Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 14 de Outubro de 2022.

Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco, para o que é indicado e para o que serve?

Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco é indicado para hidratação e reidratação oral.

Quais as contraindicações do Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco?

Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco é contraindicado em pacientes que apresentam íleo paralítico, obstrução intestinal, perfuração do intestino ou vômitos incoercíveis.

Categoria de risco na gravidez (C): Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Como usar o Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco?

Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco deve ser administrado com frequência ao paciente, alternado com outros líquidos (leite, sucos, chás, água, sopas).

  • Dissolver o conteúdo do envelope de 14 g em 500 mL previamente filtrada e/ou fervida e esfriada. Como regra geral, recomenda-se a administração de 100 a 150 mL/kg de peso corporal, em um período de 4 (quatro) a 6 (seis) horas; pode haver, entretanto, grande variação entre os pacientes. Após o preparo, a solução deve ser mantida em recipiente tampado, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
  • Esta solução pode ser usada por 24 horas. Após este período, o restante da solução deve ser desprezado e, se necessário, uma nova solução deve ser preparada. Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco deve ser administrado, após diluição, por via oral, com uma colher, copo, ou mamadeira, dependendo da idade do paciente.

Recomenda-se a administração adicional do produto a cada evacuação líquida. Mesmo que no início existam vômitos deve-se insistir na administração da solução, em quantidades menores, pois, assim que o paciente começa a reidratar-se, os vômitos costuma desaparecer.

No caso dos vômitos continuarem impedindo que o paciente tome a solução de Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco nas primeiras duas horas de tratamento, deve-se procurar imediatamente o médico.

Doses superiores a 100 mL a cada evacuação para crianças com até 1 ano de idade, e 200 mL a cada evacuação para crianças com mais de 1 ano de idade ou adultos, devem ser administradas somente sob orientação médica.

A presença do zinco em Soro de Reidratação Oral (SRO) é importante auxiliar nos casos de diarreia aguda.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco?

Até o momento não se observaram reações adversas de Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco com a posologia recomendada.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco maior do que a recomendada?

A superdose com Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco pode resultar em hipernatremia e hiperpotassemia leves, geralmente assintomáticas. Hipernatremia grave pode manifestar-se por febre, polidipsia, oligúria, e sintomas neurológicos como letargia, irritabilidade, reflexos anormais (hiperreflexia), meningismo, convulsões e até coma. Hiperpotassemia grave pode causar fraqueza, paralisias, arritmias cardíacas, choque e parada cardíaca. O tratamento da superdose dependerá da gravidade do quadro. Após dosagem dos eletrólitos, as concentrações eletrolíticas anormais devem ser corrigidas com reposição hidroeletrolítica balanceada, com auxílio de solução diluída de glicose. Na insuficiência renal, os eletrólitos são facilmente dialisáveis.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. 

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco com outros remédios?

Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco não interage com alimentos e a alimentação habitual pode ser mantida durante a administração de Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco. Não foram descritas interações com outros fármacos. Contudo, alterações hidroeletrolíticas, em especial quando acompanhadas de acidose ou alcalose, podem alterar a ação farmacológica de alguns medicamentos.

Quais cuidados devo ter ao usar o Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco?

Soluções orais contendo potássio devem ser usadas com cautela, em pacientes, com insuficiência renal. Havendo diurese adequada nas primeiras horas de reidratação, dificilmente ocorrerá superdose, pois os rins excretam o excesso de eletrólitos. A situação em que existe maior risco de superdose é o preparo incorreto, com acréscimo de menos água do que o recomendado. Nesse caso, podem ocorrer, como consequências mais graves, hipernatremia e/ou hiperpotassemia.

Devem-se seguir, com atenção, as instruções de preparo contidas na embalagem de Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco, usando as quantidades recomendadas de água previamente filtrada ou fervida e esfriada. Após abertura do envelope, ou preparo da solução, o que não for consumido em 24 horas deve ser desprezado. A administração aguda de sais de sódio, em quantidades acima da capacidade renal de excreção, produz hiperosmolaridade, principalmente extracelular.

Gravidez e lactação

Categoria de risco na gravidez (C): Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Qual a ação da substância do Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco?

Resultados de Eficácia


Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco (que tem uma concentração de sódio de 90 mEq/L) apresenta uma composição semelhante à solução de reidratação oral padrão preconizada pela OMS e pela UNICEF. Esta composição foi selecionada por permitir que uma única solução fosse utilizada para o tratamento da diarreia causada por diferentes agentes infecciosos e associada a vários graus de perda eletrolítica.

Por exemplo, a diarreia por rotavírus está associada a uma perda de sódio nas fezes de aproximadamente 30-40 mEq/L; a infecção por Escherichia coli enteropatogênica causa perdas de 50-60 mEq/L de sódio, e a cólera está associada a perdas maiores que 90- 120 mEq/L. Esta solução vem sendo utilizada mundialmente, desde 1984, mostrando-se efetiva e segura, contribuindo substancialmente para uma acentuada redução global na mortalidade por diarreia.

Características Farmacológicas


As concentrações terapêuticas das soluções orais para prevenção da desidratação, ou para manutenção de hidratação podem variar dentro dos seguintes limites:

  • Sódio 40 a 60 mEq/L, potássio 20 mEq/L, glicose 110 a 140 mMol/L e a concentração milimolar de bicarbonato (ou base equivalente) deverá compor 1/5 a 1/3 dos ânions, sendo o restante cloreto.

Cloreto de Potássio + Cloridrato de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose + Gliconato de Zinco obedece às especificações da norma internacional OMS/UNICEF, apresentando concentrações de sódio, potássio, citrato, cloreto e glicose que permitem reposição adequada de água e eletrólitos que são perdidos durante episódios de diarreia aguda corrigindo, assim, os desequilíbrios hidroeletrolítico e ácido-básico.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Sorozinc.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 14 de Outubro de 2022.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 14 de Outubro de 2022.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.