O que é?

O glaucoma é um problema que causa danos diretos no nervo óptico do olho, dificultando a visão. Existem diferentes tipos de glaucoma, como: glaucoma de ângulo aberto, glaucoma de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

Fatores de risco

As pessoas mais predispostas a sofrer com o problema são os adultos com mais de 40 anos de idade. Mas, também é possível que os jovens adultos e as crianças sofram com o problema. As pessoas com descendência afro-americana, japonesa, hispânica, irlandesa, russa ou escandinava costumam sofrer mais com a perda de visão. Além disso, existem outros fatores de risco, como: ter algum membro na família com histórico de glaucoma, ter problemas de visão e diabetes.

Principais sintomas

O glaucoma é um problema que afeta a visão e por isso, um dos primeiros sinais indicativos do problema é a perda de visão periférica ou lateral. Outros sintomas sentidos: dores de cabeça, dor no olho e visão turva. Na hora do diagnóstico é essencial procurar um médico oftalmologista.

Tratamento

Os medicamentos utilizados no tratamento dos casos de glaucoma normalmente são em forma de solução oftálmica e ajudam a reduzir a pressão intraocular. Outras opções de tratamento são: cirurgia a laser ou microcirurgia. Saiba mais sobre o assunto: - Os alimentos e seus benefícios para a saúde dos olhos - Diabetes pode levar à perda da visão