Tudo sobre Repelentes
Ir para locais abertos, como chácaras, praias e trilhas pode ser um grande problema para pessoas com a pele sensível e alérgica. Afinal, nada é mais desagradável do que picadas de insetos em um passeio, não é mesmo?
Muito incômodos, os insetos são um grande problema para a pele, pois suas picadas podem provocar lesões, vermelhidão, coceira e inflamação sobre ela. Por isso, a utilização dos repelentes é de extrema importância.
Esses produtos nada mais são do que substâncias químicas, que quando aplicadas sobre a pele, roupas e determinadas superfícies, repelem a aproximação dos temidos insetos.
Aqui no CR você encontra diversas opções e marcas excelentes quando o assunto é mandar os insetos para longe, como a Off!, Repelex, SBP, Effex, Xô Inseto e muitas mais!
Como muitos repelem até mesmo os mosquitos causadores da dengue, do chikungunya e do zika vírus, a procura pelos repelentes continua crescendo. Porém, muitas pessoas sofrem com a decisão de qual é o melhor produto para a sua pele, qual atende às suas necessidades e como usá-lo adequadamente.
Mas, pode ficar tranquilo! Pegue a caneta e o bloquinho de anotações, pois responderemos todas as suas dúvidas sobre o uso de repelentes!
Repelentes com icaridina e DEET
A icaridina, assim como o DEET e o IR3535, é uma substância utilizada nos repelentes. Essas substâncias são consideradas as 3 principais ativas reconhecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no uso desses produtos.
O que varia de fórmula para fórmula é a quantidade de concentração dessas substâncias, além de a icaridina ser a mais potente no Brasil. Vale lembrar que quanto maior a sua quantidade, maior a eficácia de proteção do produto contra os insetos.
Algumas opções em aerossol, por exemplo, costumam conter uma quantidade elevada de DEET, assim, protegendo a pele por até 6 horas. Já os produtos com uma menor quantidade dessa substância, como os repelentes infantis, tendem a proteger a pele por apenas 2 horas.
Até pouco tempo atrás, o DEET não era considerado eficaz contra os mosquitos, porém, essa especulação foi cessada. Os produtos que contém a substância foram testados em laboratórios independentes, sendo esta uma exigência da Anvisa. Sendo assim, repelentes com DEET são considerados eficazes.
Como funcionam
Antes de saber como os repelentes funcionam, é importante saber como os mosquitos são atraídos para a pele. Essa atração ocorre porque exalamos gás carbônico.
O uso dos repelentes servem para inibir os receptores sensoriais dos insetos, assim, fazendo com que percam o estímulo para nos picar.
Porém, lembre-se que a aplicação do produto deve ser feita em todas as áreas expostas, pois o cheiro exalado pode continuar a atrair os mosquitos.
Como usar
A aplicação dos repelentes deve sempre ser feita como indica a embalagem do produto escolhido, não esquecendo de aplicá-lo em todas as áreas da pele que estiverem expostas.
O Aedes aegypti, por exemplo, costuma voar mais baixo e atacar principalmente as pernas. Mas, isso não significa que os braços, as mãos e o rosto não devem ser protegidos. Muito pelo contrário!
Engana-se quem pensa que os repelentes não podem ser utilizados sobre o rosto. Ele pode e deve ser utilizado nessa área, porém com o cuidado necessário, evitando a boca e os olhos.
Além disso, borrifar o produto diretamente sobre a pele não é recomendável. O ideal é que a aplicação seja feita primeiramente sobre as mãos, seja em spray ou creme, para então aplicar sobre o rosto, espalhando uniformemente com a ajuda das mãos.
Em locais com uma grande infestação de mosquitos, pode-se aplicar o produto também sobre as roupas, porém, os mosquitos não costumam picar sobre a roupa. Ah! Se a roupa for de material sintético, não é indicado aplicar o repelente sobre ela, pois as substâncias do produto podem danificá-la.
Quando reaplicar
Assim como os conselhos de aplicação do produto são expostos em sua embalagem, assim também funciona com a sua reaplicação. Todo repelente traz em sua embalagem o seu tempo de duração.
É imprescindível respeitar o tempo de duração exposto na embalagem, para que assim o produto funcione de maneira adequada, protegendo a pele corretamente.
Alguns repelentes indicam um limite de aplicações diárias. Se esse limite for seguido com cuidado, o produto pode ser usado diariamente sem causar nenhum dano à pele.
Repelente sai na água?
Sim, o repelente sai na água. Portanto, caso a sua pele tenha sido exposta ao mar, piscina ou transpiração em excesso, por exemplo, é recomendável que se reaplique o produto.
Melhores repelentes
Não necessariamente existe um melhor tipo de repelente para ser usado. Porém, há a possibilidade de um tipo específico adequar-se para uma determinada situação. Os repelentes costumam ser encontrados, principalmente, nas versões em spray (aerosol), creme e gel. Confira a diferença entre elas!
Spray
As versões de repelentes em spray costumam ser as mais utilizadas. Isso porque são práticas, simples e rápidas de aplicar sobre a pele.
Para as pessoas que possuem uma maior quantidade de pelos sobre o corpo ou um pouco mais de oleosidade sobre os braços e pernas, essa versão pode ser de grande ajuda, já que não deixa a pele “melada”, não gruda os pelos e seca com rapidez.
Confira algumas sugestões de repelentes em spray que separamos para você escolher o que melhor se encaixa nas necessidades de sua pele:
- Repelente Off Longa Duração: o produto oferece 8 horas de proteção e sua fórmula com toque seco repele os mosquitos, inclusive os que podem transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya. A avançada tecnologia Toque Seco do produto, proporciona uma pele seca e protegida, pois sua fórmula não é oleosa.
- Repelente Repelex: o repelente promove proteção por até 4 horas contra os mosquitos e pernilongos transmissores de doenças. Sua fórmula leve é de fácil aplicação e rápida absorção, ideal para atividades de lazer ao ar livre.
- Repelente Aché Effex Family: o produto pode ser usado em idosos, adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade. Proporciona ainda proteção eficaz de até 11 horas contra picada de insetos e é feito com 20% de Icaridina.
Creme e gel
As versões de repelentes em creme são bastante indicadas para quem, além de proteção, deseja proporcionar à pele uma dose a mais de hidratação. Ao entrar em contato com a pele exposta, o produto deixa a pele com toque aveludado, por meio de sua textura mais densa.
Além disso, os cremes podem aliar o repelente com protetor solar na mesma fórmula e deixar a pele perfumada e livre de maus odores. A versão em gel, por sua vez, tende a ser mais fluida. Por isso, é recomendada para peles oleosas.
Anote algumas sugestões de opções de repelentes em creme e gel:
- Repelente Exposis Gel Sem Perfume: o gel garante máxima proteção contra os mosquitos vetores de doenças, com duração de até 10 horas. Além disso, possui 20% de icaridina, sendo eficaz contra as espécies Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya), Aedes albopictus (vetor secundário da dengue, zika e chikungunya), Anófeles (malária) e Culex (filariose), além de outros pernilongos e mosquitos.
- Repelente Off Family: com Aloe vera em sua composição, o produto deixa a pele macia e com suave fragrância. Além disso, sua ação também repele pernilongos, borrachudos, mosquitos e muriçocas.
- Repelente Xô Inseto: a fórmula não oleosa do produto, contém DEET e Aloe vera, com ação hidratante para não deixar a pele ressecada, além de uma agradável fragrância.
Infantil
Os repelentes adultos não são recomendados para a pele das crianças. Existem linhas específicas de repelentes feitos especialmente para atender às necessidades da pele infantil.
Com fórmulas menos agressivas e com quantidades de princípios ativos adequadas para as crianças, separamos algumas sugestões para que você opte pela melhor para o seu filho:
- Repelente Off Kids: especialmente desenvolvido para proteger a pele delicada das crianças, o produto possui textura suave, não é oleoso e tem um cheirinho gostoso, além de evitar alergias cutâneas causadas por picadas de mosquitos, pernilongos, muriçocas e borrachudos.
- Repelente Tap Kids: com Aloe vera, o produto conta com suave ação hidratante e é super fácil de aplicar. Isso porque, sua textura é cremosa e suave, além de não ser oleosa, não possuir álcool nem perfume. Assim, você pode aplicar sobre a pele do seu filho sem preocupações!
- Repelente Aché Effex Baby: indicado para ser usado em crianças a partir de 6 meses de idade, o repelente confere alta proteção contra todos os tipos de picadas e proporciona proteção por até 11 horas com uma fragrância deliciosa.
Dicas do CR
- Os cuidados com as gestantes devem ser igualmente feitos como o restante da população. O que difere são as quantidades de aplicação dos repelentes, pois a gravidade das consequências de uma picada do mosquito zika vírus, por exemplo, pode ser maior.
- Lembre-se sempre de reaplicar adequadamente o repelente escolhido para que sua eficácia seja comprovada.