Tudo sobre Extrator de Leite
A amamentação é um processo muito importante para mamãe e filho. Além de ser fundamental para a saúde da criança, é um processo de aproximação da mãe com o filhote.
Para colaborar com uma amamentação mais tranquila e segura, diversos métodos encontram-se disponíveis no mercado. Um deles é o uso do extrator de leite!
Este acessório pode ajudar (e muito!) as mamães, uma vez que possui diversas funções e benefícios. Mas antes de contarmos todos eles, que tal conhecer algumas marcas desse produtinho presentes no CR?
Aqui você encontra desde a MAM, Lillo e Mercur até Accumed-Glicomed, Avent e Lansinoh! Todas elas irão te ajudar a encontrar o melhor extrator de leite para o seu caso.
Para que serve
O extrator de leite, conhecido também por bomba tira-leite, é útil para diversas ocasiões. Ele colabora não só com a praticidade da amamentação, mas, muitas vezes, para a saúde da mãe e do bebê. Veja só para tudo que o produto pode ajudar!
- Para tirar o excesso de leite produzido pela mãe. Assim, facilita a pega correta do bico da mama pelo bebê e torna a amamentação menos dolorida, uma vez que a pega incorreta da mama pode ser um processo bastante dolorido;
- Para estimular a produção de leite nas mulheres que possuem uma baixa produção. Quanto mais leite ela tirar, maior a quantidade de leite que irá produzir;
- Para momentos específicos em que a mãe encontra-se ausente e outra pessoa precisará alimentar a criança. Esses momentos não necessariamente precisam ser a volta ao trabalho, mas também apenas saídas mais longas;
- Para quando o mamilo estiver machucado e precisando de um tempo para a sua cicatrização. Dessa forma, a criança continua sendo amamentada com o leite da mãe, que estará se recuperando;
- Em caso de bebês prematuros, que não conseguem mamar no peito da mãe desde os primeiros dias de vida. Assim, o bebê consumirá o leite materno, sem que ele seque do peito. Isso porque não haverá a falta do estímulo de sucção;
- Para mamães que possuem leite excessivamente e queiram doar para crianças que precisam. Os bancos de leite, normalmente, preferem a ordenha manual. No entanto, você pode argumentar e perguntar se a retirada do leite com o extrator é viável.
Extrator de leite elétrico
O extrator de leite elétrico é uma opção que torna a retirada do leite mais rápida, indolor e eficiente. No entanto, esse tipo de extrator é mais caro (mas vale os benefícios!).
A desvantagem do extrator elétrico é que ele precisa de uma tomada ou troca de pilhas frequente.
A opção elétrica também permite ajustar a intensidade da retirada do leite, que pode ser feita de duas maneiras:
- Simples: tira o leite de uma mama por vez;
- Dupla: tira o leite de ambas as mamas simultaneamente. Dessa maneira, o processo é mais rápido e fácil.
Além de não cansar as mãos, o extrator de leite elétrico não necessita que a alavanca precise ser utilizada. Para utilizá-lo, basta apenas colocá-lo junto ao seio e ligar o aparelho.
Extrator de leite manual
O extrator de leite manual trata-se de uma opção mais viável quando o assunto é economizar. Porém, a quantidade de leite extraída depende da habilidade da mãe, pois a mulher é quem irá controlar a força na sucção.
Para isso, o aparelho consiste em utilizar ritmadamente uma alavanca em um dos seios, assim, retirando o leite. Durante o processo, pode ser utilizada as duas mãos ou apenas uma.
Algumas mulheres relatam que, com o uso do extrator manual, retiravam pouca quantidade de leite dos seios. Além disso, muitas não se adaptam com essa versão, uma vez que dizem ser um processo dolorido e lento demais.
No entanto, há também relatos de mulheres que não sentem dor com o uso do extrator. Por isso, é sempre importante lembrar que os tipos de extrator não funcionam da mesma forma para todas as mulheres.
Ah! Procure não optar por bombas manuais que contenham o êmbolo de borracha, pois o risco de ocorrer infecções é aumentado.
Qual o melhor?
O melhor extrator de leite é o que se adapta às suas condições e necessidades. Por isso, apenas você saberá se o extrator elétrico ou manual será melhor para o seu caso.
Mas é claro que para colaborar com a sua escolha, trouxemos algumas opções de extratores para você. Vamos conferir?
- Extrator Manual de Leite Avent: o extrator conta com almofadas de textura aveludada que aquecem e garantem um estímulo suave e confortável do leite, estimulando a descida do leite. Possui também design exclusivo que permite que o extrator de leite flua diretamente do seio para a mamadeira.
- Bomba Tira Leite MAM: o produto desmonta para facilitar a limpeza, conta com botão seletor para controlar a força da extração e é ajustável de maneira individual. Possui funil macio e flexível e 4 almofadas que proporcionam uma pegada suave e segura, podendo ser girado em 360º para permitir posições confortáveis.
- Bomba Tira Leite Lillo Mamy: a bomba é ideal para os casos em que ocorrem problemas na amamentação, pela anatomia do seio ou quando há dificuldade do bebê em sugar. Além disso, é fácil de usar, higiênica, esterelizável e livre de Bisfenol A (BPA).
- Bomba Tira-Leite Lansinoh Elétrica: a bomba possui um sistema fechado, que garante que o leite materno nunca entre na tubulação. Isso impede a criação de fungos ou bactérias e garante uma bomba mais higiênica para o bebê. Fácil de montar, ainda é portátil e pode ser usada dentro e fora de casa.
Dicas do CR
- O motivo de compra da bomba tira-leite varia para cada caso. Existem mulheres que compram para realizar a retirada de leite durante a gravidez, enquanto outras procuram adquiri-la apenas em casos de necessidade. Portanto, analise as suas condições e necessidades antes da compra.
- Especialistas afirmam que a retirada manual do leite é melhor do que optar pelo uso do extrator de leite. Portanto, utilize-o apenas em casos de necessidade.
- Durante o primeiro mês de vida do bebê, a mãe pode ficar preocupada com a quantidade de leite e, ao ver um pequeno volume ser extraído, pode também se sentir desestimulada. Por isso, na primeira extração, retire o leite durante 15 minutos, no mínimo. E não se preocupe se a quantidade de leite não for em grande quantidade, pois em pouco tempo a extração irá estimular os seios a produzirem mais leite. Porém, para isso, é necessário sempre esvaziar os seios por completo.
- Retire o leite sempre na altura dos seios em que o bebê mamaria. Dessa maneira, os seios recebem a informação para que produzam leite.
- No início das retiradas de leite, procure realizá-las de 8 a 10 vezes a cada 24 horas. Mantenha a frequência quando o leite descer.
- Além de instalar-se confortavelmente para realizar a extração do leite, use também um sutiã específico para auxiliar a tarefa. Assim, suas mãos poderão ficar livres para fazer o que quiser enquanto você extrai o leite.
- Massageie os seios antes de usar o extrator de leite. Durante a extração, faça algumas massagens de compressão.
- Sempre mantenha hábitos regulares de higiene. Antes e depois da extração, lave bem as mãos e todas as peças do extrator que tenham entrado em contato com o leite ou com a boca do bebê. Além disso, após lavar as peças, é necessário também desinfetá-las. Certifique-se de que todas as peças estejam completamente secas e, então, guarde o extrator em um recipiente limpo até a próxima utilização.