manuseio, pois a aplicação excessiva pode fazer mal para a saúde das madeixas.

O melhor tratamento contra os piolhos é a prevenção. Poucas coisas podem eliminar esses insetos uma vez que estão bem instalados nos fios, o que torna o combate contra a infestação difícil e cansativo. Água quente, secador de cabelo e até produtos convencionais como shampoos, condicionadores e cremes de pentear são pouco efetivos neste caso.

Pode esmagar o piolho?

Não é que você não possa, mas será mesmo necessário? Após retirar os insetos da cabeça, mergulhá-los em uma solução com 500mL de vinagre e 500mL de água por alguns minutos é o suficiente para que todos os piolhos sejam eliminados definitivamente.

Esmagar um a um com as unhas, além de ser desagradável, causar uma baita sujeira e levar bastante tempo, é desnecessário em termos de eliminação total e eficiente. 

Por que os piolhos preferem atacar as crianças?

As crianças estão entre as principais vítimas do piolho pois costumam ter contato físico mais intenso entre si, principalmente nas escolas e creches. Nestes ambientes, elas dividem chapéus, bonés, escovas, travesseiros e almofadas, locais onde é possível ter a infestação desses incômodos bichinhos.

Na cabeça, eles podem sobreviver por até 30 dias, que é seu ciclo máximo de vida, porém em objetos eles não sobrevivem mais do que 1 ou 2 dias. Esse período é o suficiente quando há o compartilhamento intenso de objetos nos quais eles estão presentes.

Um mito bastante popular é o de que os piolhos pulam de uma cabeça para outra, o que, cientificamente, está incorreto. Estes insetos não possuem asas ou pernas desenvolvidos para pulos de tamanha magnitude, porém seus corpos são tão leves que podem ser levados pelo vento, ou pela energia estática de pentes e escovas de cabelo.

Também é incorreto pensar que somente crianças estão propensas à infestação de piolhos, pois adultos e idosos também podem ser acometidos. Isso acontece principalmente quando estão higienizando a cabeça dos pequenos ou em locais onde há grande fluxo de pessoas.

Dá para fazer shampoo para piolho em casa?

Considerados métodos um pouco mais demorados e sem comprovação científica, existem sim produtos que podem ser feitos em casa com itens comuns a fim de trazer alívio para a coceira e a remoção total dos piolhos. Confira quais são os principais ingredientes dessas misturas caseiras:

Vinagre

Rico em altas concentrações de ácido acético, capaz de matar insetos, o vinagre pode auxiliar na remoção de piolhos e na dissolução de lêndeas. Para a mistura, são necessárias partes iguais de vinagre e óleo mineral. Aplique uniformemente nos cabelos e, com o auxílio de uma touca de banho, cubra a cabeça antes de ir para a cama.

Deixe a mistura agir durante toda a noite e na manhã seguinte lave os cabelos normalmente, utilizando seus produtos habituais. Repita este método 3 vezes por semana durante 1 mês, ou até surtir os resultados desejados.

Cebola

Desagradáveis no aroma porém ricas em concentração de enxofre, elas podem eliminar os pequenos parasitas que tiram o seu sono ou o das crianças. Para realizar essa alquimia, basta colocar quatro cebolas em um processador de alimentos ou liquidificador e bater até formar uma pasta, coando em seguida para extrair o suco.

Massageie o couro cabeludo com essa solução e cubra a cabeça com uma toalha de banho por, pelo menos, duas horas. Enxágue em seguida com água morna e utilize um pente fino para remover os piolhos. Repita o procedimento 1 vez ao dia por 3 dias consecutivos, e em seguida, 1 vez por semana durante 2 meses.

Eucalipto e limão

Considerada bastante eficiente, a combinação de eucalipto, limão e um pouco de alecrim é outra alternativa para acabar com o problema da infestação de piolhos. Para produzir a mistura, ferva um litro de água com um ramo de alecrim e 3 ou 4 folhas de eucalipto. Depois que subir a fervura, coloque o suco de um limão, deixe ferver mais um pouco e retire do fogo.

Com os cabelos úmidos, aplique o shampoo caseiro nos fios e aguarde cerca de meia hora, passando um pente fino nos cabelos antes de lavar. Repita o método duas vezes por semana, até que as lêndeas e os piolhos estejam sob controle.

Alho

Capaz de sufocar os incômodos bichinhos, o alho possui um cheiro forte que é bastante desagradável para estes parasitas. Para produzir um shampoo caseiro a partir desse ingrediente, faça uma pasta com 10 dentes de alho até que obtenham uma consistência cremosa. Adicione em seguida três colheres de suco de limão e uma medida de shampoo neutro sem perfume.

Aplique em todo o cabelo, principalmente no couro cabeludo, massageando suavemente e deixando agir por 30 minutos. Quando esse tempo acabar, enxágue os fios com água quente. Finalize com um pente fino e seque como de costume. Reaplique até que as suas madeixas estejam livres dos invasores.

Qual é o melhor shampoo para matar piolho?

Desenvolvidos especialmente para este fim, os shampoos e emulsões capilares repelentes possuem ativos que matam os parasitas e auxiliam no controle de sua infestação. Confira algumas sugestões selecionadas pelo CR para te auxiliar nesse combate:

  • Shampoo Repelente Antipiolho Easy Care: é indicado para o cuidado de cabelos longos, repelindo lêndeas e piolhos através de seus ativos de óleo essencial de lavanda e ingredientes naturais. É recomendado para uso diário em todas as idades, deixando os cabelos sedosos, brilhantes e nutridos.
  • Emulsão Capilar Infantil Escabin Pro 4%: enriquecida com dimeticona 4%, ela é indicada para o tratamento e prevenção de piolhos, sarna e carrapatos e oferece fórmula suave para a pele e os cabelos. Acompanha um pente fino que facilita a remoção dos parasitas e seus ovos.  

Como usar a emulsão capilar?

Agite bem a embalagem antes de utilizar o produto. Aplique por todo o comprimento dos fios e no couro cabeludo, deixando agir por 8 horas ou durante a noite. Após este período, lave os cabelos como de costume e remova inteiramente com água em abundância.

Separe os cabelos molhados em mechas finas e passe o pente fino mecha por mecha, removendo os insetos e despejando-os em uma solução de vinagre com água. Tenha paciência para realizar o procedimento em todo o cabelo, mesmo que seja longo.

Reaplique após sete dias para completar o tratamento, pois as lêndeas que restarem podem eclodir nesse período, o que causará uma nova infestação.

Dicas do CR

  • Os cabelos longos e limpos podem ser os mais acometidos pela presença de piolhos, principalmente se estiverem soltos. Se quiser ter mais um nível de proteção, prenda seus cabelos em rabos de cavalo ou tranças.
  • Não é necessário que as crianças faltem à escola se estiverem infectadas por piolhos, mas os responsáveis e os colegas devem estar avisados para tentar evitar o contágio.
  • Não é só a pessoa infectada que deve tomar cuidados. Toda a família deve higienizar sua roupa de cama e itens de uso pessoal como escovas e pentes, além de passar por examinação constante até que ninguém mais seja acometido pelos insetos.
  • Se você não quiser lavar travesseiros e almofadas, experimente colocar estes itens dentro de sacolas plásticas, retirar completamente o ar e deixar em um canto por 15 dias. A falta de oxigênio irá sufocar os piolhos e eliminar a infestação.

Agora você conhece melhor sobre o universo dos pequenos insetos conhecidos como piolhos. Não deixe de navegar pelo conteúdo da CR e descobrir tudo sobre nossos produtos!

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.