Cistite: o que é, sintomas, tratamento e mais!
O que é?
A cistite é uma doença da área urológica, que atinge a bexiga. Ela é uma infecção causada na maioria dos casos pela bactéria Escherichia coli.
Este microrganismo é normalmente encontrado na flora intestinal, mas que por algumas razões pode chegar até à bexiga e causar a infecção.
O quadro é mais comum em mulheres, pela forma em que o sistema urinário e a anatomia do corpo feminino são dispostos, o contato com a bactéria pode ocorrer mais facilmente. Contudo, homens e crianças também podem desenvolvê-la.
Para saber mais sobre esta doença, acompanhe os tópicos abaixo.
Quais as causas e o que facilita o desenvolvimento?
A cistite se divide em dois tipos principais, que são a aguda e a intersticial, a primeira é causada por infecções, a segunda é uma forma crônica, que altera o funcionamento da bexiga com uma inflamação na região.
Confira abaixo situações e alguns pontos que podem favorecer a incidência da enfermidade:
- Relações sexuais;
- Aplicar espermicidas em excesso na flora vaginal;
- Diabetes;
- Má higiene na região íntima;
- Utilizar roupas íntimas apertadas, o que favorece a retenção de umidade e calor;
- Obstruções internas que afetam o trato urinário.
Um ou mais fatores em conjunto podem aumentar a proliferação de bactérias no sistema urinário, o que está diretamente relacionado à incidência da cistite.
Sintomas
Alguns sintomas podem favorecer o diagnóstico da enfermidade, sendo eles:
- Sangue na urina;
- Dor e/ou sensação de queimação ao urinar;
- Vontade de ir ao banheiro com uma frequência muito grande;
- Dor na região da pélvis;
- Odor forte e incômodo vindo da urina.
Além disso, sinais de febre e indisposição podem surgir como alerta de uma infecção no corpo.
Notando qualquer um dos sintomas citados, é importante consultar um médico para receber o diagnóstico correto.
Tratamento
A cistite tem um tratamento que foca no uso de medicamentos que podem suavizar os sintomas e amenizar a inflamação presente, com este uso variando conforme a gravidade da condição.
Contudo, alguns passos podem ajudar, como: se manter hidratado e evitar bebidas alcoólicas e cafeinadas, urinar frequentemente para evitar a proliferação de bactérias na bexiga e higienizar corretamente a região.
Veja abaixo um panorama sobre os fármacos utilizados para tratar a doença:
Medicação
A terapia medicamentosa da cistite consiste em anti-inflamatórios, antibióticos ou analgésicos.
Os anti-inflamatórios atuam contra a inflamação, os ativos dessa classe agem de diversas formas, mas no geral eles inibem a liberação de substâncias que fazem parte de processos inflamatórios do sistema imunológico. Dessa forma, podem aliviar o inchaço e a dor.
Antibióticos, indicados para os casos infecciosos, agem diretamente no patógeno. A combinação de amoxicilina e clavulanato de potássio é um tratamento comumente indicado, exercendo a inibição da síntese da parede celular da bactéria, levando ao enfraquecimento dessa parede celular, resultando na morte do micro-organismo.
Outro medicamento que pode ser utilizado é o sulfametoxazol + trimetoprima, que age em sinergismo sobre o bloqueio de uma via da biossíntese da bactéria, interferindo na sua capacidade de reprodução e por consequência na morte do agente infeccioso.
Em ambientes hospitalares pode ser receitado pelo médico o uso de anestésico local, como o cloridrato de lidocaína na versão de geleia. É usado quando o paciente possui dor em conexão com cistite e uretrite.
O tratamento deve ser seguido criteriosamente como na prescrição médica, principalmente com o uso de antibióticos. Não suspenda o tratamento por conta própria em caso de melhora dos sintomas.
Prevenção
Agora que você sabe os principais pontos sobre a cistite, segue abaixo algumas informações que são importantes para evitá-la:
- Não demorar para urinar quando estiver com vontade, pois manter a urina na bexiga por muito tempo pode ajudar na proliferação de bactérias;
- Substâncias como cafeína, álcool e o fumo podem provocar irritações no sistema urinário, reduzir ou parar de consumi-las é aconselhável;
- Manter a higiene das regiões íntimas sempre em dia;
- Beber bastante água, pois isso favorece que as bactérias sejam eliminadas da bexiga.
Preocupações comuns
Confira as perguntas mais feitas sobre o tema abaixo!
Qual é a diferença entre cistite e infecção urinária?
As infecções urinárias podem atingir todo sistema urinário, ou seja, a bexiga, os rins e a uretra. Enquanto isso, a cistite é uma infecção que ocorre neste sistema, mas especificamente na bexiga.
É normal ter cistite?
A doença é sim muito comum, estima-se que de 5 a 8 entre cada 10 mulheres desenvolvam a condição, ao menos 1 vez durante a vida.
Contudo, com o cuidado certo ela pode ser evitada, e o ponto mais importante é: no sinal de qualquer sintoma, consultar um médico para dar início ao tratamento.
Quando a cistite é grave?
Qualquer sinal de alteração no trato urinário pode ser um alerta, contudo alguns sintomas que podem acompanhar a cistite demonstram sua gravidade, como:
- Dor na hora de urinar;
- Náuseas e vômitos;
- Febre;
- Calafrios e mal-estar;
- Dor na região lombar;
- Urina com sangue.
Estes são alguns exemplos de sintomas mais sérios da doença, mas todo quadro requer um diagnóstico feito pelo médico.
Referências
- Cistite — Biblioteca Virtual em Saúde;
- Cistite (intersticial, aguda): o que é, sintomas e tratamento — Minuto Saudável, 2021;
- Cistite: o que é, causas, sintomas e como tratar — Nav, 2023.