Tudo sobre Absorventes
O ciclo menstrual pode ser muito mais leve com o uso de absorventes adequados. Afinal, esse período precisa de uma atenção especial, não é mesmo?
O sangue da menstruação vem da camada interna do útero e passa do útero para o colo dele. Então, do colo passa por meio da abertura da vagina. O período menstrual costuma ter duração de 3 a 5 dias, podendo variar de mulher para mulher.
O fluxo de sangue da menstruação também varia, assim como a sua duração. Aliás, você sabia que a quantidade média de sangue liberada durante todo o fluxo menstrual é de aproximadamente ¼ de uma xícara?
Por isso, existem diversos tipos de absorventes que se adequam à cada fluxo. Desde os absorventes diários, noturnos e internos, cada um é feito para uma necessidade distinta.
Mas antes de saber mais sobre os absorventes, que tal conferir algumas marcas do produto presentes no CR? Aqui você encontra Always, Intimus, Sempre Livre, Sym e muitas mais!
Agora sim, prepare o bloco de anotações e a caneta para anotar tudo!
Como funciona o ciclo menstrual
O primeiro dia da menstruação é o começo do ciclo menstrual. É nesse momento que a fase menstrual, ou período menstrual, se inicia.
O ciclo menstrual termina quando acontece a próxima menstruação. Nessa nova menstruação, se iniciará um novo período menstrual. Ainda confusa? Pode ficar tranquila, pois iremos explicar de uma maneira mais fácil!
A menstruação (fluxo de sangue liberado através da vagina) dura de 3 a 5 dias. Em alguns casos, essa passagem de sangue dura de 5 a 7 dias. O ciclo menstrual, no entanto, são os dias entre o início de uma menstruação e o começo da próxima.
Tipos de absorventes
Diversos são os tipos de absorventes disponíveis nas prateleiras das farmácias e mercados. Mas a dúvida que não quer calar é: qual escolher? Para responder a sua pergunta, vamos explicar a diferença entre todos eles.
O absorvente é um produto presente no dia a dia de muitas mulheres e é importante saber distingui-los. Eles variam entre externos, internos, noturnos, perfumados, com coberturas especiais, longos, largos, finos e com ou sem abas.
Ufa! Muitas opções, não é mesmo? Por isso, vamos explicá-las para você!
Absorvente externo
Os absorventes externos são os mais utilizados. Podem ser encontrados em várias versões, como as coberturas suave e seca. E pode ficar tranquila, pois a diferença entre os dois tipos de coberturas é bem fácil de entender!
A cobertura suave é feita com extrato de algodão, por isso, é mais macia. Já a cobertura seca é feita de polietileno, conferindo uma textura de plástico.
Apesar de essa condição variar de mulher para mulher, a cobertura suave apresenta menores chances de causar alergias e irritações.
No entanto, é importante lembrar que não existe uma cobertura ideal. Você deve escolher aquela que se adequa melhor ao seu fluxo de sangue e que te deixa mais segura e confortável!
Por isso, os absorventes externos também possuem diferentes tamanhos e versões. Eles podem ser pequenos, médios, longos, finos, largos e com ou sem abas. E assim como a cobertura, a escolha do tamanho e presença ou ausência das abas deve ser feita conforme às suas necessidades.
Os absorventes com abas, por exemplo, ajudam a evitar os temidos vazamentos de sangue nas roupas, pois se prendem melhor à calcinha. Além disso, boa parte desses absorventes são feitos com um gel de absorção, o que colabora ainda mais com fluxos mais intensos.
Confira algumas sugestões!
- Absorvente Always Super Proteção Cobertura Suave: esse absorvente possui uma zona de absorção plus, formando uma barreira antivazamentos, que absorve, captura e retém o fluxo. Você pode escolher entre a versão com ou sem abas.
- Absorvente Intimus Gel Tripla Proteção Cobertura Seca: o produto foi pensado especialmente para fluxos intensos que precisam de maior absorção. Por isso, possui o sistema Centro Azul que, juntamente com redes de canais, absorve o fluxo em poucos segundos e o distribui por todo o absorvente, evitando acúmulos e vazamentos.
- Absorvente Sempre Livre Especial Adapt Cobertura Suave: esse absorvente é ideal para mulheres que buscam maior discrição, pois seu formato mais estreito na parte de trás se adapta a qualquer tipo de calcinha e não marca as roupas. Possui agentes naturais que acalmam e protegem a pele de irritações, além de neutralizar possíveis odores.
Absorventes noturnos
Os absorventes noturnos, como o próprio nome já diz, são recomendados para serem usados durante a noite. Eles são uma grande ajuda para as mulheres com fluxo mais intenso.
O formato desse tipo de absorvente é o mesmo de um absorvente com abas. O que o difere é que são maiores e mais largos, dificultando possíveis vazamentos.
Durante o sono, não é possível ter controle sobre o fluxo sanguíneo (principalmente quando ele está mais forte). Dessa forma, o absorvente noturno deixa a mulher mais protegida e segura para dormir tranquilamente.
No entanto, apesar de ser indicado para uso noturno, pode ser uma ótima pedida para uso diurno. Afinal, para algumas mulheres, não é apenas durante a noite que o fluxo é intensificado. Assim, o produto pode colaborar para uma maior proteção e segurança também durante o dia.
Veja só algumas opções que separamos para você:
- Absorvente Always Noites Tranquilas Cobertura Seca: o absorvente proporciona um formato de 7cm maior em comparação aos absorventes diurnos, com o centro mais elevado para facilitar a adaptação do contorno do corpo, mesmo em movimento. Seu modelo apresenta até duas vezes mais cobertura seca na parte superior, que absorve o fluxo menstrual instantaneamente e evita vazamentos.
- Absorvente Sempre Livre Noturno: disponível nas coberturas seca e suave, o absorvente garante até 8 horas de proteção, devido ao seu formato mais longo e largo na parte traseira. Reduz a sensação de abafamento devido às fibras exclusivas que absorvem o fluxo e deixam o ar circular.
- Absorvente Gel Noturno Cobertura Suave com Abas Intimus: o produto proporciona um formato mais longo e anatômico, para se adaptar ao corpo feminino no uso noturno ou dias de fluxo menstrual intenso. Contém cápsulas de gel com extratos naturais de Aloe vera e Camomila, que previne odores desagradáveis, cuidam da pele da região íntima e te mantém seca por muito mais tempo.
Absorvente interno
Os absorventes internos ainda são um grande tabu, mas não deveriam ser! Eles são práticos, confortáveis e, se usados da maneira correta, não trazem qualquer tipo de risco para a saúde feminina.
A diferença do absorvente interno para os demais é que ele é feito com o mesmo material (algodão), porém sem a camada de gel. Pode variar conforme o fluxo sanguíneo, sendo encontrado nas versões mini, médio e intenso.
Portanto, o ideal será aquele que melhor se adequa ao seu fluxo. Além disso, ele vem acompanhado de uma cordinha para que sua retirada seja facilitada.
Ah! Uma das grandes vantagens do absorvente interno é que o conteúdo menstrual não se exterioriza. Ou seja, não provoca maus odores!
Vamos ver algumas sugestões para que você escolha o ideal para o seu caso?
- Absorvente Interno Intimus: o absorvente possui cobertura dermoseda, que faz com que o absorvente deslize mais facilmente, além de uma barreira extra proteção que absorve melhor o fluxo. O sistema “Gire e Abra” torna a abertura do plástico protetor do absorvente mais fácil.
- Absorvente Interno OB Original: possui canais curvos que direcionam o fluxo menstrual para dentro do absorvente interno, o que evita vazamentos. Ele se expande lateralmente, adaptando-se ao contorno do corpo. Evita vazamentos e garante máxima proteção.
- Absorvente Interno Tampax: o aplicador que acompanha o produto é feito de papelão e possui uma pontinha arredondada que facilita a aplicação do absorvente. Além disso, seu material é inteiramente biodegradável.
Como colocar absorvente?
Colocar o absorvente é mais simples do que você imagina! Por isso, separamos um passo a passo para te ajudar com esta tarefa. Vamos ver?
Para usar o absorvente externo, basta retirar a fita adesiva que o envolve na parte traseira. Após feito isso, pressione-o sob o centro da sua calcinha. É importante que ele fique bem fixado sobre ela!
No caso do absorvente com abas, retire as fitas adesivas das laterais dele e dobre-as nas laterais da calcinha.
O absorvente interno deve ser colocado com a mulher em pé. Para isso, uma perna deve estar levemente mais afastada, enquanto coloca o absorvente com o auxílio do dedo ou do aplicador que vem na própria embalagem (nada de materiais pontiagudos!).
Ele deve ser introduzido até a metade da vagina, a pelo menos 1cm de distância do intróito vaginal. Esta região é menos enervada, tendo uma menor sensibilidade.
Se o produto ficar muito próximo da entrada da área genital, irá provocar incômodos. Se colocado da maneira correta, sua presença não será sentida!
Quanto tempo posso ficar com absorvente?
Tudo depende do tipo de absorvente que está sendo utilizado. Mas lembre-se: ficar muito tempo com um mesmo absorvente pode provocar alergia, irritação, coceira e mau odor. Além disso, a prática colabora com a proliferação de bactérias, o que aumenta o risco de contrair infecções.
O absorvente externo, por exemplo, deve ser trocado a cada 2 horas até 4 horas, aproximadamente. Quando em contato com a pele por mais tempo, pode ser bastante negativo.
Isso porque o absorvente externo contém agentes químicos e irritativos para a mucosa da vagina. Assim, estimula a proliferação de bactérias e fungos, desencadeando possíveis corrimentos, inchaço, vermelhidão e prurido. Nada agradável, né?
O absorvente interno, por sua vez, exige uma troca mais rigorosa. Eles devem ser trocados a cada 3 horas, no máximo, após terem sido colocados. O que acontece com este tipo de absorvente é que as bactérias se proliferam dentro de uma cavidade interna (a vagina).
Portanto, caso o tempo de troca não seja respeitado, o resultado pode ser a síndrome do choque tóxico. Este problema trata-se de um choque séptico, ou seja, uma infecção generalizada e bastante grave.
Dicas do CR
- Lembre-se que durante o período menstrual, a higiene íntima deve ser ainda mais constante. Devido ao fluxo de sangue e ao uso de absorventes, a área deve ser higienizada mais de uma vez ao dia. Se possível, lave-a em toda troca de absorvente. Caso a vagina não receba a limpeza adequada, fungos e bactérias podem vir a se instalar na região, provocando infecções e doenças.
- Com a higiene correta da região íntima e uso adequado dos absorventes corretos, problemas de saúde são evitados. Portanto, não deixe os cuidados de lado durante o período menstrual! Além disso, visitar periodicamente o médico ginecologista pode sanar possíveis dúvidas relacionadas ao uso de absorventes e à saúde íntima.
- Se você prefere os absorventes de cobertura seca, é importante lembrá-la de que eles não devem ser usados sempre. Apesar de absorver o sangue menstrual de forma rápida, ele pode provocar coceira, irritação e sensação de queimação na vulva durante e após a sua utilização. Esses sintomas são os principais relacionados à dermatite de contato alérgica ou irritativa. Portanto, prefira o absorvente de cobertura suave ou reveze o seu uso com um de cobertura seca.
- Não é preciso tirar o absorvente interno para urinar. O absorvente fica dentro da vagina, sem contato com a uretra (local por onde sai a urina). Portanto, se o produto estiver bem colocado, ele não irá cair.
- Mulheres virgens podem usar o absorvente interno. Não existem riscos de o hímen ser rompido, mas algumas mulheres podem sentir uma espécie de desconforto ao colocar o absorvente.
- Ao manusear o absorvente interno, é imprescindível estar com as mãos limpas. Além disso, ele deve ser descartado no lixo comum após o seu uso.
- Carregue seus absorventes em um local protegido. Nada de apenas jogá-los na bolsa ou necessaire (a não ser que estejam bem embalados)! Afinal, tudo o que encosta no absorvente pode entrar em contato com a sua pele.
- O absorvente interno pode ser uma ótima pedida para o verão. Se usados no tamanho adequado ao fluxo, podem ser usados dentro da água. No entanto, é indicado trocá-lo após o banho de mar ou piscina, assim evitando infecções ou mau odor.
- Não é recomendado dormir com o absorvente interno. Sabendo que ele deve ser trocado a cada 2 ou 3 horas, virar a noite com o produto pode prejudicar a saúde íntima e trazer infecções indesejadas.
- Se a cordinha do absorvente interno se romper, fique calma! Para retirá-lo, introduza o dedo polegar e o dedo indicador na vagina para removê-lo. Caso não consiga, procure um médico.
- Se estiver usando um absorvente interno, não faça relações sexuais. Isso dobra as chances de contrair uma infecção, pois a vagina abrigará não só o absorvente, mas também sangue, pênis e sêmen. Além disso, o impacto do absorvente durante a penetração pode provocar graves lesões no fundo da vagina.
- Absorventes perfumados apenas mascaram o odor desagradável da menstruação. O cheiro ruim é uma característica do próprio sangue em contato com o ar. Por isso, não existe nenhuma maneira de um absorvente conseguir eliminar este problema.