Tudo sobre Talco Infantil
O talco infantil nada mais é do que aquele pózinho branco popularmente conhecido e utilizado na pele dos babys, no momento da troca de fraldas.
Além de ser um grande aliado na pele das crianças, o talco pode ajudar também os adultos. Sim, isso mesmo! Com certeza o talco infantil confere mais funções do que você imagina. E pode ficar tranquilo, viu? Iremos te contar todas elas!
Para que serve
A função principal do talco infantil é proteger a pele da criança contra a umidade e o atrito. Juntos, esses dois problemas podem causar as incômodas assaduras na pele do bebê.
Ah! Além das assaduras, o atrito e a umidade podem causar também as temidas brotoejas. Mas, você deve estar se perguntando: o que são as brotoejas? São erupções cutâneas localizadas muito perto uma das outras.
Normalmente, elas tendem a aparecer nos locais com uma maior produção de suor, como as dobrinhas da pele da criança. E são muito incômodas! Além de deixar a pele irritada e avermelhada, podem causar uma tremenda coceira nos pequenos. Com certeza, você não quer que seu filho tenha esse probleminha, não é mesmo?
E afinal, você sabe como o talco age na pele da criança? Ele colabora para evitar possíveis infecções causadas por bactérias e fungos que se proliferam facilmente em ambientes com muito calor e umidade.
Ou seja, além de minimizar o aparecimento de assaduras e alergias na pele, o talco ainda a deixa mega cheirosinha! Uma delícia, né?
Mas, não para por aí! O talco também confere diversas (diversas mesmo!) funções para nós, adultos.
Se eu fosse você, pegava uma caneta e um papelzinho para anotar todas as funções, ein?
- Shampoo seco: sim! O talco serve como um shampoo seco. Se aplicado na raiz dos cabelos, ele suga sua oleosidade incômoda e ameniza maus odores. Ah! Além disso, ainda deixa os cabelos bem volumosos, dando aquele up! para o seu penteado. Para isso, massageie uma quantidade do produto sobre o couro cabeludo, retirando seu excesso com o auxílio de um pente e do secador.
- Previne assaduras: não, ele não previne as assaduras apenas nas crianças. Previne também na pele dos adultos! Se você possui alguma assadura, como por exemplo nas axilas ou nas coxas, não exite em aplicar o talco!
- Pré-depilatório: removendo a umidade da pele e prevenindo irritações, o talco pode (e deve!) ser aplicado na pele antes das depilações.
- Retira o mau odor dos sapatos: seus sapatos estão com aquele cheirinho de chulé? Calma, o talco pode te ajudar! Uma ótima opção é deixá-lo agir no sapato durante e a noite e retirar seu excesso pela manhã.
- Retira a oleosidade do rosto: sofre com a oleosidade em excesso no rosto? Que tal aplicar o talco sobre o rosto na hora de dormir e espalhá-lo pela manhã, com a pele sempre limpinha? Ele deixará seu rosto bem sequinho!
- Confere volume aos cílios: antes de passar a máscara para cílios, aplique uma fina camada de talco sobre eles. Essa prática deixará os seus cílios muito mais volumosos e longos!
- Desodorante: antes de dormir, aplique uma camada de talco sobre as axilas. Afinal, a pele precisa descansar também! Assim, ela não sofre tanto com o uso dos desodorantes e ainda fica sequinha e cheirosa. Ah! Nos dias mais quentes, você pode usá-lo para amenizar a produção de suor, junto do antitranspirante. Além de ajudar a pele a produzir menos suor, também evita possíveis maus cheiros.
- Calmante para pele seca: apesar de a função do talco ser retirar a umidade da pele, ele também é capaz de acalmar e amaciar as áreas mais ressecadas do corpo, como os cotovelos e calcanhares.
- Retira a areia: está preparando os itens que levará para a sua ida à praia? Não esqueça do talco! Depois de caminhar na praia, aplique o talco nos pés e pernas. Ele ajudará a retirar o excesso de areia.
- Alivia a coceira: não adianta, nem sempre conseguimos nos livrar das picadas de insetos. Mas, o talco pode ajudar muito! Acabou de levar a picada? Aplique-o sobre a pele, assim, trazendo alívio da coceira.
Marcas
Agora que você já sabe as várias funções do talco, que tal saber mais das marcas que produzem esse produtinho? Disponíveis em uma gama enorme no mercado, reunimos no CR marcas conceituadas, como a Granado, Johnson’s Baby, TheraSkin, Pom Pom e muitas mais!
Agora que tal conferir os tipos de talcos e algumas dicas de produtinhos para te ajudar na escolha da melhor opção?
Tipos de talco
Você sabia que o talco não é encontrado apenas em pó? Apesar de ser sua versão mais conhecida e utilizada, o produto possui outras versões. Quer saber quais? Iremos te contar! E sabe o melhor de tudo? Todas as versões são facilmente encontradas aqui no CR!
Pó
- Talco Infantil Granado Bebê: com amido de milho em sua fórmula, mantém a pele do bebê confortavelmente seca e suave. Ah! Conta também com fragrância tradicional e única, com notas de herbal, jasmim, rosas e baunilha.
- Talco Johnson's Baby: absorve o excesso de umidade, deixando a pele do baby suave e sedosa. Ainda ajuda a eliminar o atrito e a manter a pele do bebê sequinha, evitando assaduras nas suas dobrinhas.
- Tenys Pé Baruel Frozen: sim, este talco é específico para os pés da meninada! O produtinho é antisséptico e desodorante e mantém os pés secos e protegidos, tanto no inverno quanto no verão. Ah! E claro, anima os pequenos com as lindas personagens do desenho mais falado do momento: Frozen!
Líquido
- Amilia TheraSkin Talco Líquido: essa versão do talco ajuda a deixar a pele dos pequenos hidratada e ainda confere ação antisséptica. Além disso, a aplicação é de rápida absorção e super fácil de espalhar, porque sua textura é líquida!
Creme
- Talco Cremoso Davene Bebê Vida: o produtinho atua diretamente na prevenção de assaduras, funcionando como uma espécie de filme protetor. Ah! Seus ingredientes ainda agem devolvendo a nutrição perdida para a pele da criança. Demais, né?
- Talco Infantil Cremoso Fiorucci I Love Baby: com formulação cremosa e livre de corantes, deixa uma sensação gostosa e aveludada na pele do baby.
Gel
-
Talco em Gel Granado Dermocalmante: desenvolvido especialmente para peles sensíveis, desde o recém-nascido até o adulto, o gel é capaz de manter a pele hidratada, protegida, prevenir e aliviar coceiras, além de evitar brotoejas e assaduras.
Ufa! Além de muito útil, o produtinho ainda conta com todas essas versões. Ótimo, né? Pronto para testar todas elas e decidir a melhor para você e seu filhote?
Como usar
Para tratar a assadura do bebê, o ideal é que a mamãe inicie o procedimento retirando a fralda suja. Após a retirada da fralda, seguir para a higiene e limpeza da pele, secando-a bem com o auxílio de uma fralda de tecido ou paninho macio, e então, aplicar o talco de sua preferência.
Dicas do CR
- O uso do talco não é muito recomendado por especialistas, então antes de usar o produto no seu filhote, que tal pensar bem e consultar um médico? Essa contraindicação acontece, pois sua composição é feita de partículas muito pequenininhas, que acidentalmente podem ser inaladas pela criança no momento da aplicação, causando possíveis alergias, como tosses, espirros e dificuldades para respirar. Mesmo que os pais tomem muito cuidado, é quase que inevitável que a criança não inale o pó do talco.
- Se a pele estiver irritada ou lesionada, lembre-se de não aplicar o talco sobre ela, pois ele pode deixá-la ainda mais ressecada. A partir do momento em que a pele cicatrizar e não houver mais nenhum tipo de ferida, o uso do talco estará liberado.
- Já que o talco serve para combater a umidade da pele, que tal usá-lo apenas nas áreas menos irritadas?
- Mamães de plantão, tenham sempre em mãos um hidratante para a pele dos filhotes. Se você der um banho muito quente no seu filho, por exemplo, pode deixar a pele ressecada e antes do uso do talco, é sempre melhor aplicar um hidratante.