Pílula do Dia Seguinte

O que é?

O medicamento é utilizado com o intuito de prevenir uma gravidez indesejada. Ele deve ser ingerido logo após a relação sexual, dentro de um período específico (72 horas). Ele é um conhecido método anticoncepcional de emergência e, devido a isso, não deve ser utilizado frequentemente. Quando a pílula do dia seguinte passa a ser utilizada de forma habitual, pode inclusive perder o seu efeito e causar problemas de saúde.

Quando usar?

É importante que o seu uso seja indicado apenas nos seguintes casos: - Quando o método contraceptivo escolhido acaba falhando durante a relação sexual ou quando ele não é utilizado da forma correta. - Quando não é utilizado nenhum método contraceptivo durante a relação. - Em casos de agressão física e, consequentemente, relação sexual sem proteção.

Como funciona?

A substância utilizada ajuda a inibir ou atrasar a ovulação, evitando uma possível gravidez. Além disso, ela pode ajudar a dificultar a passagem do espermatozoide até o útero. É essencial tomar a medicação o quanto antes, para aumentar as suas chances de eficácia.

Entenda mais sobre o assunto: