Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna

(1)

Este medicamento é indicado como antisséptico das vias urinárias nos casos de disúria , dor, ardor e desconforto para urinar.

Preço
Qual é o seu preço ideal?
Tipo de receita
Selecione um(a) Tipo de receita
  • Isento de Prescrição Médica
Classe terapêutica
Selecione um(a) Classe terapêutica
  • Outros Anti-Sépticos Urinários
Forma farmacêutica
Selecione um(a) Forma farmacêutica
  • Drágea
Categoria
Selecione um(a) Categoria
  • Antissépticos
  • Aparelho Digestivo
  • Campanha
  • Cólica menstrual
  • Distúrbios Urinários
  • Feridas
  • Infecção Urinária
  • Infecções
  • Infecções no Ouvido
  • Medicamentos
Dosagem
Selecione um(a) Dosagem
  • 15mg + 250mg + 20mg + 15mg
Fabricante
Selecione um(a) Fabricante
  • EMS
Princípio ativo
Selecione um(a) Princípio ativo
  • Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna
Tipo do medicamento
Selecione um(a) Tipo do medicamento
  • Similar
Quantidade
Selecione um(a) Quantidade
  • 24 Unidades

Bula do Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna

Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado como antisséptico das vias urinárias nos casos de disúria, dor, ardor e desconforto para urinar.

Quais as contraindicações do Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna?

Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e nos casos de:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Tipo de receita

Isento de Prescrição Médica

Como usar o Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna?

Recomenda-se ingerir 2 drágeas, 3 vezes ao dia, em horários que não coincidam com as refeições.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna?

O medicamento pode causar diminuição da micção e distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, vômitos e diarreia.

Este medicamento também pode causar ressecamento da boca e dificuldade para engolir e falar, sede, diminuição da secreção brônquica, dilatação da pupila (midríase), rubor e ressecamento da pele.

Algumas reações adversas podem ser semelhantes com antibióticos betalactâmicos, como reações de hipersensibilidade da pele, rash cutâneo, eosinofilia, febre e anafilaxia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna com outros remédios?

O uso de Atropa belladona L. com anticolinérgicos (atropina, escopolamina), e alguns medicamentos utilizados para as alergias (antihistamínicos), e para a depressão (antidepressivos) pode provocar piora dos sintomas de ressecamento da boca, e causar sede, dificuldade para engolir e falar, diminuição da secreção brônquica, dilatação da pupila, rubor e ressecamento da pele.

Quais cuidados devo ter ao usar o Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna?

Não é recomendado aumentar a dose terapêutica, pois em pacientes sensíveis poderá provocar bradicardia seguida de taquicardia, cefaleia, disúria e nefrite tóxica.

Durante a administração do medicamento, a urina poderá desenvolver coloração azul provocada pelo cloreto de metiltionínio (azul de metileno).

Deve-se ter cuidado com todos os pacientes que possuem hipersensibilidade conhecida a um dos componentes da fórmula.

Sensibilidade cruzada

Pacientes com hipersensibilidade conhecida à penicilina, cefalosporina ou outro antibiótico betalactâmico podem desenvolver sensibilidade cruzada.

Gravidez e amamentação

Não é aconselhável a administração do medicamento durante a gravidez, pois poderão ocorrer efeitos antiespasmódicos.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Populações especiais

Idosos

Não constam na literatura relatos sobre advertências ou recomendações especiais do uso adequado de Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna por pacientes idosos.

Uso em pacientes com debilitação renal

O medicamento pode ser administrado com cuidado a pacientes com debilitação renal. Se necessário, a dose pode ser reduzida.

Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna?

Resultados de Eficácia


Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna é uma associação contendo cloridrato de acriflavina 15 mg + metenamina 250 mg + cloreto de metiltionínio 20 mg. A acriflavina é um agente antisséptico tópico derivado de acridina. A metenamina é uma amina orgânica com efeito antisséptico das vias urinárias, cuja atividade se deve ao formaldeído. Está indicada para a supressão ou eliminação de bacteriúria relacionada com pielonefrite, cistite, e outras infecções crônicas do trato urinário. A metenamina é particularmente adequada para a terapia em longo prazo devido à sua segurança e por causa da resistência à ação bactericida inespecífica de formaldeído não se desenvolver. O cloreto de metiltionínio, também conhecido como azul de metileno, é um corante básico e pertence à classe das fenotiazinas, sendo utilizado como antisséptico geniturinário no manejo sintomático e profilático de cistites. Seu mecanismo de ação é baseado em seu poder oxirredutor sobre a célula bacteriana, comprometendo sua integridade metabólica. É excretado na urina e nas fezes, produzindo uma coloração azulada ou esverdeada.

Características Farmacológicas


O cloridrato de acriflavina é um derivado de acridina, o que lhe confere propriedades antissépticas e bacteriostáticas contra muitas bactérias Gram-positivas e, com menor efetividade, contra Gram-negativas. Derivados de acridina são empregados na desinfecção da pele, no tratamento de feridas e queimaduras com infecção, tratamento local de infecções nos ouvidos, orofaringe e genitourinárias.

A metenamina é empregada na profilaxia e tratamento de infecções simples do trato urinário inferior, crônicas ou recorrentes, e na bacteriúria assintomática. A propriedade antibacteriana da metenamina se deve ao formaldeído, bactericida não específico, sendo liberado lentamente por hidrólise em meio ácido.

O cloreto de metiltionínio é uma tiazina utilizada como antisséptico, em diagnósticos, no tratamento da metemoglobinemia. Empregado em infecções menores do trato urinário e na prevenção da formação de pedras de oxalato urinárias.

A Atropa belladonna L. é uma planta, que contém predominantemente os alcaloides anticolinérgicos atropina, escopolamina e hiosciamina. Preparações contendo Atropa belladonna L. são utilizadas em certos sintomas colinérgicos associados ao parkinsonismo (sialorreia, tremor, rigidez), em desordens gastrintestinais, assim como em desordens genitourinárias, como dismenorreia e enurese noturna.

Fontes consultadas

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Cystex®.

Nomes comerciais

Doenças relacionadas

Especialidades Médicas

Nefrologia

Urologia

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna

Ler a bula do Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna completa

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.