A CR está de volta! Pesquise, compre e economize. Copie e use o cupom:PRIMEIRACOMPRA
Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Filtros
      Categoria
        Medicamentos(4)
        Medicamentos para Berne em Cachorros(4)
        Medicamento Cicatrizante para Gatos(3)
        Medicamentos Cicatrizante para Pets(3)
        Feridas(2)
        Medicamentos Veterinários(1)
        Medicamentos para Feridas de Cachorros(1)
      Fabricante
        Provets(2)
        Eurofarma - Momenta(1)
        Vansil(1)
      Forma farmacêutica
        Unguento(4)
      Princípio ativo
        Butóxido de Piperonila + Permetrina + Óxido de Zinco(3)
        Óxido de Zinco(1)
      Tipo de receita
        Receita Simples - Veterinário(4)
      Tipo do medicamento
        Outros(4)
      Dosagem
        + + (3)

    Medicamentos para Berne em Cachorros

    (4)
      Ordenar por: Selecione

      Tudo sobre Berne

      Chamado tecnicamente de Miíase, Berne é um tipo de infecção parasitária provocada principalmente por larvas da mosca Dermatobia Hominis, popularmente conhecida como mosca varejeira.

      Ela deposita seus ovos no abdômen de moscas comuns, que acabam transmitindo para a pele de animais vertebrados e também humanos. Esses ovos eclodem e se alimentam do tecido saudável do hospedeiro.

      Apesar de ser comum nos animais do campo, os cãezinhos também são acometidos pela condição, especialmente aqueles que têm acesso a ambientes externos.

      O berne na pele dos cachorros causa um grande incômodo, pois a larva forma um buraco no tecido subcutâneo, que pode aumentar conforme ela vai crescendo.

      Quanto maior ela for, mais desconforto o bichinho sentirá, e mais delicado será o problema. É importante observar a ferida pela entrada do parasita, que geralmente apresenta inchaço ao redor e uma ponta esbranquiçada, que normalmente é a larva respirando. Caso a lesão esteja inflamada, ela pode ter pus e cheiro desagradável.

      Além disso, o comportamento do cão também pode indicar a presença do berne, como coçar ou lamber demais a região atingida, ficar irritado, comer menos, entre outros.

      Caso tenha observado esses sintomas em seu cachorro, é importante procurar um médico veterinário o quanto antes, para dar início às intervenções e evitar o agravamento do quadro clínico do animal.

      Isso porque num período de cerca de 40 dias, o ciclo de desenvolvimento das larvas chega ao seu término e o berne sai sozinho do hospedeiro. Em seguida, elas se transformam em pupas, que se assemelham a casulos, como os produzidos pelas borboletas, e depois viram moscas adultas.

      Caso não haja nenhum acompanhamento, esse será o tempo que seu cachorro sofrerá com as consequências da miíase.

      O tratamento para berne em cachorros, geralmente envolve aplicação de medicamentos orais, tópicos ou injetáveis para matar a larva e ajudar na cicatrização da ferida.

      Já para remover completamente o parasita da pele, o especialista pode espremer a região ou fazer o uso de uma pinça cirúrgica. Em determinadas situações, a extração poderá ser excessivamente dolorosa, demandando a administração de sedativos no animal.

      Mas como já diz o conhecido ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, procure sempre manter o animal limpo e livre de feridas abertas, evite levá-lo em locais infestados por moscas e não deixe recipientes com restos de comidas abertos.

      Além disso, o uso de repelente para cachorro e produtos veterinários específicos também podem ajudar a prevenir a infestação.

      É importante que os tutores de cachorros estejam cientes dos riscos da miíase, pois a ferida de berne pode permitir que outros microrganismos se proliferem no animal e causem problemas maiores ao seu cãozinho. 

      O que é bom para tirar berne de cachorro?

      Para tirar o berne de cachorro devem ser usados medicamentos e técnicas específicas, que precisam ser realizadas e prescritas por um profissional habilitado. Não é recomendado tentar remover a larva com receitas caseiras, pois pode piorar a inflamação causada pelo parasita.

      O que acontece se o berne não for retirado?

      Se o berne não for retirado, a larva continuará a crescer e se desenvolver dentro do corpo do animal, causando inflamação e dor no local da infestação. Com o tempo, a larva pode se movimentar para outras áreas do corpo e causar lesões e infecções secundárias, mas essa situação é mais rara.

      Quanto tempo o berne fica no cachorro?

      O tempo que o berne fica no cachorro pode variar, dependendo do estágio de desenvolvimento da larva. Contudo, esse período costuma durar cerca de 40 dias, o que pode ser um período bem angustiante e desconfortável para o cão. Isso também vale para o berne em humanos.

      Como saber se o cão está com berne?

      Para saber se o cão está com berne, observe se ele apresenta uma lesão ou inchaço na pele, que pode parecer um nódulo ou uma ferida aberta. Esse machucado geralmente é doloroso ao toque e pode conter um orifício no centro, por onde a larva penetrou na derme do animal. O cão pode lamber, coçar ou morder a região, indicando dor ou desconforto. 

      Como fazer o berne sair sozinho?

      Para fazer o berne sair sozinho, é necessário esperar que ele complete seu ciclo de vida, que costuma durar cerca de 40 dias. No entanto, durante esse período o parasita causa muito desconforto ao hospedeiro.

      Não é recomendável seguir receitas caseiras para retirá-lo, pois a remoção inadequada pode deixar fragmentos no local, causando infecções e impedindo a cicatrização. 

      Quando o berne sai sozinho?

      O berne sai sozinho quando ele completa seu ciclo de vida, que costuma durar, em média, 40 dias. Depois disso eles se transformam em pupas, que se assemelham a casulos, para  depois virarem moscas adultas.