Tudo sobre Escova de Dente Infantil
Manter a higiene bucal da criançada não é fácil, né? Mas, pode ficar mais simples se os papais souberem ensinar os filhotes da maneira correta!
O primeiro passo para uma higiene bucal das crianças é a escovação. E para isso, nada melhor do que saber a escova certa para as necessidades do seu filho, não é mesmo?
Mas, antes de saber qual a escova ideal, é sempre bom lembrar que é nesta fase que as crianças devem ser ensinadas diariamente a escovar os dentes. Os ensinamentos de higiene e saúde aprendidos nessa idade são facilmente levados para a vida adulta.
Não podemos esquecer ainda da alimentação. Sabemos que os pequenos tendem a querer comer muitos doces, né? Além de prejudicar a saúde, as guloseimas também podem causar as temidas e maléficas cáries, causadas pela placa bacteriana.
A placa bacteriana nada mais é do que uma bactéria suave e pegajosa com depósitos que acabam se acumulando sobre os dentinhos das crianças. Esses depósitos, por sua vez, podem ocasionar as cáries. Por isso, é imprescindível que os pais realizem a limpeza dos dentes da criança desde cedo.
Você sabia que a cárie é um dos problemas mais comuns na criançada? Infelizmente sim! Estudos comprovam que aproximadamente 50% das crianças entre 6 e 8 anos de idade têm pelo menos uma cárie.
Por isso, procure ensinar seu filhote a escovar os dentes por pelo menos 3 vezes ao dia, além de usar o fio dental.
Ah! E nunca se esqueça de que a visita constante do seu filho ao dentista é muitíssimo importante. A opinião de um profissional é sempre válida e pode ser essencial caso a criança apresente algum problema que você não saiba e precise tratar.
Quando acompanhada do uso dos cremes dentais e enxaguantes bucais, a escova de dente mantém a saúde da boquinha do seu filho sempre em dia!
E aqui no CR reunimos as melhores marcas para os cuidados do seu filhote, como: Colgate, MAM, Condor, Bitufo, Oral-B, Johnson e Johnson e muitas mais!
Agora, que tal anotar as diferenças entre as escovas e algumas sugestões para você escolher a melhor para seu filhote?
Tipos de escova de dente infantil
Existem muitas escovas de dente infantil disponíveis no mercado à sua disposição. Dentre elas, podemos citar as manuais e as elétricas.
Apesar de conferirem indicações diferentes, todas possuem o mesmo objetivo: limpar com eficácia os dentinhos das crianças. Afinal, as escovas devem ajudar a retirar toda a placa bacteriana, sujeiras e restos de alimentos dos dentes, certo?
Escova manual
As escovas manuais são as mais vendidas e as mais utilizadas pelas mamães e pelas crianças. Elas são aquelas em que são feitas os movimentos de “vai e vem” com a mão, “varrendo” os dentes.
Mas, algumas escolhas devem ser imprescindivelmente feitas antes da compra da escova, ok? A escolha da escova manual errada pode prejudicar a saúde bucal dos pequenos, machucando suas gengivas e causando problemas aos dentes.
Primeiramente, a escova manual ideal deve ter a cabeça pequena. A boca de seu filho é pequena e por isso, a escova de dente deve ser proporcional ao tamanho da boca. Uma escova com a cabeça grande pode não alcançar todos os dentes da criança, como os últimos dentinhos e os cantinhos mais difíceis.
Outro fator muito importante é o de que a escova deve ser bem macia, ou até mesmo extra macia. A escova deve sempre massagear os dentes e a gengiva, sem o uso de força excessiva. A força em excesso provoca a retração gengival da criança. Nada agradável, né?
Entendeu por que a escova deve ser macia, né? Quanto mais duras as cerdas da escova forem, mais força terá de ser utilizada. E esse não é o objetivo, tá?
Escova elétrica
Muitos papais ainda possuem muitas dúvidas sobre o uso da escova de dente elétrica para os filhotes. Mas, podem ficar calmos! Iremos contar tudo o que você precisa saber sobre ela!
A escova de dente elétrica foi feita para facilitar a escovação da criança. Mas, como ela faz isso? A partir do momento em que a criança não precisa conferir nem muitos movimentos e nem muita força, a escova realiza todo o trabalho pela criança, facilitando o serviço.
Porém, cuidado! Nem sempre o uso da escova de dente elétrica é bom para a criança. Sabe por quê? Pois o seu uso pode provocar uma certa preguiça de escovar os dentes. Sim, isso mesmo!
Como a escova realiza boa parte do trabalho, a criança pode entrar no comodismo e escovar mal os dentes. E não é só isso! Normalmente, a cabeça da escova elétrica é grande e não consegue chegar em todos os dentes da boca, como os posteriores. Assim, os pequenos tendem a escovar um grupo menor de dentes, como os anteriores.
Portanto, a escova elétrica pode sim ser usada, mas de maneira correta. Os pais devem ensinar os filhos a usarem sempre da mesma maneira que a manual. Assim, essa preguiça pode ser evitada e a escova ainda pode servir de incentivo para a criançada escovar os dentes.
Incentivar? Sim! Boa parte das crianças gosta de brincar com a escova elétrica e, no início, ela costuma prender a atenção dos filhotes.
Como escovar os dentes das crianças
Depois da escolha da escova certa conforme as necessidades do seu filho, nada melhor do que saber o passo a passo adequado de como escovar os dentinhos dele, não é mesmo?
E pode ficar tranquilo! Te ensinaremos a maneira correta. Preste bastante atenção, viu?
- Primeiramente, procure utilizar uma pequena quantidade de creme dental com flúor em sua fórmula. E tome bastante cuidado, ok? Não deixe seu filho engolir o creme.
- Com uma escova macia, limpe primeiramente as superfícies internas dos dentes, pois a placa fica mais acumulada nesta região.
- As cerdas da escova devem estar posicionadas de forma que fiquem em um ângulo de 45° em relação à gengiva.
- Escove suavemente os dentes da criança para frente e para trás, com movimentos circulares. A escovação, normalmente, é feita começando por um grupo de 4 dentinhos durante 15 segundos.
- A superfície da mastigação também deve ser escovada com movimentos para frente e para trás.
- Após escovar os dentes, passe a escova na bochecha e na língua do seu filho, pois esses locais abrigam bactérias causadoras do mau hálito.
Cuidados com os dentes na infância
Para cada idade da criança, medidas diferenciadas de cuidados com a saúde bucal devem ser tomadas. Mas você deve estar se perguntando: quais medidas? Calma, iremos esclarecer todas as suas dúvidas!
As recomendações se baseiam resumidamente a estes 3 fatores:
- Dentição: essa fase é conhecida pela formação dos dentes e maxilares;
- Destreza: essa fase é conhecida pela habilidade de manusear uma escova de dentes;
- Desenvolver: essa fase é conhecida pelos câmbios emocionais e de interesses da criança.
Você sabia, por exemplo que a criança quando faz 3 ou 4 anos, já possui os 20 dentes de leite? E que os dentes “permanentes” aparecem desde os 6 anos até a adolescência?
Fase 1
A fase 1 é caracterizada pela idade de 4 até 24 meses e algumas dicas são importantes de serem seguidas nesse período!
Para evitar que a placa bacteriana se acumule sobre os dentes do seu filhote, comece a limpeza regular das gengivas dele ainda recém-nascido. Como? É simples! Use um pano úmido após alimentá-lo, seja com o peito ou mamadeira. Lembre-se de umedecê-lo apenas com água, ok? Não utilize creme dental.
Procure escovar os dentes do seu filho, desde o aparecimento do seu primeiro dentinho. Realizar a escovação é mais fácil do que você imagina! Ela deve durar 2 minutos e deve ser feita 2 vezes ao dia, com o auxílio de uma escova de dentes de cerdas suaves para crianças. E não esqueça do creme dental sem flúor ou com concentração deste componente em quantidade ideal para os pequenos, ok?
Consultando o pediatra, é mais fácil de saber o momento em que a criança deve ir ao dentista pela primeira vez. Para garantir um ótimo desenvolvimento dental das crianças e evitar problemas como as cáries e a gengivite, procure visitar o profissional a cada 6 meses.
Fase 2
A fase 2 é caracterizada pela idade de 2 até 4 anos. Nesta fase alguns cuidados maiores devem começar a ser praticados pelos papais.
Se o seu filho tem mais de 2 anos, ele já pode, e deve, começar a utilizar cremes dentais com flúor. Isso ajudará a evitar mais eficazmente o aparecimento de cáries enquanto os dentes ainda se desenvolvem.
Até que seu filho tenha adquirido bons hábitos de escovação sozinho, supervisione-o e ofereça ajuda. Ensine-o a seguir o passo a passo da escovação diária. Ele com certeza aprenderá rapidinho! E para deixar esse processo mais fácil, algumas dicas podem ser seguidas. Anote aí!
- Ofereça uma escova de dentes atrativa para a criança. Afinal, seus dentes estão em fase de crescimento e ela está aprendendo a escová-los;
- Utilize escovas projetadas para alcançar todos os dentes, que obtenham cabeça estreita e cerdas regulares;
- Que tal escovar os seus dentes perto do seu filho? Vendo você, ele terá a oportunidade de observar o passo a passo da escovação e então poderá imitá-lo;
- Durante os poucos minutos de escovação, procure atrair a criança de formas diferenciadas. Já pensou em cantar a canção preferida do seu filhote?
- Procure estimular hábitos saudáveis para as crianças, como por exemplo limitar as bebidas com muita quantidade de açúcar, eliminar o uso da mamadeira e oferecer opções saudáveis de alimentos para levarem na merenda.
Fase 3
A fase 3 é caracterizada pela idade de 5 até 7 anos. É nesta fase que os dentes permanentes começam a aparecer. Assim, o uso de creme dental com flúor é fundamental.
Fase 4
A fase 4 é caracterizada por crianças a partir de 8 anos em diante. Nessa fase, elas devem começar a usar uma escova de dentes específica, que atenda a combinação dos dentes permanentes e de leite com diferentes tamanhos.
Indicações
É claro que as indicações das escovas não podiam ficar de fora das nossas dicas, certo? É sempre bom saber e lembrar que para cada idade, é indicado um tipo de escova para a criança.
Então anote as indicações e algumas sugestões de escovas que separamos especialmente para você!
- Dedeiras de silicone: elas conferem a função de uma escova de dente, porém possuem um formato diferenciado para facilitar a escovação. Essa opção é indicada para quando a criança só apresenta os dentes da frente.
- Cabeça pequena: assim que os dentes de trás, molares, forem erupcionados, o ideal é substituir o uso da dedeira de silicone pelas escovas de dente com cabeça pequena indicadas para a idade certa do seu filho.
- Cabo grosso: as escovas de cabo grosso costumam ser muito indicadas para quando as crianças já estão escovando seus próprios dentes sozinhas, pois facilitam o manuseio dos pequenos, proporcionando uma maior segurança.
Sabendo as indicações de idade das escovas, que tal algumas opções que podem ajudar a higiene bucal do seu filhote ser ainda melhor?
Com diversas funções, as escovas carregam também vários personagens e desenhos estampados para agradar a criançada! Confere só!
- Escova Dental Bitufo Ben 10: suas cerdas fazem uma melhor remoção da placa bacteriana e reduzem o acúmulo de bactérias. A escova ainda conta com um cabo ergonômico para maior aderência e é estampada com um dos personagens mais queridos pela meninada: o Ben 10!
- Escova Dental Condor Lilica Ripilica: para várias idades, a escova acompanha o desenvolvimento do seu filhote e deixa tudo mais divertido com a Lilica Ripilica!
- Escova Dental Condor Snoopy: com o lindinho cachorrinho Snoopy, a escova protege as sensíveis gengivas do bebê por meio de suas laterais emborrachadas, cantos arredondados e cabeça pequena.
- Escova Dental Condor Hot Wheels: formulada para as mais diferenciadas idades, a escova conta com cerdas macias que não machucam as gengivas, cabo anatômico, cabeça arredondada e claro, os carrinhos mais desejados da Hot Wheels!
- Escova Dental Infantil Cocoricó: desenvolvida por especialistas para a fase de nascimento dos primeiros dentes do bebê, a escova confere cabeça pequena e cerdas supermacias que limpam os dentes e massageiam a gengiva, sem machucar. E claro! Anima a criançada com os personagens mais alegres da turminha do Cocoricó!
Dicas do CR
- Você sabia que assim que a criança para de mamar exclusivamente no seio materno, já é necessário que ela comece a escovar os dentinhos? Mesmo que eles ainda não tenham aparecido ainda. Enquanto a criança mama no seio, não é necessário uma extrema preocupação, pois o leite materno protege a região bucal contra bactérias e proporciona a limpeza da gengiva.
- As escovas de dente infantis devem ser trocadas mensalmente ou sempre que notar que ela encontra-se em um mau estado. O que seria o mau estado da escova? Um exemplo é quando suas cerdas já estão muito abertas e desgastadas. Ah! Caso a criança fique doente, troque a escova também, ok? Mesmo que ainda não tenha completado 1 mês de uso, pois as bactérias de um resfriado, por exemplo, podem permanecer no produto.
- O creme dental escolhido para a escovação dos dentes da criança devem sempre ser feitas cuidadosamente. Opte sempre pelos cremes e géis com sabor e concentração de flúor específicos para as crianças.
- A quantidade de creme dental aplicado na escova também é um fator importante no momento da escovação. Para os bebês que apresentam até 8 dentes da frente, coloque o equivalente à metade de um grão de arroz cru de creme dental sobre a escova. Já se a criança obtiver os dentinhos do fundo da boca, dobre essa quantidade. Quando a criança chega em 2 ou 3 anos de idade e já sabe cuspir o que está na boca, a medida do creme dental é baseada no tamanho de um grão de ervilha. A partir dos 5 anos de idade, a quantidade deve ser aumentada gradualmente.
- A partir do momento que os dentinhos do seu filho forem crescendo um ao lado do outro, comece a usar o fio dental. O uso do fio dental é de extrema importância, pois remove resíduos de alimentos e acúmulo de placa bacteriana entre os dentes. Seu uso deve ser feito diariamente ou em dias alternados, conforme julgar necessário.
- Nos bebês, a escovação deve ser feita apenas duas vezes ao dia, ok? Uma vez pela manhã e uma vez à noite. Após o primeiro ano de idade da criança, a rotina alimentar estará, consequentemente, mais definida. Isso significa que a higiene bucal deverá começar a ser feita 3 vezes ao dia, depois das refeições.
- O uso de enxaguantes bucais após a escovação dos dentes da criança apenas deve ser feito com a orientação de um dentista. E vale lembrar que seu uso só pode ser feito a partir dos 6 anos de idade, tá bom?