Tudo sobre Escova de Dente
Manter a higiene bucal em dia é importantíssimo para a saúde da boca. Escovar os dentes diariamente e após as refeições, você já sabe que são cuidados imprescindíveis para uma boa dentição, não é mesmo?
Aliás, você sabia que estudos científicos confirmam que a saúde bucal tem total relação e está interligada com a saúde geral do corpo? Sim! Isso porque a boca interage diretamente com todas as outras partes do corpo.
Ou seja, nada de manter uma higiene bucal mal feita, certo? Cuidar de forma errada dos dentes pode causar doenças bucais, agravando-as ou até mesmo levando a outras enfermidades, como doenças cardiovasculares e diabetes.
Quando associada ao uso do creme dental, a escovação auxilia em uma limpeza eficaz dos dentes, além de protegê-los e conferir uma maior durabilidade. Mas, de onde surgiu esse hábito? Fique tranquilo, vamos te contar!
História
Sim, para saber de onde surgiu esse hábito, é preciso saber sua história. As escovas de dente com cerdas, parecidas com as que usamos atualmente, foram criadas nada mais nada menos que na China, no ano de 1498.
Porém, as escovas passaram por muitos avanços antes de chegar nas utilizadas hoje, né? Antes, as cerdas das escovas eram muito duras, feitas de cabelos mais grossos extraídos do pelo de um tipo de corpo chinês e fixadas em uma estrutura pequena.
Essa estrutura era constituída basicamente de bambu, ou até mesmo ossos. Mas, calma! Hoje em dia, elas já estão muito mais aprimoradas e ainda contam com diversas opções e funções conforme as suas necessidades! Demais, né?
Tipos de escova: qual a melhor?
É difícil dizer qual a melhor escova de dentes para você, pois cada pessoa adapta-se a um diferente tipo de produto. Além disso, as necessidades individuais de cada um variam e é sempre bom seguir a recomendação do dentista.
Porém, especialistas indicam que o melhor tipo de escova são aquelas com cerdas macias e que possuam cabeça e hastes situadas em um mesmo eixo, leveza, impermeabilidade à umidade, fácil limpeza e manipulação, boa durabilidade e eficácia.
As escovas de cerdas macias colaboram em uma melhor remoção da placa bacteriana e resíduos deixados na boca por alimentos. Já as escovas com cabeças maiores são capazes de alcançar melhor todas as regiões da boca, como os dentes posteriores e aqueles de mais difícil acesso.
Apesar de as escovas terem diferentes tipos, todas elas conferem o mesmo objetivo: reduzir a incômoda placa bacteriana, cárie, doença periodontal e a halitose, causados por microorganismos encontrados no biofilme dental.
Vale lembrar que é imprescindível evitar as escovas duras e rígidas demais, pois elas podem dilacerar os tecidos gengivais, causar abrasão nos dentes e até recessão gengival. Chato, né? Esses problemas ainda podem acarretar a sensibilidade dentária e o sangramento das gengivas.
Já as escovas muito grandes podem agredir os tecidos moles e dificultar a higiene dos dentes posteriores, dentre eles, os sisos.
Agora que você já sabe tudo sobre as escovas, que tal anotar os tipos e então escolher a melhor para as suas necessidades?
Tradicional
A escova de dente tradicional é feita para ser usada manualmente e com movimentos circulares de “vai e vem” no local onde mastigamos, ou seja, nos dentes que estão em contato com a língua. Já os movimentos de “vassoura”, devem ser feitos nos dentes em que a ponta da língua encosta.
Infantil
A escova de dente infantil é indicada para as crianças até 12 anos de idade. Ela confere cerdas mais macias e uma cabeça menor.
Interdental
A escova de dente interdental proporciona uma melhor limpeza entre os espaços dos dentes. Por isso, é bastante recomendada para pacientes com doença periodontal e em casos de cirurgias, tratamento ortodôntico, implantes ou próteses.
Ortodôntica
A escova ortodôntica é indicada para se adaptar ao aparelho ortodôntico, ou seja, é perfeita para pessoas em tratamento.
Diferenciando-se das demais, a escova ortodôntica conta com tufos que encaixam-se perfeitamente nas estruturas dos bráquetes. Suas cerdas mais desenhadas agem limpando eficazmente em volta das peças do aparelho.
Não exite em utilizar a escova ortodôntica em todo o período do seu tratamento, pois ela é a responsável por acabar com o acúmulo de placa bacteriana e evitar doenças bucais.
Ah! Esse tipo de escova é ideal para vários tipos de aparelhos ortodônticos. Legal, né? Profissionais garantem que o utensílio é excelente para aparelhos fixos com apenas arcos e fios, pois são difíceis de higienizar.
Já sabe, né? Se você é usuário de aparelhos ortodônticos, essa é a melhor escolha. Ela te ajudará a varrer toda a sujeira dos ferrinhos do aparelho e de quebra ainda previne o aparecimento de cáries e do mau hálito, assim, auxiliando o tratamento.
Apesar de ser indicada para as pessoas em fase de tratamento ortodôntico, ela não é proibida de ser usada pelas demais pessoas. Porém, não é a melhor opção para quem não possui o acessório nos dentes, pois pode acarretar em uma higiene bucal incorreta.
Elétrica
A escova de dente elétrica tem a cabeça arredondada e cerdas que giram em diferentes inclinações, facilitando a escovação e otimizando o tempo da limpeza.
Mas, a dúvida que não quer calar é: a escova elétrica é melhor que a escova manual? E a resposta é que nenhuma escova é melhor que a outra. Todas possuem funções diferentes e, se usadas corretamente, cumprem sua atividade.
Você pode, por exemplo, comprar a escova elétrica e não saber usá-la. Assim, ela perde sua função e terá um resultado negativo. Para usar com eficácia, é necessário apenas apoiá-la entre a gengiva e o dente e realizar um simples movimento de vai e vem.
Você não precisa aplicar força ou permanecer durante muito tempo no mesmo local escovando o dente. Isso pode acarretar em abrasão ou sensibilidade. Sabe o que isso significa? Que basta correr as cerdas sobre os dentes e o restante do serviço, a escova realizará.
Qualquer pessoa pode utilizar a escova de dente elétrica, mas vale ressaltar que ela é uma ótima opção para quem tem algum tipo de necessidade especial ou dificuldade motora, tornando a limpeza dos dentes ainda melhor.
Ah! Essa escova ainda é uma excelente pedida para as crianças. Isso mesmo! A utilização das versões manuais pode ser difícil para os pequenos pela falta de habilidade durante a limpeza. Por isso, as crianças podem preferir a escova elétrica, responsável por realizar todo o processo de limpeza sozinha.
Marcas
Existe uma grande variedade de opções de escova de dente no mercado. Aqui no CR, nós reunimos, além das melhores marcas, os melhores produtos.
Na lista das marcas que fazem grande sucesso em cuidados orais estão: Colgate, Curaprox, Bitufo, Condor, Oral-B, Johnson & Johnson e muito mais!
Ah! Separamos também algumas opções de escovas dessas importantes marcas para que você possa escolher a que melhor se encaixa em suas necessidades. Confere só!
- Escova Dental Bitufo Class Orto: com cerdas em perfil anatômico em dois níveis, possui cerdas macias laterais para os dentes, e médias para os bráquetes de aparelhos ortodônticos;
- Escova Dental Colgate Essencial Clean: com cerdas retas, garante uma maior superfície de limpeza e sua ponta alcança e limpa até os dentes do fundo da boca;
- Escova Dental Condor Bass: com cabo emborrachado e cabeça em formato oval, facilita a escovação e favorece a limpeza;
- Escova Dental Curaprox Smart Ultra Macia: sem fios de nylon, suas cerdas são muito mais macias e não machucam as gengivas;
- Escova Dental Elétrica Oral B Vitality Precision Clean: remove até 100% mais placas bacterianas do que uma escova manual, mantendo a boca e gengivas muito mais saudáveis;
- Escova Dental Johnson's Professional: disponível nas versões em cabeça pequena com cerdas extramacias ou macias e em cabeça grande com cerdas médias ou macias.
Como escovar os dentes?
- Aplique uma pequena quantidade de creme dental, aproximadamente do tamanho de um grão de ervilha sobre as cerdas da escova;
- Molhe um pouquinho as cerdas, deixando um pequeno jato de água cair sobre elas;
- Segure a escova em um ângulo de 45° e escove os dentes, limpando e esfregando todos bem, na parte da frente, de trás e laterais. Os movimentos da escovação devem ser da gengiva até as pontas dos dentes;
- Com movimentos circulares e suaves, escove a face voltada para a bochecha, a face interna dos dentes e superfície usada para a mastigação;
- Também com movimentos suaves, escove a língua, removendo bactérias e colaborando na purificação do hálito.
Ah! A escovação da língua pode ser feita com sua escova de dentes usual, mas você sabia que ainda melhor é escová-la com uma escova específica? Sim! Como por exemplo, com a Escova para Língua Curaprox Tung Brush.
Quando trocar a escova?
É recomendado trocar a escova de dente a cada 3 meses ou sempre que perceber que a mesma encontra-se desgastada. Mesmo que fique desgastada antes dos 3 meses de uso, troque-a!
Ah! Ficou doente? Pegou um resfriado ou gripe? É também sempre muito importante trocar de escova depois de ter ficado doente, pois isso diminui o risco da proliferação de bactérias e de uma nova infecção por meio dos germes que penetram as cerdas da escova.
Dicas do CR
- Normalmente, as escovas duram até 3 meses. Mas, se você nota que a sua escova está desgastando-se antes desse período, que tal atentar-se a alguns cuidados? Sempre que escovar os dentes, lembre de limpar bem a escova em água corrente, retirando todo o excesso de alimentos e creme dental.
- Após lavá-la, dê aquelas batidinhas de leve na escova sobre a pia, retirando seu excesso de umidade. Você não quer que sua escova fique cheia de fungos, certo? Para isso, tome cuidado para não guardá-la em um local úmido, pois as bactérias já existentes sobre a escova podem se proliferar.
- A melhor maneira de guardar a escova é dentro de uma gaveta com um protetor de cerdas, assim, evitando o aumento dos germes.
- Jamais deixe a escova a mostra do vaso sanitário, ainda mais sem uma capa protetora, pois ela corre o risco de ser contaminada com germes vindos da descarga.
- Ah! Você não precisa escovar os dentes com muita força, ok? Além de desgastar o esmalte dos dentes, essa prática também acaba com as cerdas da escova.
- Não utilize uma escova de dente já desgastada, pois as cerdas desfiadas podem perder a efetividade e a ação, reduzindo a remoção da placa bacteriana.
- Não compartilhe sua escova de dente ou use a escova de outra pessoa. Isso pode prejudicar não só a sua saúde, mas também a saúde do seu próximo. A prática do compartilhamento da escova de dente faz com que você receba bactérias e também as transmita. Nada higiênico, né?
- Tenha sua própria escova de dente. Assim, você evita doenças como a gripe, resfriado, cáries, gengivite, periodontite, faringite e herpes.
Qual a importância do creme dental?
Além da escova, o creme dental é imprescindível na hora da escovação e é importante escolher o que melhor se adapta para seus dentes.
Hoje em dia, o que não falta são cremes dentais feitos especificamente para o combate de cáries, tártaro, manchas, sensibilidade e gengivite.
Mas, como saber qual o melhor para você? Com a opinião de um dentista especializado, é claro. Consulte sempre um profissional!
Aqui no CR, selecionamos alguns cremes dentais que podem te ajudar nessa difícil escolha! Anote aí!
- Creme Dental Colgate Sensitive: disponível nas versões original, branqueador e multiproteção, confere o alívio da sensibilidade e eficácia clinicamente comprovada;
- Creme Dental Colgate Luminous White Advanced: reduz os germes em até 99,9%, oferece 12 horas de proteção contra bactérias e proporciona um sorriso 3 vezes mais branco;
- Creme Dental Oral B Pro-Saúde Limpeza Profunda: conta com um componente antibacteriano que forma um escudo anti-açúcar, que impede a formação de cáries;
- Creme Dental Close Up Extra Whitening: promete branquear os dentes em 2 semanas. Sua fórmula possui um ativo polidor usado pelos dentistas para branqueamento dental.