Próstata

O que é?

O câncer de próstata atinge apenas os homens. O problema acontece logo abaixo da bexiga, entre o reto e a uretra (na próstata). Quando o câncer atinge o local, ele se desenvolve a partir de modificações nas glândulas responsáveis por produzir o líquido seminal. Por isso, é essencial realizar o diagnóstico precocemente, evitando o agravamento da doença.

Sintomas

Os sintomas do câncer de próstata normalmente são: dificuldade para urinar, urinar com frequência, dor ou sensação de ardência, sangue no sêmen ou urina, dor na hora da ejaculação. Apesar disso, em muitos casos (principalmente nos estágios iniciais da doença), pode ser difícil notar mudanças. Por isso, procure sempre um médico para realizar os exames de rotina.

Tratamento

O tratamento dos casos de câncer de próstata ajudam a reduzir os sintomas sentidos, através do relaxamento dos músculos e do colo da bexiga. Mas é importante ressaltar que existem diferentes opções e apenas o médico responsável será capaz de escolher a mais adequada. Entre elas estão: conduta expectante, cirurgia, radioterapia, quimioterapia, vacinas e terapia alvo. Entenda mais sobre o assunto: - Próstata: a importância dos exames anuais - Consumo frequente de tomates ajuda a prevenir o câncer de próstata - Câncer de próstata: como acontece?