Termômetros
(154)Preço
Categoria
- Termômetros
- Campanha
- Acessórios Infantis
- Cuidados Pessoais Infantis
- Dor, Febre e Contusão
- Acessórios para a Saúde
- Casa
- Produtos Hospitalares
Marca
- G-Tech
- Incoterm
- Multilaser Saúde
- CareTech
- Multikids Baby
- Anu
- Babydeas
- Hisamitsu
- Panvel Care
- Adtherm
Fabricante
- Incoterm
- Accumed-Glicomed
- Multilaser
- Medlevensohn
- TechLine
- Controller
- Omron
- Panvel
- Difarmig
- Grupo Moas
Quantidade
- 1 Unidades
- 1
- 2 x 1 Unidades
Tudo sobre Termômetros
Sabe aquela sensação de frio, quando chegamos até mesmo a tremer e sentir calafrios, mas outras pessoas no mesmo lugar que você não sentem a mesma coisa? Se você colocar a mão na testa e estiver bem quente, é provável que esteja com febre.
A febre é uma reação do organismo que ocorre quando algo não está bem com nosso corpo. Ela é caracterizada pela elevação da temperatura corporal acima de 37ºC. Para comprovar essa condição, existe o termômetro, um equipamento que mede a temperatura ou a sua variação.
No CR você encontra diversas marcas que oferecem termômetros clínicos, ou seja, aqueles usados para medir a temperatura corporal. Aqui tem: Nuk, Microlife, Accumed-Glicomed, BioLand, TechLine, Incoterm, Omron e mais!
Agora, que tal saber um pouco mais sobre a história do termômetro e também os tipos que existem? Vamos lá!
Quando e como surgiram os termômetros?
A invenção do termômetro é atribuída a Galileu Galilei. Mas aquela versão era bem diferente da que estamos acostumados hoje em dia! Em 1592 o físico utilizou um tubo invertido, cheio de água e ar. Quando em contato com a elevação da temperatura exterior, o tubo produzia dilação do ar e alteração no nível da água.
Esse e outros termômetros construídos até o século XVII eram de pouca confiabilidade, pois diversas situações podiam alterar o resultado de uma medição de temperatura.
Quem superou essas dificuldades foi o físico e engenheiro Daniel Gabriel Fahrenheit, que inventou um tipo de termômetro usado até hoje: o de mercúrio. Ele consiste em um tubo de vidro capilar (é fino como um cabelo), fechado a vácuo e um bulbo em uma extremidade contendo mercúrio.
O mercúrio é extremamente sensível à elevação da temperatura e dilata-se quando ela aumenta. É a partir da expansão do mercúrio no termômetro que observamos a variação da temperatura.
Tão importante quanto a invenção de um instrumento que mede a temperatura com precisão, é o fato de que o termômetro de Fahrenheit deu início ao estudo científico do calor. O físico tem até uma escala de temperatura em sua homenagem, que leva seu sobrenome.
Tipos de termômetros
Existem diversos tipos de termômetros, cada um para sua aplicação. Aqui vamos falar sobre os tipos de termômetros clínicos, que são aqueles utilizados para medir a temperatura do corpo humano. No geral, esses termômetros medem a entre 34ºC a 43ºC.
- Termômetro analógico: é o mais comum tipo de termômetro, com corpo tubular de vidro, tubo capilar interno e mercúrio ou álcool em seu interior. O funcionamento deste termômetro é o mesmo desde sua criação por Fahrenheit, consistindo na dilatação do líquido interno quando há aumento da temperatura do corpo em que está em contato;
- Termômetro digital: também é muito utilizado e mais fácil de visualizar o resultado. É feito de material plástico e possui visor eletrônico que mostra o resultado da medição. A temperatura nesses termômetros é medida através de um sensor que fica na extremidade metálica do instrumento;
- Termômetro infravermelho: fabricado com material plástico, é o mais indicado para medir a temperatura de crianças e bebês, pois funciona rapidamente. Possui um infravermelho que mede a temperatura do corpo de forma rápida e eficaz, sem a necessidade de encostar o termômetro na pessoa.
Em qual parte do corpo medir a temperatura?
Você precisa aferir sua temperatura, mas bate a dúvida em qual local irá ter maior precisão. São 4 locais principais para realizar a medição. Cada um possui um nível de precisão, mas todos podem ser utilizados sem preocupações com o resultado. Confira:
- Axila: é um método prático e o mais utilizado. Não oferece a maior precisão, mas não atrapalha a aferição. Basta colocar a extremidade do termômetro embaixo do braço e segurar, tentando ficar imóvel, até o fim da medição. Considera-se febre a partir de 37,4°C;
- Ouvido: para medir a temperatura pelo tímpano é necessário um instrumento específico (não dá para usar aquele digital ou de mercúrio que temos em casa). É possível haver variações, até mesmo entre os dois ouvidos. A partir de 37,6°C considera-se febre;
- Boca: para esse tipo de medição, deve-se colocar o termômetro embaixo da língua e manter a boca fechada até o fim da aferição. Para os bebês existe a opção de termômetros em formato de chupeta. A partir de 37,5ºC considera-se febre;
- Reto: pode ser um pouco desconfortável, mas é a medição mais precisa. Deve-se introduzir de 1cm a 2cm o termômetro na região do reto e aguardar 2 minutos ou até o sinal sonoro. Nesse caso, considera-se febre apenas a partir de 38°C.
Qual o melhor termômetro?
Agora que você já a história do termômetro e o seu funcionamento, é hora de escolher o seu! São diversas opções disponíveis e você pode escolher aquele que melhor se adaptar às suas necessidades.
Para facilitar sua busca, selecionamos algumas ofertas com o melhor preço disponíveis no CR:
- Termômetro Digital Bioland Haste Rígida: permite obter resultados rápidos e precisos em apenas 60 segundos. Assim que utilizado, o produto emite um alerta sonoro (bip), mostrando o resultado por meio de seu visor. Além do mais, é à prova d’água, resistente à quedas, oferece indicação do nível de bateria, capta a memória da última leitura e contém alarme que desliga automaticamente.
- Termômetro Digital G-Tech iColor: conta com visor digital de fácil visualização e é 100% resistente à água. Com visual moderno, o produto possui diversas 5 cores disponíveis e beep sonoro, que indica o fim da aferição. Sua faixa de temperatura mede entre 32°C e 43,9°C.
- Termômetro Digital Incoterm Color Check: informa a sua temperatura em apenas 2 segundos. É possível verificar a temperatura simplesmente ao colocar a sonda do termômetro infravermelho na parte frontal da cabeça (testa) ou no ouvido. Conta com a nova tecnologia de informação de temperatura no visor de LCD colorido.
- Termômetro Digital Incoterm Chupeta Baby Confort: Com o auxílio desse termômetro, você terá a precisão necessária no resultado para saber como anda a saúde do seu filho. Além disso, o seu bebê não precisa ficar parado, enquanto a medição é realizada.
Dicas do CR
- Se for realizar a medição da temperatura pela boca, o ideal é evitar bebidas quentes 15 minutos antes.
- O recomendado é aguardar pelo menos 1 hora após a realização de exercícios físicos, banhos quentes, uso de cigarros, refeições ou ingestão de líquidos frios/quentes para realizar a medição da temperatura.
- Quando a temperatura corporal ultrapassa 39°C podem ocorrer convulsões. Portanto, não hesite em ir ao médico caso sua temperatura esteja elevada.
- Na medição de temperatura pelo reto pode ajudar aplicar um pouco de vaselina no termômetro antes de introduzir.
- Nunca descarte o termômetro de mercúrio no lixo comum. O mercúrio é uma substância tóxica que precisa de um descarte especial. Entre em contato com o serviço de limpeza da sua cidade para se informar.