Cotoveleiras
(69)Preço
Categoria
- Cotoveleiras
- Acessórios para Esporte
- Ombro, braço e cotovelo
Marca
- Hidrolight
- TakeCare
- Mova
- Mormaii
- Futuro
- Landh's
- MB Fit
- Needs
- Redstar Sport
- Sanity
Fabricante
- Mercur
- Hidrolight do Brasil
- Angel's Diver
- Kestal
- Mormaii
- Mova
- Dilepé
- Ideal Ortopédicos
- 3M
- Ortho Pauher
Quantidade
- 1 Unidades
- 1
Tudo sobre Cotoveleiras
Com a prática de esportes e exercícios físicos, notou-se a necessidade de itens e acessórios que previnem acidentes e auxiliam as pessoas durante algumas atividades.
As cotoveleiras surgiram como uma maneira de ajudar os atletas a melhorar seu desempenho ao mesmo tempo que protege suas articulações, evitando possíveis lesões.
Desse modo, é possível praticar esportes como futsal, vôlei e corrida com mais segurança e tranquilidade.
Confira um pouco mais sobre as cotoveleiras e como elas mantêm suas articulações protegidas.
Para que serve a cotoveleira?
As cotoveleiras atuam no corpo fazendo uma compressão envolta da articulação do cotovelo, proporcionando mais estabilidade para a articulação.
E por conta do seu material, elas também são capazes de reter o calor e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo para o alívio e redução das dores e do inchaço decorrentes da movimentação ou do impacto.
Por isso, as cotoveleiras ortopédicas são indicadas para prevenir lesões e ajudar no tratamento de contusões agudas ou crônicas que necessitam do apoio compressivo, como é o caso da tendinite e da epicondilite.
Assim, podem ser utilizadas tanto para fins ortopédicos quanto para a prática de atividades e esportes que dependem da movimentação da articulação do cotovelo.
São ideais para a prevenção e tratamento de lesões articulares e musculares, como:
- Contusões;
- Entorses;
- Distensões;
- Tendinites;
- Bursites;
- Durante o tempo de tratamento depois de retirar o gesso.
Dessa forma, a cotoveleira serve para proteger a região dos cotovelos, promovendo mais apoio aos músculos, evitando dor e inchaço e colaborando para a recuperação muscular.
Quando devo usar cotoveleira ortopédica?
Apesar da cotoveleira ser um item para a proteção da articulação e dos músculos, o ideal é utilizá-la somente quando recomendada pelo médico, pois os riscos pelo uso inadequado podem resultar em complicações nas lesões.
Desse modo, embora ela seja confortável, não utilize a cotoveleira ortopédica sem indicação médica.
Além disso, evite usá-la sobre a pele machucada, porque isso pode piorar a situação da ferida.
Quais são os tipos de cotoveleira?
Como uma forma de atender a diferentes necessidades, atualmente existem vários tipos de cotoveleiras. Entre elas estão as elásticas, multiuso e ortopédicas.
Veja agora um pouco mais sobre cada uma delas:
Cotoveleira elástica
Sendo uma das cotoveleiras mais comuns e mais fáceis de encontrar, seu material é feito de Neoprene que envolve toda a região do cotovelo, fazendo uma leve pressão no local.
Ela ajuda a manter a articulação estável, permitindo que a pessoa realize movimentos seguros e sem dor. Além disso, sua base elástica consegue acompanhar toda a extensão do músculo.
Cotoveleira multiuso
Este é um dos modelos mais versáteis do mercado, pois também pode ser usado em outras partes do corpo, como joelho, canela, calcanhar e antebraço.
Assim, o acessório assume funções de munhequeira, braçadeira e joelheira.
Cotoveleira ortopédica
Assim como a cotoveleira elástica, esse modelo também exerce uma pressão que auxilia na prevenção de dores e inchaços que podem acontecer por conta de esforços repetitivos.
Porém, o modelo ortopédico é indicado para pessoas que estão em processo de reabilitação após lesões e necessitam de fisioterapia periodicamente. Sendo o caso de quem tem tendinite ou possui algum tipo de lesão por esforço repetitivo.
Além disso, ela possui um revestimento reforçado e pode ser ajustada conforme a circunferência do cotovelo, proporcionando um uso mais confortável por longos períodos.
Pode dormir com a cotoveleira?
A princípio, produtos ortopédicos não são recomendados para uso enquanto dorme, pois eles podem impedir movimentos involuntários e causar outras lesões.
Poucos são os casos em que é necessário a utilização de ortopédicos durante a noite. É preciso analisar e verificar com o médico, além de ver se o produto é indicado para uso noturno de acordo com o fabricante.
Qual a melhor cotoveleira?
Existem diversos modelos de cotoveleiras disponíveis no mercado, e para escolher qual é a melhor, tudo vai depender do seu caso.
Por isso trouxemos algumas indicações de cotoveleiras para você analisar e escolher qual é a melhor para você. Confira:
- Cotoveleira Neo Ideal: Confeccionada em tecido neoprene, o material permite um uso confortável, com mais flexibilidade. É indicada para proteger a região do cotovelo durante a prática de esporte, ajudando na segurança;
- Cotoveleira Kestal: Desenvolvido para proteger o cotovelo de atritos e choques constantes, ela pode ser usada para a prática de exercícios físicos, proporcionando estabilidade para a articulação;
- Cotoveleira Elástica Mercur: Com design anatômico que proporciona compressão uniforme e ajuste preciso, a cotoveleira confere proteção e firmeza na prática de esportes, evitando lesões musculares ou articulares;
- Cotoveleira Neoprene Hidrolight: Indicado para o tratamento de lesões agudas ou crônicas, ela melhora a sensação de estabilidade. Além disso, é capaz de reter o calor e auxiliar no alívio das dores;
- Cotoveleira Take Care: Utilizada para prevenção e tratamento de lesões no cotovelo, possui ótima elasticidade que se adapta ao corpo, e ainda mantém a região aquecida. Além de ser bastante resistente.
Como usar
O uso da cotoveleira ortopédica deve ser feito conforme orientação médica ou de fisioterapeuta.
Dicas do CR
- Atenção na hora de realizar a limpeza dos produtos ortopédicos, pois eles exigem cuidados específicos.
- Na hora da limpeza, não utilize a máquina de lavar. Higienize com água e sabão neutro e deixe secar à sombra. Procure orientações na embalagem sobre como higienizar o produto.
- Caso o produto tenha velcro, certifique-se de que ele está bem fechado antes de lavar.
- Não utilize talas, joelheiras, cotoveleiras ou tipóias sobre a pele que esteja com alguma lesão ou machucado. Limpe o ferimento e faça um curativo antes de utilizar esses produtos.
- Se ocorrer alguma lesão ou irritação na pele por consequência do uso de algum ortopédico, suspenda o uso imediatamente e consulte seu médico, somente o profissional saberá orientar corretamente.
- Cuidado na hora de fechar produtos que contam com reguladores de posição. Um ortopédico muito apertado pode causar o efeito contrário: em vez de ajudar no seu tratamento, pode prejudicar a circulação sanguínea. Siga a instrução médica e nada de deixar muito apertado nem muito folgado.
- Um ortopédico não é um produto indicado para uso geral, não o utilize sem a orientação do seu médico, pois isso pode causar lesões.
- Mesmo quem não é atleta pode usar ortopédicos: se sua rotina inclui levantar pesos ou outras atividades que podem ser nocivas às articulações, o uso desse tipo de produto ajuda na prevenção a lesões.
- Sempre alongue o corpo antes e depois da prática esportiva para prevenir lesões.
- Utilize equipamentos adequados quando estiver se exercitando.
- Consulte um especialista para indicar quais são os acessórios mais indicados para o seu corpo e os exercícios que você pratica.
- Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte um médico.
- Evite o uso sobre a pele lesionada ou ferida.
- Lave manualmente com sabão neutro e água até 40ºC.
- Não lave ou seque em máquina, e não utilize produtos com cloro ou solventes.
- Não passe a ferro nem utilize vapor e não limpe a seco.
- Evite o uso de materiais pontiagudos ou abrasivos que possam danificar o produto.