O Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) é apresentado na concentração de 10 mg/mL, geralmente administrado por via subcutânea e intramuscular, ou lentamente por via intravenosa em soluções diluídas para infusão intravenosa contínua.
Em pacientes com taquicardia paroxística supraventricular e, se indicado, em caso de emergência, o Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) pode ser administrado diretamente por via intravenosa “bolus”.
A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta pressora.
Dose Exigida |
Quantidade de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) |
10 mg |
1,0 mL |
5 mg |
0,5 mL |
1 mg |
0,1 mL |
Para administração intravenosa intermitente “bolus”, diluir 1 mL de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) 10 mg/mL com 9 mL de água para injetáveis, obtendo-se uma solução com 0,1% de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa).
Diluir novamente 1 mL desta solução (0,1%) em mais 9 mL de água para injetáveis, obtendo-se, desta forma, uma solução com 0,01% de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa), conforme tabela abaixo
Dose Necessária |
Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) 0,01% (0,1 mg/mL) |
0,1 mg (100 mcg) |
1 mL |
0,2 mg (200 mcg) |
2 mL |
0,5 mg (500 mcg) |
5 mL |
Dose usual de 2 mg a 5 mg.
Limites de 1 mg a 10 mg.
A dose inicial não deve exceder 5 mg.
Dose usual 0,2 mg.
Limites de 0,1 mg a 0,5 mg.
A dose inicial não deve exceder a 0,5 mg.
As injeções não devem ser repetidas no intervalo de 10 a 15 minutos.
A dose intramuscular de 5 mg deve aumentar a pressão sanguínea por uma a duas horas.
A dose intravenosa de 0,5 mg deve elevar a pressão por cerca de aproximadamente 15 minutos.
A volemia do paciente deve sempre ser corrigida o mais precisamente possível.
O vasopressor ser administrado à medida desta correção.
O controle da hipotensão ou choque deve ser mantido para prevenir isquemia arterial cerebral ou coronária.
O Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) deve ser administrado antes e simultaneamente com a reposição da volemia.
Hipotensão e ocasionalmente choque grave, podem ser resultado de superdose ou idiossincrasia que pode se seguir a administração de certos medicamentos, especialmente agentes bloqueadores adrenérgicos e gangliônicos e tranquilizantes fenotiazínicos.
Pacientes que recebem derivados fenotiazínicos como medicação pré-operatória são especialmente susceptíveis a estas reações.
Como um adjuvante no controle destes episódios o Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) é um agente adequado para restabelecer a pressão sanguínea.
Doses iniciais altas e de manutenção de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) são necessárias em pacientes com hipotensão grave ou choque persistente ou intratável.
Hipotensão produzida por agentes bloqueadores adrenérgicos periféricos potentes, clorpromazina, simpatectomias ou feocromocitomectomia, deve requerer também terapia mais intensiva.
Adicionar 10 mg de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) (1 mL da solução a 10 mg/mL) para 500 mL de solução injetável de glicose ou solução injetável de cloreto de sódio (solução 1:50.000).
Para uma elevação rápida de pressão sanguínea, iniciar a infusão com aproximadamente 100 mcg a 180 mcg por minuto (sendo 20 gotas/mL de 100 a 180 gotas/minuto).
Quando a pressão sanguínea é estabilizada (a níveis normais baixos individuais) a manutenção de 40 mcg a 60 mcg/minuto normalmente é suficiente (40 a 60 gotas/minuto).
Se o tamanho da gota no sistema de infusão diferir de 20 gotas/mL, a dose deve ser ajustada de acordo com necessidades específicas.
Se uma resposta pressora inicial rápida não é obtida, uma dose adicional de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) (10 mg ou mais) deve ser adicionada ao frasco de infusão.
A velocidade do fluxo deve então ser ajustada até que o nível de pressão sanguínea desejado seja obtido. (Em alguns casos, um vasopressor mais potente, como o hemitartarato de norepinefrina, deve ser utilizado).
Hipertensão deve ser evitada. A pressão sanguínea deve ser monitorada frequentemente.
Cefaléia e/ou bradicardia podem indicar hipertensão.
Arritmias são raras.
O uso parenteral rotineiro de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) tem sido recomendado para o tratamento profilático de hipotensão durante anestesia espinhal.
É melhor administrado subcutânea ou intramuscularmente 3 a 4 minutos antes da injeção do anestésico espinhal.
Em geral, quantidade necessária para um nível alto de anestesia é normalmente 3 mg e para níveis de anestesia mais baixo, 2 mg.
Para emergências hipotensivas durante anestesia espinhal, o Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) pode ser administrado intravenosamente, usando uma dose inicial de 0,2 mg.
Doses subsequentes não devem exceder mais que 0,1 mg a 0,2 mg e não mais que 0,5 mg deve ser administrado em uma única dose.
Considerar a possibilidade de adequação da volemia à vasoplegia causada pelo bloqueio espinhal de forma criteriosa.
No combate à hipotensão durante a anestesia espinhal em crianças, a dose de 0,5 mg a 1 mg para 10 kg de peso corporal, administrado por via subcutânea ou intramuscular, é recomendada.
A adição de 2 mg a 5 mg de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) à solução anestésica aumenta a duração do bloqueio motor em aproximadamente 50% com algum aumento na incidência de complicações como náusea, vômito ou distúrbios na pressão sanguínea.
Concentrações cerca de 10 vezes àquelas empregadas quando a epinefrina é usada como vasoconstritor, são recomendadas.
A melhor concentração é 1:20.000 (adicionar 1 mg de Cloridrato de Fenilefrina (substância ativa) para cada 20 mL da solução anestésica local).
Alguma resposta pressora pode ser esperada quando 2 mg ou mais são injetados.
É recomendada injeção intravenosa rápida entre 20 e 30 segundos.
A dose inicial não deve exceder 0,5 mg e doses subsequentes, que são determinadas pela resposta da pressão sanguínea, não devem exceder a dose anterior por mais de 0,1 mg a 0,2 mg e não exceder a 1 mg.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Francielle Tatiana Mathias CRF/PR 24612. Consulte a bula original.