Reumatismo: você sabe o que é?

As doenças reumáticas costumam afetar as articulações e os músculos do corpo, sendo causadas pelo desgaste relacionado ao próprio envelhecimento. Entre as doenças mais comuns relacionadas ao problema, pode-se citar: artrite reumatoide, artrose, lúpus.

Sintomas comuns

Os sintomas mais sentidos por quem sofre com o problema são: dor, inchaço, rigidez nas articulações, sensação de calor e fraqueza muscular. É muito comum começar a sentir dificuldade para segurar objetos ou realizar determinados movimentos.

Diagnóstico

O diagnóstico do problema só pode ser realizado após diversos exames e da constatação dos sintomas pelo médico reumatologista. É necessário realizar: exames de sangue, coleta de amostras do fluido encontrado nas articulações, raio-x do local e, em alguns casos, uma ressonância magnética.

Tratamento

Os medicamentos utilizados no tratamento dos reumatismos ajudam a reduzir os sintomas sentidos, como dores nas articulações e musculatura. Eles atuam como anti-inflamatórios e devem ser prescritos por um médico responsável.