Bula do Benzocaína + Tirotricina
Princípio Ativo: Benzocaína + Tirotricina
Benzocaína + Tirotricina, para o que é indicado e para o que serve?
Nas irritações e dores orofaríngeas oriundas de infecções ou processos cirúrgicos, como auxiliar no tratamento de: amidalite, faringite, laringite, gengivite, estomatite, angina de Vincent, afta.
Quais as contraindicações do Benzocaína + Tirotricina?
Pacientes com hipersensibilidade à benzocaína e tirotricina ou a quaisquer outros componentes da fórmula do produto.
Como usar o Benzocaína + Tirotricina?
Pastilhas
Adultos:
Deixar dissolver a pastilha na boca, de acordo com as necessidades ou segundo critério médico. Sugerimos 1 pastilha a cada hora, não deixando exceder a 10 pastilhas ao dia.
As pastilhas não devem ser mastigadas, deixar dissolver lentamente.
Crianças acima de 8 anos:
Sugerimos 1 pastilha a cada hora, não deixando exceder a 5 pastilhas ao dia.
Solução oral spray
Adultos:
Com a boca aberta, direcionar o jato de Benzocaína + Tirotricina para garganta, aplicar o produto de 8 a 12 vezes ao dia, e deixar um pouco na boca para atuar localmente.
Crianças acima de 8 anos:
Com a boca aberta, direcionar o jato de Benzocaína + Tirotricina para garganta, aplicar o produto de 4 a 8 vezes ao dia, e deixar um pouco na boca para atuar localmente.
Para Benzocaína + Tirotricina spray segue o procedimento de limpeza descrito abaixo.
Procedimento de limpeza:
Após o uso, limpe cuidadosamente o orifício do atuador com um lenço de papel ou pano limpo e recoloque a tampa.
Em caso de não funcionamento do spray, remova o atuador e mergulhe-o em água morna por alguns minutos, recoloque-o em seguida.
Pressione o atuador sobre o frasco conforme necessário, até que um pulverizado seja obtido e use normalmente.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Benzocaína + Tirotricina?
Não foram observadas as reações adversas, das comuns para as muitas raras, quando a Benzocaína + Tirotricina é administrada nas doses indicadas:
- Reação muito comum (>1/10).
- Reação comum (>1/100 e <1/10).
- Reação incomum (>1/1.000 e <1/100).
- Reação rara (>1/10.000 e <1.000).
- Reação muito rara (<1/10.000).
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Benzocaína + Tirotricina com outros remédios?
Até o momento não foram relatadas interações do produto com outros fármacos e/ou medicamentos Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Quais cuidados devo ter ao usar o Benzocaína + Tirotricina?
O uso prolongado poderá desenvolver resistência a alguns microorganismos. Recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
Uso em idosos:
Não há dados sobre advertências e recomendações quanto ao uso deste medicamento em pacientes idosos.
Uso na gravidez:
Se engravidar durante o tratamento com Benzocaína + Tirotricina, informe seu médico ou cirurgião-dentista imediatamente.
Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar.
Para solução oral sabor menta: este produto contém o corante amarelo Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Qual a ação da substância do Benzocaína + Tirotricina?
Características farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas:
A tirotricina apresenta atividade antibacteriana contra vários microorganismos gram-positivos usualmente encontrados em infecções da boca e garganta.
Trata-se de uma mistura de dois complexos polipeptídicos: tirotricina e gramicina.
A sua atuação contra os microorganismos susceptíveis é sobre o sistema de oxi-redução bacteriano. A fração tirotricina destrói a célula bacteriana e a fração gramicina impede os processos normais que requerem energia exógena. Devido às propriedades da tirotricina, é um antibiótico de escolha para uso local.
A benzocaína acrescenta ao produto a ação anestésica tópica necessária para aliviar as irritações e dores que acompanham os processos cirúrgicos como a extirpação das amídalas.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 16 de Outubro de 2020.