Tudo Sobre Inseticidas
Nada incomoda mais do que ser acordado pelo barulho de um pernilongo durante uma boa noite de sono, certo? No entanto, muito além de atrapalhar o sono, os insetos podem ser um grande incômodo.
Várias pesquisas recentes afirmam que os insetos podem causar mais alergia do que os próprios pelos de animais e ácaros. Nada agradável! E infelizmente, nossa casa tende a ser um ambiente propício para os temidos insetos.
Oferecendo abrigo, água, alimento e tudo o que for necessário para sobreviverem e se reproduzirem, o ambiente de casa pode (e deve!) ser protegido para evitar ao máximo os insetos e suas manifestações.
Antes de falarmos mais sobre os inseticidas e o que eles podem fazer por você, sua família e sua casa, confira algumas das marcas responsáveis por sua fabricação presentes aqui no CR: SBP, Baygon, Raid e mais!
Agora já pode se preparar para mandar todos os insetos para bem longe, pois te contaremos tudo o que você precisa saber sobre os inseticidas!
O que são inseticidas
O inseticida é considerado uma espécie de pesticida, indicado para o controle de insetos, ovos e larvas. Os compostos químicos presentes na composição dos inseticidas são responsáveis por afetar de maneira direta os insetos, as larvas e os ovos, com a intenção de matar, repelir ou controlar as suas quantidades.
Tipos de inseticidas
Os tipos principais de inseticidas são:
- Líquido;
- Gel;
- Pó seco;
- Spray;
- Aerosol;
- Modelo de tomada.
A forma em gel costuma ser a mais indicada, uma vez que não requer o preparo do ambiente para ser aplicado.
O líquido, por exemplo, exige a preparação do ambiente para sua aplicação, como esvaziar armários e limpar o seu excesso depois, além de sua ação funcionar por até 4 meses.
O inseticida na forma de pó seco, por sua vez, é utilizado em motores, quando as versões líquida ou em gel não podem ser aplicadas.
Classificação dos inseticidas
Os inseticidas podem ser encontrados em diversas classificações e distintos grupos químicos. Conheça um pouco mais de cada um deles!
Organoclorados / Organofosforados
Esses tipos de inseticidas são conhecidos por afetar o sistema nervoso dos insetos. Os organoclorados são insolúveis em água, se manifestam lentamente pelo organismo humano e são considerados cancerígenos. Devido a esses fatores maléficos, sua fabricação passou a ser proibida no Brasil e em diversos outros países.
Os organofosforados, por sua vez, são absorvidos pelo organismo humano por meio de todas as vias possíveis (respiratória, dérmica, gastrointestinal e por membranas de mucosas). Também insolúveis em água, apresentam aguda toxicidade e seus efeitos manifestam-se rapidamente no organismo.
Neonicotinoides
Os inseticidas neonicotinóides são responsáveis por paralisar e matar os insetos. São muito utilizados na agricultura, porém, seus compostos também podem ser achados em inseticidas de uso doméstico.
Carbamatos
Os inseticidas do tipo carbamatos apresentam toxicidade média e baixo acúmulo no meio ambiente. São insolúveis em água, pouco absorvidos pelo organismo humano e costumam ser utilizados para o controle de insetos em estocagem de grãos.
Piretróide
Os inseticidas de caráter piretróide, composto sintético semelhante ao encontrado nos crisântemos (flor), são indicados para uso residencial. Assim como os organoclorados e organofosforados, também afeta o sistema nervoso central de insetos, como moscas pretas, baratas, pulgas, percevejos e mosquitos da malária.
Porém, esse tipo de inseticida é menos abrasivo à saúde humana. Ah! Ele é capaz de se decompor em 1 ou 2 dias na atmosfera, devido a ação da luz solar e é solúvel em água, sendo altamente letal para espécies de insetos aquáticas.
Mas tome muito cuidado! A exposição excessiva a inseticidas piretróides pode provocar alergia cutânea, irritação nos olhos e náuseas em adultos. Isso acontece pois, segundo testes realizados em animais, o composto é tóxico em quantidade superior a 29 miligramas para cada quilo de um indivíduo.
Como evitar os insetos
Esteja sempre atento ao ambiente. Se houver insetos, significa que o local favoreceu a entrada e permanência deles. Por isso, evite:
- Restos de comida;
- Lixo;
- Água;
- Infiltração;
- Umidade.
Todos essas características em excesso podem atrair baratas e formigas, principalmente. Então já sabe! Antes de pensar em eliminar os insetos com o uso de inseticidas, cuide da sua casa para evitá-los. Comece com práticas simples, como:
- Conhecer as espécies que vivem na sua região e os horários em que mais se manifestam;
- Limpar quintais e possíveis criadouros;
- Usar telas em janelas e mosquiteiros nos quartos.
Inseticidas naturais
Bem diferentes dos inseticidas químicos, os inseticidas naturais são utilizados desde a época em que os produtos químicos ainda não eram utilizados.
Além de serem menos nocivos ao meio ambiente, à saúde e ao bolso, os inseticidas naturais podem ser uma forma sustentável de combater as pragas. Essa opção é ainda melhor para o uso em hortas e são muito indicados para os cuidados agrícolas.
Confira agora alguns ingredientes que podem substituir o uso dos inseticidas químicos:
- Alho;
- Hortelã;
- Cravo-de-defunto;
- Azeite de andiroba;
- Propólis;
- Extrato pirolenhoso;
- Óleo de eucalipto e citrus;
- Arruda;
- Cinamomo;
- Agave;
- Crisântemo;
- Cebola;
- Tomate;
- Ovos;
- Pironim;
- Alga marinha;
- Pimenta.
Com diversas formas de preparo, esses ingredientes possuem propriedades potentes contra os insetos e normalmente são utilizados na forma de spray.
Inseticidas domésticos
Agora que você já sabe tudo sobre inseticidas e como evitar os tão indesejados insetos, separamos para você algumas sugestões especiais de inseticidas que podem ser usados no conforto de sua casa.
Assim, você, sua família e seus bichinhos de estimação podem ficar sempre protegidos e tranquilos. Vamos conferir?
- Aparelho Raid Elétrico: disponível na versão líquida ou em pastilhas, o aparelho age rapidamente e ainda ajuda a proteger contra os mosquitos que podem carregar a dengue.
- Repelente Elétrico SBP Noites Tranquilas: o produto repele insetos e moscas de maneira contínua e proporciona a você 12 horas de sono tranquilo durante 30 noites, sem necessidade de trocar o refil.
- Inseticida Baygon: agindo de maneira rápida contra mosquitos e baratas, o inseticida mata também o mosquito da dengue. Sua versão aerosol facilita o uso, sendo facilmente pulverizado sobre o ambiente.
Dicas do CR
- Antes de utilizar o inseticida de sua preferência, leia bem o rótulo do produto, siga as instruções de uso e tome as precauções descritas na embalagem.
- Se você possui filhos ou animais em casa, o inseticida mais recomendado é à base de água.
- O inseticida deve ser aplicado nos cantos dos cômodos, móveis e eletrodomésticos.
- De acordo com a ANVISA, pessoas e animais domésticos devem imprescindivelmente permanecer longe do local durante a aplicação do inseticida. Após o seu tempo de ação, o ambiente precisa ser ventilado de maneira adequada antes da entrada de pessoas e animais de estimação.
- Como já te contamos, os componentes químicos dos inseticidas podem causar intoxicação em algumas pessoas e animais. Dependendo de cada caso, os solventes orgânicos podem provocar sintomas respiratórios, como alergia, tosse e falta de ar quando aspirados. Já quando ingeridos, podem provocar dor de cabeça, dores abdominais e vômitos.
- Não use uma quantidade de inseticida maior do que a necessária. Assim, o risco de contaminação e intoxicação é diminuída.
- No momento da aplicação do inseticida, retire roupas, ferramentas, talheres, pratos, copos, brinquedos e qualquer tipo de objeto pessoal do ambiente, evitando possíveis contaminações.
- Após o uso do produto, lave bem as mãos antes de passá-las novamente sobre o rosto, comer, fumar ou brincar com crianças e animais.
- Alguns estudos relacionam a exposição a pesticidas ao aumento do risco de desenvolver diabetes. Portanto, cuide-se e evite qualquer tipo de exposição e inalação do produto.