Tudo sobre Base
A base é um produtinho muito querido nas nécessaires de maquiagem. Indicada para cobrir pequenas falhas no rosto, a base é um dos cosméticos que não pode faltar para que sua make fique incrível!
No entanto, desde a cor para cada tipo de pele até a quantidade ideal de uso da base, diversas são as dúvidas que giram em torno deste produto. E é claro que responderemos todas elas para você!
Mas antes, conheça das algumas marcas que reunimos no CR. Aqui você encontra: Vult, Revlon, Ruby Rose, Maybelline, Dailus e muitas mais!
Agora sim, pronta para anotar tudo o que você precisa saber sobre base? Pegue o bloquinho de anotações e a caneta, pois você não vai querer deixar nenhuma dica passar batida, não é mesmo?
Para que serve
A base serve exatamente como o seu nome já diz, ou seja, cria uma base sobre a pele para receber todos os outros cosméticos que virão em seguida. O cosmético ainda é responsável por igualar o tom da pele, amenizar manchas e imperfeições no rosto.
Coberturas de base
As coberturas de base são distintas e conferem um efeito diferente na pele. Confira cada uma delas!
Leve
As bases de cobertura leve, por exemplo, são líquidas e bem fluidas em sua maioria. Existem também as bases compactas de cobertura leve. Por isso, escolha a que melhor se adapta à sua pele e à sua rotina.
Além disso, esse tipo de cobertura é perfeita para ser usada diariamente. Seu acabamento é bastante sutil e não deixa a pele com aparência exagerada.
Média
A cobertura média é, basicamente, aquela que não disfarça todas as imperfeições da face. Porém, também costuma ser excelente para o dia a dia. Se comparada à cobertura leve, é ideal para quem procura uma maior correção da pele.
Alta
As bases de cobertura alta são perfeitas para quem tem a necessidade de deixar a pele impecável. A textura desse tipo de base é mais densa e seu rendimento é melhor. Por isso, são uma ótima pedida para uso noturno e eventos.
Acabamentos de base
Sim! Além de diferentes coberturas, as bases também possuem diferentes acabamentos. Dentre eles: o acabamento matte, molhado, luminoso e normal. Apesar de já termos te explicado um pouquinho sobre os acabamentos, neste tópico você irá conhecer mais de cada um deles!
Matte
As bases matte são aquelas com acabamento sem brilho, sendo indicadas para peles oleosas. Normalmente, são formuladas sem óleo e, por isso, controlam a oleosidade da pele ao decorrer do dia.
Molhado
As bases com acabamento molhado deixam na pele um brilho maior que o normal. Porém, o brilho pode ser controlado com a ajuda da aplicação do pó na finalização da make.
Luminoso
As bases luminosas possuem brilho e podem ser utilizadas também com misturas de outras bases. Assim, é possível proporcionar um acabamento mais bronzeado ou brilhante, além de ser ótima para o contorno do rosto.
Normal
Para finalizar, as bases com acabamento normal deixam um brilho leve sobre a pele. No entanto, esse brilho não é exagerado, mas sim natural! Necessita do uso de pó após a sua aplicação.
A base certa para cada tipo de pele
Seja qual for o seu tipo de pele, há uma base ideal. E engana-se quem pensa que este fator não é importante. Sabendo o seu tipo de pele, fica fácil escolher a base correta! Veja só:
- Pele normal: a pele normal é a mais simples quando o assunto é a escolha da base, pois adapta-se a qualquer uma das opções;
- Pele seca: evite bases minerais e de efeito matificado, já que podem evidenciar pontos de ressecamento e linhas de expressão;
- Pele oleosa: sempre prefira bases minerais, compactas e com acabamento matte, além de evitar duocakes e fórmulas que não sejam oil free.
Cores: como acertar?
Diversas são as cores de base disponíveis para os diferentes tipos de pele, mas escolher a que mais se adequa ao seu tipo pode acabar não sendo tão fácil. Mas pode ficar tranquila! Iremos te ajudar.
Primeiramente, lembre-se sempre de não testar a cor da base na pele da mão ou do braço. Teste no rosto, entre a boca e a bochecha. Para perceber o efeito prometido pela base, teste no colo, aplicando uma pequena quantidade do produto e dando leves batidinhas. Ah! Não esfregue a base, para que a mesma não marque sobre a pele
Independente de onde a base for aplicada, você saberá que é a cor certa quando o resultado dela for imperceptível. Porém, é importante que a base possa agir durante um período de tempo no momento de testá-la.
Essa prática deve ser feita, pois o cosmético pode oxidar na pele, provocando diferenças de tons e texturas. Se um primer for aplicado antes da base, você já terá uma noção exata do efeito que a base terá no rosto.
Se nenhuma das cores for exatamente no tom da sua pele, a solução é misturar! As bases podem ser de marcas distintas, desde que possuam a mesma textura para a mistura. Se ainda assim a tonalidade da base não for a mesma da sua pele, procure finalizar a make com um pó compacto mais claro ou mais escuro.
Texturas e tipos de base
A base possui uma série de texturas e uma delas com certeza irá se adaptar ao seu tipo de pele. Para saber qual mais irá lhe agradar, continue com o papel e a caneta para anotar e descobrir!
Bastão
Com bastante consistência, dependendo da sua formulação, a base em bastão possui uma textura similar a de um corretivo. Sua aplicação é simples e prática, assim, sendo uma ótima opção para os momentos de correria no dia a dia.
Líquida
A base líquida é a melhor opção para quem tem a pele seca, devido a sua textura fluida e de fácil aplicação. Porém, é importante lembrar que a textura da base líquida muda de marca para marca, uma vez que pode ser mais ou menos fluida.
Mousse
Normalmente, a base em mousse é oil free (livre de óleo) e proporciona acabamento matificado, ou seja, sem nenhum brilho incômodo. Por isso, costuma ser muito indicada para pessoas com a pele oleosa.
Já para as peles mais secas, a base em mousse pode não ser a melhor pedida, já que existe a possibilidade de acentuar linhas de expressão e pontos de ressecamento.
Compacta
A base compacta reúne o melhor de dois mundos! Sim, é isso mesmo! Ela combina a cobertura da base com o acabamento do pó, em um só produto. Legal, né?
Duocake
A base duocake é semelhante à base compacta, porém, sem o acabamento em pó. Sua textura é pura e cremosa, sendo uma das grandes vilãs das peles oleosas.
Mineral
Esse tipo de base possui textura em pó, ideal para peles oleosas. Além disso, é uma ótima opção para o verão, já que proporciona uma cobertura bem leve e natural. Uma das vantagens da base mineral é que sua fórmula é livre de produtos químicos, assim, nutrindo e tratando a pele.
Qual a quantidade ideal de produto?
Uma das maiores dúvidas quando o assunto é a aplicação correta da base é a quantidade ideal a ser aplicada. E sabe do melhor? Não tem nenhum segredo!
O importante é conseguir um resultado natural com a aplicação. Muita quantidade de base irá deixar um efeito sobrecarregado na pele, enquanto pouca base pode apenas manchá-la, sem proporcionar a cobertura adequada.
Por isso, a quantidade ideal será o suficiente para cobrir todo o rosto com naturalidade. Portanto, aplique o produto aos poucos e por partes.
Como aplicar
Lembra-se que para aplicar a base, podem ser usadas as mãos, pincéis ou esponjas? Agora, iremos detalhar melhor como aplicar a base da melhor maneira possível.
A esponja não costuma ser o acessório mais indicado para a tarefa, mas há quem goste de usá-lo. Tudo depende do seu tipo de pele e do efeito que deseja proporcionar à ela.
Mas afinal, porque a aplicação com a esponja não é recomendada? A resposta é bem simples: pode resultar em um aspecto mais pesado e sobrecarregado na pele. E não para por aí! Apesar de prática, é pouco higiênica, visto que quando úmida, acumula fungos e bactérias.
Há também quem prefira a aplicação da base com as mãos. Esse método pode ser uma ótima substituição para a aplicação com a esponja. Porém, as mãos podem contribuir com a oleosidade da pele.
Por isso, uma excelente sugestão é aplicar vários pontinhos de produto pelo rosto e espalhá-los com movimentos circulares. Além disso, a aplicação com as mãos é de longe, a mais prática e pode ser utilizada para aplicar bases líquidas, em mousse e em bastão.
Vamos conhecer agora os tipos de pincéis utilizados para a aplicação de bases?
Duo Fiber
O pincel duo fiber além de aplicar a base, também colabora com um perfeito acabamento do produto sobre a pele. Pode ser usado com bases líquidas, em mousse, compactas ou em bastão.
Pincel de Base
O pincel de base é recomendado exatamente para a aplicação do produto. No entanto, você pode finalizar com o duo fiber para um melhor acabamento. Esse tipo de pincel pode ser usado com bases líquidas, em bastão, em mousse e duocake.
Kabuki
O pincel kabuki é menor e também mais cheinho e gordinho. Costuma ser muito bom para uma aplicação rápida, sem deixar de ser eficaz. Pode ser usado com bases compactas e minerais.
Como usar
A aplicação da base é mais fácil do que você pensa. Quer ver só? Separamos um passo a passo muito legal para você!
- Antes de começar a aplicação da base, é fundamental realizar a limpeza de pele com o auxílio de um demaquilante e sabonete líquido para o rosto;
- Depois de ter feito a limpeza, tonifique a face;
- Após a tonificação, hidrate a pele.
A hidratação é necessária, pois a base precisa de água para manter o seu aspecto leve e bonito. Isso acontece porque o produto absorverá a água da pele e, sem a hidratação correta, a base não terá de onde reter essa água.
Todos estes passos são essenciais para a durabilidade da base sobre a pele. Portanto, não deixe de realizá-los com cautela! A partir da limpeza e da hidratação, o ideal é:
- Aplicar o primer facial antes da base, para preparar a pele;
- Após o primer, aplicar a base com as mãos, com um pincel ou com uma esponja, criando camadas finas e uniformizadas.
Apesar de o primer facial não ser de uso obrigatório, o cosmético deixa a pele preparada para receber a base, além de uniformizá-la. Ah! Depois da aplicação da base, fica ainda mais fácil visualizar as áreas da face que necessitam de uma melhor cobertura.
Para isso, o corretivo pode ser bastante funcional, uma vez que é recomendado para disfarçar marcas e linhas mais acentuadas.
Sugestões
Agora você já sabe tudo sobre base, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas desse produtinho encontradas aqui no CR. Vamos conferir!
- Base Líquida Matte Ruby Rose: com alta cobertura e o efeito matte que todas amam, a base é fácil de espalhar e confere um ótimo acabamento sem transferir na pele, aderindo super bem.
- Base Líquida Fit Me Maybelline: com micropartículas de pó que agem na absorção da oleosidade excessiva do rosto, o produto colabora com o disfarce de imperfeições com eficácia.
- Base Compacta Revlon New Complexion One-Step: sua fórmula cremosa combina uma cobertura de textura líquida com o toque sedoso e natural do pó. Corrige pequenas imperfeições da pele, como olheiras, manchas e espinhas.
Dicas do CR
- Algumas opções de bases são finas e possuem uma cobertura leve. No entanto, duram o dia todo. Por isso, o mais importante é hidratar a pele adequadamente, mesmo se ela for oleosa. A hidratação é essencial para segurar o produto na pele por muito mais tempo.
- Se a sua intenção é cobrir marcas, como espinhas, olheiras, manchas vermelhas e amarronzadas, as bases líquidas são a melhor pedida. Isso porque possuem uma consistência mais grossinha e costumam proporcionar uma melhor cobertura do que bases em bastão ou pó. Ah! As bases líquidas com efeito matte são ainda melhores!
- A história de que maquiagem pode ser usada apenas por mulheres já está bem ultrapassada. Os homens podem (e devem, se quiserem!) utilizar produtos de maquiagem. Portanto, a base pode sim ser usada por homens. Mas na hora de aplicá-la, é importante manter o cuidado para que não se acumule produto em torno da barba. Além disso, devem preferir bases com acabamento leve, minerais ou compactas.
- Se a sua pele é bastante oleosa, sempre procure bases com fórmula oil free. Dessa maneira, você evita que as temidas espinhas apareçam;
- Sempre retire a maquiagem ao final do dia. Realizar o passo a passo correto de limpeza da pele é essencial, para que ela fique limpa e livre de resíduos;
- Se você precisa utilizar a base diariamente, intercale o seu uso com o uso apenas de primer e corretivo. Ah! E sempre prefira fórmulas mais leves, como as oil free e à base de água.