Bula do Aglix
Princípio Ativo: Mikania glomerata
Classe Terapêutica: Expectorante Fitoterápico
Aglix, para o que é indicado e para o que serve?
O Aglix é um medicamento fitoterápico indicado como expectorante e broncodilatador para o tratamento da tosse.
Como o Aglix funciona?
Ao extrato de guaco é atribuído o efeito de dilatação dos brônquios e de auxiliar na eliminação das secreções respiratórias, através da tosse.
Quais as contraindicações do Aglix?
O Aglix está contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a cumarina. Este medicamento é contraindicado para pacientes com distúrbios da coagulação. É contraindicado para pacientes com doença hepática pois estes pacientes podem apresentar toxicidade com o uso prolongado deste medicamento. Não exceder a dose diária recomendada. Em caso de hipersensibilidade ao produto, deve-se descontinuar o uso do medicamento. Em pacientes com afecções respiratórias crônicas sem diagnóstico preciso, recomenda-se maior critério na administração do Aglix.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este fitoterápico apresenta categoria de risco C.
Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 (dois) anos de idade.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar a amamentação durante o uso deste medicamento.
Como usar o Aglix?
Usar o medicamento somente por via oral.
Posologia do Aglix
Adultos
5 a 15 mL de 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças acima de 2 anos
5 mL, 3 vezes ao dia ou a critério médico.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientações do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista o aparecimento de sintomas novos, agravação dos sintomas atuais ou retorno de sintomas antigos.
O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas.
Consulte um clínico regularmente. Ele avaliará corretamente a evolução do tratamento. Siga suas orientações.
Quais cuidados devo ter ao usar o Aglix?
Pacientes com problemas hepáticos podem apresentar toxicidade com o uso prolongado.
Recomenda-se maior critério na administração de guaco em pacientes com quadros respiratórios crônicos não diagnosticados, devendo-se afastar a hipótese de tuberculose e câncer.
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Aglix?
Nas doses terapêuticas descritas na posologia não foram observadas reações adversas.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe a empresa o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Qual a composição do Aglix?
Cada 5 mL da solução oral contém:
Tintura de Mikania glomerata Sprengel 0,5 mL (padronizada em 0,8 mg/mL de cumarina).
Excipientes q.s.p.: sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, água e etanol.
Graduação alcoólica no produto final: 5,0 0GL.
Contém 1(um) copo dosador 2,5; 5,0; 7,5;10,0 mL.
Nomenclatura Botânica oficial: Mikania glomerata Sprengel.
Nomenclatura Popular: Guaco.
Família: Asteraceae.
Partes utilizadas: Folhas.
Apresentação do Aglix
Medicamento fitoterápico.
Frasco Pet Âmbar - 120 mL
Solução Oral.
Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos de idade.
Via de administração: oral.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Aglix maior do que a recomendada?
São sintomas de superdose do medicamento: vômito, diarréia e aumento do tempo de coagulação. Em caso de superdose promover o esvaziamento gástrico induzindo o vômito e procurar imediatamente socorro médico.
Em caso de uso de uma grande quantidade deste medicamento procure socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001 se você precisa de mais informações sobre como proceder.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Aglix com outros remédios?
Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o Aglix. No entanto devido a presença de cumarina no Aglix, este não deve ser utilizado concomitantemente com anticoagulantes, pois as cumarinas podem potencializar seus efeitos e antagonizar o da vitamina k.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo o uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
Qual a ação da substância do Aglix?
Resultados de Eficácia
Estudos conduzidos demonstraram a utilização de Mikania glomerata (substância ativa) como um ftoterápico efcaz no tratamento de distúrbios respiratórios atuando como relaxante da musculatura lisa das vias aéreas.
Um estudo1 realizado por Moura e colaboradores investigou os efeitos dos extratos aquoso, hidroalcoólico e fração diclorometano obtida do extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata sobre os isolados de brônquios humanos e traqueias de cobaias.
Os resultados indicaram que o extrato aquoso não afetou a tensão basal, mas reduziu a contração sobre a traqueia de cobaias. O extrato hidroalcoólico reduziu a tensão basal e signifcativamente a contração induzida por drogas, em todas as concentrações testadas. A fração diclorometano do extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. Em brônquios humanos, o extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente.
O estudo demonstrou que houve uma ação inibitória signifcativa da Mikania glomerata sobre a constrição promovida nos brônquios humanos e traqueias de cobaias, sugerindo que a planta possui efeito benéfco potencial no tratamento de doenças broncoconstritivas.
Referência
1 MOURA, R. S. et al. Bronchodilator activity of Mikania glomerata Sprengelel on human bronchi and guinea-pig trachea. J Pharm Pharmacol. 54(2):249-56, 2002.
Características Farmacológicas
Constituído pelo extrato concentrado de guaco (Mikania glomerata (substância ativa)) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante.
Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção. Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do guaco provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.
Como devo armazenar o Aglix?
Como todo medicamento o Aglix deve ser guardado em sua embalagem original e conservado em local fresco (temperatura 15 a 30 °C) ao abrigo da luz e umidade. Armazenando nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo durante o seu prazo de validade.
O prazo de validade do Aglix é de 24 meses após a data de sua fabricação.
Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na sua embalagem original.
Características do medicamento
O Aglix é um medicamento líquido, límpido, com sabor adocicado, odor aromático e de cor castanho.
O Aglix é um medicamento fitoterápico elaborado a partir da tintura de Mikania glomerata Sprengel e devido a sua complexidade química pode haver precipitação dos princípios ativos durante o armazenamento. No entanto, este fato não interfere na atividade esperada do medicamento.
Recomenda-se agitar o medicamento antes de usar.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento, que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Aglix
Registro n° MS: 1.5275.0005/001-4
Farmacêutica responsável:
Farm. Deise Elisa Cenci Peters
CRF/SC 3075
Produzido e Registrado por:
Tauens Farmacêutica Ltda
Av. Exp. José Pedro Coelho, 2413 - Tubarão - SC
CEP 88704-530
CNPJ 04.246.660/0001- 08
Indústria Brasileira
Atendimento ao consumidor:
Fone: 48 3632 7567
E-mail: sac@tauens.com.br
Venda sem prescrição médica.
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Mikania glomerata
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 26 de Janeiro de 2024.
Aglix 0,1mL/mL, frasco com 120mL de xarope
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.